Feira de Santana

Rui Costa e Jerônimo Rodrigues visitam Feira de Santana e anunciam entrega de moradias

Neste sábado (14) o ministro Rui Costa e o governador da Bahia anunciaram a entrega do condomínio Campo Belo Habitar do Sertão.

14/01/2023 às 12h22, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Na manhã deste sábado (14), o ministro da Casa Civil, Rui Costa e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues visitaram a cidade de Feira de Santana, a fim de anunciar a entrega do condomínio Campo Belo Habitar do Sertão, a obra estava há cinco anos paralisada. A previsão é de que o condomínio seja entregue em 30 dias.

Duarante coletiva de imprensa, o ministro da Casa Civil destacou que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pretende inaugurar 1.400 unidades no país que estão prontas para serem entregues.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Outras unidades, como nós passamos agora em Santo Amaro, apesar do prédio estar pronto o acesso não estar. Eu vim aqui fazer uma vistoria de perto e observamos que não tem condição de entregarmos em uma semana, será preciso repor os materiais que foram roubados, furtados, como algumas fiações, vidros quebrados, que terão de ser repostos. Na melhor das hipóteses precisaremos de 20 a 30 dias para repor aquilo que foi danificado e estar em condições de ser entregue para as famílias. Eu já vou combinar com a Caixa Econômica e com o governador Jerônimo a respeito das providências que serão tomadas, para que no máximo em 30 dias possamos entregar essas habitações às famílias”, explicou Rui Costa.

O presidente Luiz Inácio irá anunciar a retomada do programa Minha Casa Minha Vida.

“Esse programa foi cancelado, interrompido na faixa 1, destinado a atender as pessoas com a menor faixa de renda. O presidente vai anunciar o seu retorno com investimentos já neste ano de 2023, para além de concluir, entregar às famílias milhares de apartamentos. Esse programa vai ser retomado com muita força”, assegurou.

O ministro disse em entrevista ao Acorda Cidade que a Bahia tem um significado grande para o presidente Lula.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O presidente já foi baiano e por isso ele tem esse carinho pelo povo da Bahia e a recíproca também é forte. O povo da Bahia gosta muito dele”, disse.

Rui Costa relatou que o governador Jerônimo está à vontade para montar sua equipe.

“Eu não faço qualquer interferência na montagem da sua equipe e o que eu puder ajudar a Bahia eu farei”, relatou Rui.

Atos antidemocráticos em Brasília

Rui Costa relatou que desde a saída da ex-presidenta Dilma parece que não existia governo no Brasil.

“Este empreendimento, por exmplo, começou a ser construído no final de 2014 e nós estamos em 2023. Nós temos quase 4 mil escolas, creches, paralisadas no Brasil. Aqui na Bahia são mais de 400, e portanto nós temos que retomar e concluir todas essas obras e entregar à população”, informou.

A respeito dos atos antidemocráticos que ocorreram no último domingo (8), Rui Costa informou que a manutenção e ordem do espaço aconteceu no mesmo dia.

“O Palácio do Planalto já está em funcionamento, alguns vidros estamos esperando chegar. O maior prejuízo, mais difícil de recuperar, foi o patrimônio cultural, histórico. Então é horroroso ver as imagens, eu tive a oportunidade de ver as câmeras de vídeo dentro do Palácio. Um relógio que veio com Dom João VI foi quebrado, obras de artes foram rasgadas, furadas, infelizmente, foram atos de vândalos, marginais e todos serão chamados a responder pelo que fizeram, as câmaras internas estão identificando um a um. Foi um ato organizado e planejado, as imagens não deixam dúvida que tinha um líder conduzindo aquilo, sabiam por onde entrar, o que quebrar, sabiam as salas que queriam arrombar. A investigação haverá de dizer quem é responsável”, ressaltou.

Segurança

O governador Jerônimo Rodrigues, que também estava presente na manhã deste sábado em Feira de Santana, ressaltou que após a entrega das moradias o povo não deve ficar sem monitoramento.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Por uma urgência da possibilidade do presidente Lula vir a Bahia, nós estamos indicando um programa que é do coração dele e é da necessidade do povo brasileiro que estava esquecido. A gente ver um condomínio desse bem construído e distribuído, mas maltratado. O governo passado deixou essa herança para gente, estão aqui recursos públicos abandonados, maltratados e temos que agora fazer um novo investimento. O desejo nosso é trazer o Lula para Feira de Santana, aqui teria naturalmente uma boa entrega e daqui ele faria uma metodologia, como Dilma fez, inaugura um, e entrega os outros. Mas aqui estamos vendo que é uma responsabilidade do Governo Federal. O ministro Rui vai levar essas informações. O desleixo aqui está muito grande, nós temos que ter cuidado, inclusive com grupos criminosos que ocupam esses espaços, a gente não vai ter receio de falar sobre isso, de enfrentar. A ideia da metologia de entrega não é entregar e deixar o povo sem monitoramento. É importante uma interação com o poder público e municipal, nós vamos ter que fazer entregas e o Lula vir fazer novos anúncios do Minha Casa Minha Vida”, observou.

