Feira de Santana

Sebrae destaca força de Micro e Pequena Empresa na geração de empregos em Feira de Santana

De acordo com os dados levantados pelo Sebrae, em Feira de Santana existem 718 micro e pequenas empresas registradas até junho de 2024.

27/06/2024 às 11h01, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

sebrae homem negro empreendedor vendedor sorindo

O Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas é celebrado no dia 27 de junho, data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o reconhecimento da importância desses negócios no mundo. De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae de Feira de Santana, a cidade registrou 80% da geração de empregos formais através das Micro e Pequenas Empresas somente no ano passado, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

Atribuída por números relevantes da economia brasileira, segundo o Ministério da Economia, juntas, as micro e pequenas empresas no país representam 99% dos negócios brasileiros, além de deterem 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Com grande representatividade no volume de negócios, este empreendimento se destaca na geração de empregos. No Brasil representam 76% dos empregos gerados, na Bahia foram responsáveis por 80% dos empregos criados em 2023, assim como em Feira de Santana.

Para a analista técnico do Sebrae Leidiane Brito, Feira de Santana mostra uma grande força para o surgimento de novas empresas, podendo assim gerar emprego e renda. Mas é preciso ter atenção para o fortalecimento deste setor da economia. “Apesar da relevância para a economia nacional como promotora de renda e crescimento, as MPEs enfrentam desafios constantes frente a uma realidade cada vez mais interconectada. É preciso buscar medidas para o fortalecimento desses negócios que são fundamentais para a geração de empregos, ainda mais no Brasil, onde ainda há dificuldades no processo de crescimento econômico e geração de riqueza e distribuição de renda”, relata.

Além disso, estas empresas também podem se tornar grandes potências na criação e comercialização de novos produtos e criação de novas tecnologias, contribuindo também para o progresso tecnológico nacional”, destaca a especialista.

Ainda de acordo com os dados levantados pelo Sebrae, em Feira de Santana existem 718 micro e pequenas empresas registradas até junho de 2024. Já em 2023, foram registradas cerca de 2.860 novas MPEs.

“Dentro de serviços, destacamos o setor de beleza, no comércio varejista, pequenos mercados de bairros e esta tem sido a característica do crescimento dos pequenos negócios de Feira de Santana. O Sebrae tem investido bastante em capacitação em todos os setores produtivos e principalmente na inovação destes negócios”, explica.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade