Brasília

Representantes de Feira de Santana entregam documento ao ministro Alexandre Padilha para construção da via perimetral norte e novo campus da UFRB

A Via Perimetral Norte é uma via alternativa que vai ajudar a controlar os congestionamentos na região Norte da cidade

20/09/2023 às 07h30, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Foto: Dilton Coutinho/Acorda Cidade

O deputado Zé Neto, a vereadora Eremita Mota e o empresário Luiz Mercês estiveram na tarde de terça-feira com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, representando os vários segmentos de Feira de Santana. Na oportunidade eles, entregaram um documento solicitando a construção da via perimetral norte e a construção do novo campus permanente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Em entrevista ao radialista Dilton Coutinho, CEO do Acorda Cidade, o ministro Alexandre Padilha disse que as solicitações terão prioridade absoluta no governo. De acordo com ele, o projeto da via perimetral entrará nas obras do Novo PAC que está previsto para ser aberto em outubro.

Sobre a universidade, ele relatou que dentro do Novo PAC também estão previstos investimentos para as universidades e institutos federais e a prioridade do presidente Lula é equipar as universidades que foram criadas em seu governo.

“A UFRB é um desses exemplos A via perimetral vamos analisar se é uma obra que fica dentro da BR ou no entorno. Sendo fora da BR será de mobilidade urbana e para as obras de mobilidade do Novo PAC”, afirmou.

Foto: Dilton Coutinho/Acorda Cidade

O deputado Zé Neto explicou com detalhes do que se tratam os pedidos entregues ao ministro Alexandre Padilha.

Sobre o campus da UFRB, ele relatou que o terreno que fica na BR-116 Sul na Estrada do Feijão, foi doado pelo empresário Sidel e que o pedido é da construção de um Campus que é avaliado em R$ 170 milhões.

A Via Perimetral Norte é uma via alternativa que vai ajudar a controlar os congestionamentos nesta região da cidade, sobretudo a passagem de caminhões de cargas pesadas pelo Anel de Contorno.

“Entende-se que essa área mesmo duplicada continuará com problemas. A via perimetral seria a construção de uma via alternativa duplicada saindo do posto São Gonçalo na altura da BR- 324 antes da BR-101, por dentro dos distritos, cortando até o contorno de Santa Bárbara, Tanquinho, interligando com Feira de Santana, o contorno que é um viaduto. Vai ligar a BR 324 ao entroncamento. Já temos o projeto que não é executivo, mas tem os parâmetros geográficos estruturados”, acrescentou.

O deputado informou ainda que a via perimetral faz parte dos pedidos que foram feitos para a ViaBahia, que está próxima de fazer o reajustamento contratual com o Governo Federal.

“Fortalece essa necessidade da nossa cidade e vai colaborar para uma resolução de problemas históricos de logística de toda região Norte. O maior entroncamento rodoviário do Brasil é Feira de Santana e um dos maiores gargalos é aquela região ali do contorno que vai ser duplicado. Mas, não descarta a necessidade de uma perimetral que valorizaria a cidade do ponto da construção civil, imobiliária, desenvolvimento social e a logística como um todo”, concluiu.

Com informações do radialista Dilton Coutinho do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Vamos torcer para que saia do papel e qua não seja elefantes brancos iguais a todos que José Ronaldo fez por feira. tipo os viadutos capengas e feitos errados causando acidentes e transtornos , BRT que custou milhões e inúteis, casa de saúde Santana que saiu de cena , hospital don Pedro que se deteriora e por aí tudo de ruim tá acontecendo

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade