Feira de Santana

Samu realizou mais de 46 mil atendimentos neste ano

Os atendimentos de casos de urgência e emergência por telefone, liderou o quantitativo com 28.090 solicitações atendidas.

27/12/2023 às 14h51, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Samu Feira
Foto: Jorge Magalhães/Secom PMFS

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou um total de 46.454 atendimentos entre janeiro e novembro deste ano, oferecendo suporte necessário em situações de urgência emergência em Feira de Santana.

Os atendimentos de casos de urgência e emergência por telefone, liderou o quantitativo com 28.090 solicitações atendidas. Neste serviço, os atendentes conduzem uma triagem inicial com perguntas essenciais, encaminhando então a ligação para o médico regulador. Esse profissional avalia a gravidade do caso e decide se é necessário atendimento no local do cenário por uma equipe especializada.

Em segundo, os atendimentos realizados por viaturas básicas totalizaram 6.845 solicitações atendidas. O equipamento conta com medicamentos, rede de oxigênio, colares cervicais, cilindro de O2, prancha longa e curta para imobilização da coluna e remoção das vítimas, talas de imobilização de fraturas, DEA e ressuscitador manual adulto e infantil.

Logo em seguida, os atendimentos relacionados a urgências clínicas somaram 4.150 ocorrências, abrangendo situações como problemas cardiorrespiratórios, intoxicação exógena e envenenamento, queimaduras graves, crises convulsivas, acidentes/traumas com vítimas e tentativas de suicídio.

De acordo com a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo, toda a equipe é qualificada para atender as demandas da população de forma eficiente.

“Mantemos um treinamento contínuo para garantir um serviço de excelência aos usuários do SUS. Assim que recebemos um chamado, nossa equipe se desloca imediatamente para o local da ocorrência. Os números refletem nossa dedicação e compromisso com a sociedade”, ressaltou.

É importante ressaltar que o número de emergência, 192, funciona de maneira ininterrupta, garantindo assistência a qualquer momento. O SAMU realiza os atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de veículos, telefonistas e rádio operadores.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Vila Olímpia

Feira de Santana

Moradores do Conjunto Vila Olímpia relatam falta de manutenção: "O mato cresce, eles esquecem da gente"

De acordo com uma moradora, existia um projeto de transformar o espaço em uma área de lazer para os próprios...

27/05/2024 às 15h26

Expedito Eloy

Feira de Santana

Finanças municipais: números do 1⁰ quadrimestre vão ser apresentados à Câmara nesta quarta (29)

A audiência pública contará com a participação da Secretaria Municipal da Fazenda, responsável por fazer a descrição dos resultados obtidos....

27/05/2024 às 12h57

Caminhão tomba na BR-324 em Humildes após motorista perder o controle da direção

Feira de Santana

Caminhão tomba na BR-324 em Humildes após motorista perder o controle da direção

De acordo com testemunhas, o motorista foi encaminhado para o HGCA. Até o momento não há mais informações sobre o...

27/05/2024 às 12h54

Edvaldo Lima

Feira de Santana

Servidores do Estado reclamam de revisão salarial parcelada e sem efeito retroativo

O vereador Edvaldo Lima foi procurado por profissionais da enfermagem, que pediram para relatar na Câmara a insatisfação.

27/05/2024 às 12h51

Professores Rede Municipal de Ensino

Educação

Professores da rede municipal cobram votação de projeto na Câmara que permite antecipação dos recursos do Fundef

A manifestação aconteceu em frente a TV Subaé, localizada na Avenida Presidente Dutra, na manhã desta segunda-feira (27).

27/05/2024 às 11h43

Segurança Rodoviária_ Foto Paulo José Acorda Cidade

Feira de Santana

Passageiros e funcionários voltam a relatar insegurança nos arredores do Terminal Rodoviário de Feira de Santana 

Segundo eles, com o índice de violência que envolve o terminal, muitos passageiros e clientes deixaram de frequentar o local....

27/05/2024 às 10h45

image

Rádio acorda cidade