Saúde

"São pais e mães de família sem salários", afirma diretora do Sindsaúde após atrasos em pagamentos

A empresa terceirizada IGM que entrou no lugar da Imaps deu baixa na carteira dos profissionais, segundo a diretora do Sindicato.

12/12/2023 às 11h50, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Dart Clair
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (SindSaúde), Dart Clair Cerqueira, esteve nesta terça-feira (12) na Câmara Municipal de Feira de Santana para pedir o apoio da Casa legislativa com relação aos salários atrasados na área de saúde no município.

“Eu estou aqui hoje para mais uma vez pedir o apoio desta Casa, porque os profissionais de saúde que estão trabalhando no município são terceirizados e estão mais uma vez com salários atrasados. A gente não tem nenhum retorno nem do prefeito nem da Secretária de Saúde de quando será pago o mês de setembro em que eles trabalharam sem contrato. Além disso, nesse momento a IGM que ficou apenas dois meses já deu baixa na carteira de profissionais. Eles pagaram apenas os dias trabalhados pelo contrato assinado no mês de outubro. Então, eles não estão com dívida com esses trabalhadores, mas, a partir de agora, como é que vão ficar esses profissionais trabalhando? Quem é que irá pagar eles? Quem entrou no lugar da IGM? Não tem nenhuma posição e mais uma vez eles estão trabalhando sem contrato”, informou Dart Clair.

A empresa terceirizada IGM que entrou no lugar da IMAPS deu baixa na carteira desses profissionais, segundo a diretora do Sindicato.

“Queremos saber por que a empresa que entrou recentemente está rescindido o contrato com esses profissionais. A gente não tem nenhuma posição de como é que eles agora irão receber seus salários, décimo terceiro e infelizmente é mais uma vez o prejuízo que está sendo dado ao bolso desses pais e mães de família. Além disso, até o momento, mesmo com todos os repasses do Governo Federal, o piso salarial da enfermagem ainda não foi pago. Então, sem retorno, são três perguntas que nós estamos deixando aí para a Secretária de Saúde e para o Prefeito responder: – Quando será pago o piso salarial da enfermagem? Quando eles irão receber seus salários do mês de setembro que trabalharam sem contratos? E como é que eles irão receber os seus salários agora, já que estão sem contrato novamente?”, questionou a diretora do SindSaúde.

Ao Acorda Cidade, Dart Clair informou que não possui uma média do quantitativo afetado, isso porque, há profissionais contratados por três empresa terceirizadas: a INSV, Confiança e IGM.

“Precisa explicar o motivo do atraso e dar uma posição de como é que vão ficar esses trabalhadores mais uma vez trabalhando nessas unidades, fazendo seu papel. Nós estamos novamente numa crise de COVID, reiniciando. E eles precisam pelo menos ter uma saúde mental para conseguir trabalhar. Estão desesperados, são pais e mães de família, sem salários e sem poder se sustentar”, frisou.

O Acorda Cidade entrou em contato com a secretaria de saúde que informou:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o piso da enfermagem já está sendo pago aos servidores efetivos. A Procuradoria está analisando a forma legal a fim de repassar esses valores para os trabalhadores terceirizados.

Referente a alguns funcionários que ainda não receberam o mês de setembro, a SMS junto com o setor jurídico tem buscado viabilizar para quitar esse pagamento por meio indenizatório.

A SMS também reitera que a empresa IGM, responsável pela contratação dos trabalhadores terceirizados, já regularizou a situação trabalhista de todos os celetistas.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Incrível!
    Só mudam as siglas. A rotina de atrasos salariais se mantem.
    Como é um serviço público, e de atendimento ao público, seria pedir demais que fosse divulgado quem é o dono, ou mesmo o presidente destas “siglas”.
    Esses atrasos salariais todos, na verdade, tem um único lado bom, que é ser um bom gerador de notícias, repetidas, bem verdade. Mas gera.

  2. S3 houvesse um Câmara de Vereadores na cidade o impeachment já estaria em andamento, infelizmente o poder legislativo não existe tamto quanto o executivo. A cidade está órfã.

  3. Que prefeito *** e nem vou falar….
    Todo dia essa história, secretaria mentindo horrores para sustentar um mandato do pior prefeito que Fsa já teve, mas eleger alguém como Colbert foi um erro gigante, não voto nele nunca mais.

  4. Por favor senhores e senhoras me respondam por favor porque o Ministério do Trabalho não entra em ação. Kd o órgãos da justiça que não fazem nada em prol desses trabalhadores?? O que está acontecendo que ninguém toma nenhuma medida contra a prefeitura? É o fim mesmo!!
    Ninguém está na pele desses trabalhadores!!!

  5. TEM QUE, INFELIZMENTE, LARGAR O TRABALHO E DEIXAR NA MÃO A PREFEITURA, E IR COBRAR NA JUSTIÇA EM AÇÃO COLETIVA. O PREFEITO MENTE QUE PAGOU, A SECRETÁRIA IDEM. E JÁ ORIENTO: O QUE TRABALHOU SEM CONTRATO NÃO SERÁ PAGO, EU MESMO FUI VÍTIMA DISSO NO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA. É CALOTE MESMO. MAS NÃO ADIANTA OS FUNCIONÁRIOS PERMANECEREM POR MEDO, E FICAREM SEM RECEBER A VERBA. TEM QUA PARTIR PRA CIMA. JUSTIÇA NELES.

  6. só quem recebe salários em dias são os apadrinhados *** e dos vereadores. Funcionários *** que malmente trabalham. Isso precisa mudar

  7. E quem se importa com os pais e mães de família que estão trabalhando sem receber os salários? Cadê os representantes do povo? Por que esse problema é recorrente? 🤔

Mais Notícias

Rua Serrânia

Feira de Santana

Moradores do bairro Caseb enfrentam dificuldades ao trafegar por ruas diante de buracos em calçamento

Além das aberturas nas duas vias, também é perceptível a falta de limpeza no local, aumentando a vegetação que até...

13/04/2024 às 21h05

alagamentos em Feira de Santana

Feira de Santana

Superintendente da Soma diz que pontos de alagamentos são oriundos de chuvas nunca registradas em Feira de Santana

Em entrevista ao Acorda Cidade, o superintendente da Soma, o engenheiro João Vianney destacou que os principais prejuízos enfrentados pelo...

13/04/2024 às 19h05

Prefeitura_-Paco-Municipal_-Foto-Ney-Silva_Acorda-Cidade

Feira de Santana

Prefeito sanciona lei que determina reajuste de 4% dos salários dos professores, agentes comunitários e agentes de endemias

A divulgação foi feita no Diário Oficial Eletrônico.

13/04/2024 às 11h41

Samu de Feira de Santana

Feira de Santana

MPT faz mediação sobre condições de trabalho do Samu em Feira de Santana

Durante a audiência, realizada na sede do MPT, foram feitos relatos de problemas na oferta de insumos e condições de...

12/04/2024 às 16h35

Lavagem

Feira de Santana

Lavagem do Beco da Energia acontece neste sábado (13)

Segundo o vice-presidente do movimento, Jaaziel Neves da Rocha, o evento contará com segurança, estrutura de palco e banheiros químicos....

12/04/2024 às 15h49

Rede de esgoto/ Rua Intendente Abdon

Feira de Santana

Moradores do bairro Queimadinha reclamam de prejuízos causados por rede de esgoto entupida

Antônio Brandão, que reside na rua há 55 anos, relatou as principais dificuldades enfrentadas pela população com as inundações causadas...

12/04/2024 às 14h18

image

Rádio acorda cidade