Jerônimo destacou ao Acordo Cidade que a violência não vai ficar debaixo do tapete.

“A população precisa saber que teve uma desavença, como sempre acontece, entre grupos criminosos. O prefeito chegou a dizer que enviamos uma tropa de 70 para Brasília… Quantas vezes for preciso a Bahia vai mandar, ele talvez não tenha noção, mas ele apoiou um governo que fez isso. E nós vamos ter coragem de enfrentar Brasília e enfrentar aqui. Ontem veio uma tropa para Feira de Santana e vamos continuar até a data necessária até arrumar a paz necessária em Feira de Santana”, disse o governador.

O governador da Bahia relatou que prefere conversar com o prefeito Colbert Martins pessoalmente e não pelos jornais.

“Temos que ter a coragem de enfrentar. As desavenças que ele está tendo com o grupo dele, ele resolva lá dentro. Aqui tem governo que vai sentar e dialogar as coisas. O palanque já foi desmontado, mas parece que ele continua no palanque”.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Será realizada uma agenda de entrega de todos os condomínios que estão paralisados e a intenção é trazer o presidente Lula a Feira de Santana, informou Jerônimo Rodrigues.

“Rui deixou a casa arrumada, agora é preparar para dar os saltos e demarcar quais as ações que vamos construir. Feira de Santana, além do governador, tem três secretários, tem Âgelo, tem Roberta, tem Felipe, e a gente vai tá com esse grupo discutindo um projeto de futuro para Feira, com tranquilidade para que tenhámos unidade com o governo municipal, estadual e federal”, pontuou.

Após a saída da Dilma, Jerônimo contou ao Acorda Cidade que não foi realizada nehuma reunião com prefeitos, deputados federais ou governadores. “O Lula vai reunir conosco no dia 27 de janeiro em Brasília, o primeiro ponto de pauta é definir uma relação de pacto federativo, de como é que o governo federal vai dialogar com deputados, governadores, prefeitos. O tema da fome, por exemplo, nem Lula vai conseguir fazer isso, nem os municípios, nem os governos dos estados. Lula vai trazer de volta a nossa expectativa, estamos sedentos de uma boa relação com o governo federal, a intenção é trabalhar para o povo brasileiro”, concluiu o governador.

Com infomações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Realmente, Luiz Inácio, não teve uma infância boa, mesmo ainda pequeno foi morar em palafitas em são Paulo, situação que Deus me livre por isso ele tem esse projeto de casas populares eu sou residente em casa popular. Há 10 anos aproximadamente nesse período igual a muitos não tive maturidade. Porém não abandonei e pago regularmente minhas prestações. Contribuindo assim com construção de outras unidades. Porém o ex presidente detonou previdência INSS,tirou vários direitos, estava previsto reforma trabalhista ou seja pobre sempre mais pobre . Leitura é fundamental não vivam de me disseram ou ouvir falar vão estudar, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

  2. Depois de anos e anos de enrolação,agora vai entregar pra dizer q é o time, time de ladrões, tem mais de 4 anos q minha irmã espera pela casa dela. Agr os patifes vão entregar, pra tapear os bobos que ainda acreditam em coelhinho da Páscoa.

  3. Muito bom , já era a tempo voltar as obras para beneficiar o povo pobre , e reconstruir as destruições que Bolsonaro fez pelo pais inteiro

  4. Muito bom. A comitiva andando e deixando o rastro de cheiro de enxofre.

    A sugestão que fica é: cuidado para não fazer como com os respiradores.

  5. DILTON, primeiro deveria resolver os problema, com serviços básicos, assistência social 24hs. e políticas públicas efetiva dentro dos condomínios, cursos profissionalizantes, esportes e cultura e lazer, depois, pensar em novas unidades.

  6. Sinal claro que o PT tem como objetivo maior do interior tomar a prefeitura de Feira de Santana. E pelo (des) governo Colbert não vai ser difícil. Se Zé Ronaldo não se desvincular totalmente de Colbert vai perder muitos votos. Ele sabe disso porque é uma raposa política….

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade