Feira de Santana

Relíquias de São João Calábria visitam Feira de Santana; fiéis podem conhecer de perto itens raros utilizados pelo santo

Na quinta-feira (21), último dia de exposição, haverá visita e missa, a partir das 17h, no COV Mãe de Deus, na Avenida Casemiro de Abreu, próximo à Fraga Maia.

20/09/2023 às 15h02, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Relíquias de São João Calábria
Foto: Divulgação

Dando sequência à Exposição Itinerante Terra & Sangue, em ocasião aos 150 anos de São João Calábria, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Feira de Santana, é contemplada com a visita das relíquias do santo fundador da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência.

As relíquias estão percorrendo todo o mundo, visitando os locais onde o carisma e a Obra se fazem presentes. Acolhê-las significa encontrar a figura histórica de São João Calábria e se deixar questionar pela radicalidade da sua espiritualidade, estando também dispostos a ser iluminados pela luz do Evangelho, única que nos pode tornar mais uma vez e sempre mais “farol de santidade”.

Relíquias de São João Calábria
Foto: Divulgação

A exposição teve início na terça-feira (19) e permanecem até a quinta (21), com uma programação repleta para quem deseja ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do santo, além de aproveitar para realizar as suas preces e orações neste momento histórico e especial.

Entre as relíquias estão os sapatos de São João Calábria, símbolo forte da vontade de ir longe, recordando que passamos, mas a Obra permanece, devendo, pois, vivermos, caminharmos e irmos até os confins da terra, sendo Evangelhos Vivos.

Relíquias de São João Calábria
Foto: Divulgação

Os seus óculos nos convidam a enxergar pelos olhos da fé. Uma carta original escolheu dar a volta ao mundo para chegar em nossas mãos, porque a mensagem que carrega é demasiado importante. Nela ele escreve duas vezes, consecutivamente: “Torna-te santo, torna-te santo”. Um apelo atual a cada um que a recebe.

O relógio de São João Calábria também está presente entre as relíquias, nos lembrando a importância de usar bem o tempo presente, assim como a sua carteira, símbolo de que tudo que chegava era usado para louvar a Providência, que nunca faltou ao necessário.

Entre os tesouros que percorrerem Feira de Santana estão, ainda, a sua estola, símbolo da frutífera vocação e entrega a Deus, além da terra e sangue, que testemunham uma vida vivida até ao fim, e sem se poupar, para a missão a que se dedicou inteiramente, possuindo também o valor canônico da “relíquia de primeiro grau”.

Na Catedral de Senhora Sant’Ana, no centro da cidade, uma missa aconteceu nesta quarta-feira (20), com a exposição dos objetos sagrados. Na quinta-feira (21), último dia de exposição, haverá visita e missa, a partir das 17h, no COV Mãe de Deus, na Avenida Casemiro de Abreu, próximo à Fraga Maia.

Vale ressaltar que Feira de Santana é a única cidade da Bahia a receber a visita das relíquias de São João Calábria. É também o último ponto de visitação no Brasil, regressando, posteriormente, para a Itália.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade