Feira de Santana

Seagri promove seminário com Paulo Suassuna, especialista no cultivo de palma forrageira

O evento foi realizado no teatro Margarida Ribeiro e contou com a presença de agricultores de Feira de Santana, associações rurais e agentes comunitários.

15/04/2024 às 17h00, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Seminário de palmas
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Com o objetivo de informar e agregar o cultivo de palma forrageira para auxiliar na alimentação de animais nos períodos de estiagem, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), em parceria com o Sebrae, realizou na manhã desta segunda-feira (15) em Feira de Santana, um seminário que teve como palestrante o especialista na área, Paulo Suassuna.

Seminário de palmas
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

O evento foi realizado no teatro Margarida Ribeiro, no bairro Capuchinhos e contou com a presença de agricultores de Feira de Santana, associações rurais e agentes comunitários.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o engenheiro agrônomo Paulo Suassuna, sobrinho do escritor Ariano Suassuna, destacou a importância do cultivo da palma como alternativa na alimentação de animais do campo principalmente com o clima semiárido que Feira de Santana está incluída.

Seminário de palmas
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Hoje a palma é a principal alternativa dos ambientes áridos e semiáridos pela capacidade que ela tem de resistir aos ambientes mais secos. A palma só precisa de 150 litros de água para fazer um quilo de matéria seca, portanto significa quatro vezes menos do que o milho. Associada ao fato de ter muita água dentro dela, ela ter muito carboidrato, para esses ambientes secos é a principal opção, não tem outra. É importante que o produtor a tenha, porque enfrenta todos os ambientes secos que a gente tem durante o ano. O Nordeste e o Norte de Minas Gerais têm feito o plantio e até outros estados do Brasil, mas o forte mesmo somos nós”, disse.

Seminário de palmas
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Além de demonstrar as formas de manuseio e cultivo do vegetal, o engenheiro agrônomo falou ainda que a palma é fonte de água e pode substituir em até 70% a energia fornecida pelo milho.

“A palma entra na ração como componente energético, o produtor precisa de proteína e fibra, mas isso representa só 30%. A palma entra como 70%, ela é o principal ingrediente da ração”.

Também presente no evento, o secretário Municipal de Agricultura (Seagri) Alexandre Monteiro reforçou a relevância do seminário no sentido de promover melhores condições de alimentação com as altas temperaturas que o município tem enfrentado juntamente com a estiagem.

Secretário da Seagri
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Alexandre Monteiro também falou sobre a presença do engenheiro agrônomo Paulo Suassuna que traz um diferencial na plantação da palma forrageira.

“Estamos trazendo Paulo Suassuna que é a maior autoridade em palma forrageira do mundo, está chegando de uma viagem do México e do Peru para dividir um pouco dos seus ensinamentos em vários lugares do Brasil e nesse momento que Feira de Santana participa desse processo, estamos no semiárido brasileiro, nós inclusive vamos trazer um grande especialista para falar desse momento que estamos entrando na região árida por conta da falta de chuvas, infelizmente isso tem acontecido e área foi ampliada do Nordeste e Feira de Santana passa a fazer parte dessa área de aridez do Brasil. Nós estamos trazendo o maior especialista sobre palma para falar sobre essa alternativa, sobre o enfrentamento dessa grande estiagem para que tenhamos condições de alimentar nossos animais com a utilização desse vegetal”.

O secretário garantiu ainda que pequenos produtores já têm realizado o plantio da palma em propriedades da zona rural de Feira de Santana e que mais de 300 mil mudas de palma doce serão distribuídas nos próximos dias à população do campo do município.

“A palma já está sendo plantada, cultivada, só que Paulo vem trazendo mais tecnologia para ensinar ao homem do campo, aos grandes produtores e ao pequeno produtor. O nosso objetivo que também é atingir os pequenos produtores para ensinar a forma correta de produzir mais e melhor em um pequeno espaço”, finalizou.

Seminário de palmas
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade