Gastronomia Feirense

Sebrae apresenta resultados e futuras parcerias aos participantes do Festival 'Sabores do Sertão' nesta segunda (12)

O Festival teve diversas parcerias reunindo restaurantes da região, a fim de levar visibilidade para a gastronomia feirense.

12/12/2022 às 18h41, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Freepik

O Festival Gastronômico de Feira de Santana, Sabores do Sertão, realizado entre os dias 16 de novembro a 4 de dezembro, reuniu 20 restaurantes da região, que apresentaram pratos com elementos da gastronomia que retratavam os sabores do sertão. O Festival pretendeu confirmar a cidade feirense como um espaço gastronômico.

O evento foi realizado pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana, Senac, Sindicato Hotéis Restaurantes Bares Similares de Feira de Santana (Sindifeira), Associação Comercial e Empresarial do município (Acefs), Senac e com apoio do Ville Gourmet.

Nesta segunda-feira (12), o Sebrae reuniu os empreendedores participantes do Festival para apresentar os resultados e as possibilidades de parcerias futuras.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Hoje encerramos apresentando para os empreendedores os principais resultados e abrindo a possibilidade de parcerias para uma ação vindoura. Neste Festival não tivemos premiação, a ideia foi fazer um movimento de mobilização, para que a partir dessa avaliação inicial nas próximas ações possamos pensar em premiações. Neste 1º Festival não houve critério, a não ser a questão do participante ter um prato mentorado inicialmente pelo Senac, montá-lo e inscrevê-lo”, destacou o gerente do Sebrae em Feira, Isailton Reis.

As parcerias foram positvas, disse Isailton.

“Tivemos muitas parcerias institucionais com o Sebrae, acho que foi muito positivo, e as participações dos restaurantes que a gente acredita que tendem a crescer nas próximas versões”, disse.

Papel do Sebrae

Conforme relatou Isailton, o Sebrae também atua no seguimento de Bares e Restaurantes.

“O Sebrae faz parcerias com o Senac, com o Sindicato de Bares e Restaurantes, que atuam diretamente no seguimento. Então, surgiu a ideia para ratificarmos Feira de Santana como um grande centro gastronômico,” contou.

Isailton explicou ao Acorda Cidade que o Sebrae atuou neste Festival levando a Gestão aos restaurantes.

“O Senac leva a lógica da técnica e nós levamos a Gestão. Nós temos um programa específico, que é o Programa de Bares e Restaurantes. E neste ano tivemos a novidade de incluir essa lógica do Programa e do Festival no convênio que temos com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e a partir daí surge a ideia de inserir outros parceiros como a Associação, Sindicato e o Senac,” informou.

Oportunidade

Um dos participantes do evento, o empreendedor Flávio Santos Bispo, dono da pizzaria Billas Pizza, relatou ao Acorda Cidade que o Festival foi importante para mostrar o potencial gastronômico de Feira de Santana.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Achei muito bacana, porque Feira de Santana tem muita coisa boa, precisa ser divulgada, é uma cidade que possui uma população flutuante de segunda a sexta-feira. Muita gente não tem dimensão da quantidade de pessoas que passam por aqui e isso foi importante para divulgar e para as pessoas conhecerem e verem que Feira de Santana tem coisa boa,” considerou.

Flávio Bispo começou a fazer pizzas em 2013, mas abriu o seu negócio há um ano.

“Comecei a fazer a pizza em 2013 para amigos, mas a pizzaria tem um ano. Trabalhamos com um formato diferente, com o portão fechado, mas só o cliente chegar que o garçom vai recebê-lo. Mantive o mesmo formato de quando vendia em minha casa,” relembrou.

Flávio descreveu ao Acorda Cidade os pratos que apresentou durante o Festival.

“Nosso prato foi a pizza Napolitana que tem um toque diferente, um tomate confitado, molho pesto de amêndoas com manjericão, finaliza com parmesão e o próprio manjericão, é uma massa de fermentação longa, 48 horas de preparo. Tivemos o mil-folhas, que é a mesma massa, são cinco fatias uma em cima da outra e o churros, que é o doce de leite, aí finalizamos com bola de sorvete de creme, açúcar, canela e uma flor de sal para quebrar o doce e trazer uma explosão de sabores,” pontuou.

A pizzaria Billas Pizza está localizada na Avenida Maria Quitéria, próxima á clínica CMDI, no mesmo passeio do restaurante O Picuí.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade