Evento Religioso

Reencarnação e Vida é tema da 45ª Semana Espírita de Feira de Santana

O evento é uma realização da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) em parceria com diversos setores feirenses.

17/09/2023 às 15h58, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A 45ª Semana Espírita de Feira de Santana deu início às atividades na noite de sábado (16). Este ano, o tema do encontro vai discutir a ‘Reencarnação e a Vida’, entre os dias 16 a 24 de setembro, no Ginásio do Colégio Castro Alves, em Feira. As palestras são gratuitas e vão reunir diversos conferentes de todo o país.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Um grande público esteve presente no ginásio para assistir à abertura. No primeiro encontro foi discutida a reencarnação em psicoterapia. Participaram o professor e escritor Júlio Peres, Ana Tereza Camasmie, doutora em Psicologia e palestrante espírita e o coordenador do evento, Marcos Machado, que falou que um dos objetivos é difundir o pensamento espírita na região.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O pensamento espírita ele é bastante profundo e reflexivo no sentido de que o ser possa se perceber, não apenas como matéria, mas como um ser espiritual, que aquilo que Allan Kardec nos propõe de que o espiritismo é a ciência que trata da natureza, da origem do destino dos espíritos, bem como suas relações com o mundo corporal”, disse o coordenador em entrevista ao Acorda Cidade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Diversos temas serão discutidos dentro da perspectiva da reencarnação. Além das palestras, vai ocorrer seminários (entrada com ingresso), lançamento e venda de livros, além de shows musicais. Segundo Marcos o encontro é destinado para todos os públicos, sejam espíritas ou não, a ideia é promover a compreensão da existência humana através da reencarnação.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Este é um conceito que desde as mais remotas civilizações já se tinha o entendimento da reencarnação. Na índia, na China, Grécia, na época do cristo, Jesus foi um defensor da reencarnação, o seu diálogo com Nicodemos ficou muito bem claro. Também quando ele informou que João Batista era Elias, então é uma informação que há muito tempo a humanidade já possui, porém, infelizmente como o materialismo é muito constante na sociedade, inclusive nos segmentos espiritualistas, ainda fica esse ranço, essa dificuldade de se entender, mas isso é algo evidenciado e cientificamente comprovado”, disse.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A saúde é um tema que será bastante desenvolvido durante a semana. O psicólogo clínico, Júlio Peres falou que as terapias espirituais ajudam a tratar problemas psicológicos e de mal comportamento, trazendo qualidade de vida.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“São várias as linhas de pesquisa que trazem evidências robustas a respeito da vida pós a morte e da reencarnação, então são estudos na terapia de regressão de memória, de EKM, de verificação das psicografias e tantos outros que trazem esses dados contundentes sobre a perspectiva da nossa evolução por meio da vida após a morte, após a vida e após a morte, até que nós possamos aprender as leis do amor maior que envolve diretamente as virtudes”, pontuou.

Peres é Doutor em Neurociências pela Universidade de São Paulo e desenvolve uma linha de pesquisa que envolve a comunicação espiritual, inclusive através do trabalho em cooperação com os médiuns, pessoas capazes de se comunicar com os espíritos. Para ele, a reencarnação pode ser enxergada por outras religiões.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Cada religião deve ser respeitada em suas crenças, o fato é que a reencarnação é acreditada por 28% da população mundial conforme os estudos epidemiológicos, se a gente considerar que praticamente ⅓ da população acredita em reencarnação, esses números podem contemplar budistas, hinduístas, espíritas e tantos outros. Isso não impede que outras religiões não acreditem”, declarou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo o professor, os males que acompanham os séculos, como a violência, as doenças e as desigualdades são problemas que não se pode generalizar que veio de vidas passadas, afinal esses eventos estressores do dia a dia são imensamente impactantes. Mas alguns sintomas de reencarnação podem ser constatados, a exemplo, em uma terapia de regressão de memória.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Algumas fobias específicas podem ser mais provavelmente relacionadas a vidas passadas, assim como a dificuldade de relacionamento pessoal, por exemplo, um pai que tem cinco filhos e não se dá bem com um filho especificamente, eventualmente vai cuidar desse tema na psicoterapia e resolve o problema, percebendo que aquele filho era um desafeto do passado e justamente ele veio na condição de pai para que ele pudesse desenvolver o amor, o perdão e voltar ao ponto de equilibro com esse ente querido, que na presente vida, é o filho, mas um algoz do passado”, observou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O evento é uma realização da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) em parceria com diversos setores feirenses.

A semana está sendo transmitida pelo Youtube. Veja aqui.  
A programação completa pode ser acessada no Instagram @conselhoregionalespirita_fsa

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Moradores solicitam sinaleiras na entrada dos bairros Sobradinho e Gabriela_paulojosé_acordacidade (2)

Feira de Santana

Moradores reivindicam sinaleiras na entrada dos bairros Sobradinho e Gabriela

Enquanto a reportagem do Acorda Cidade esteve no local, conseguiu verificar vários flagrantes de irregularidades, inclusive uma colisão.

23/07/2024 às 18h19

ll Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Feira de Santana

ll Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária celebra a produção do campo

O evento começa nesta terça-feira (23) na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar.

23/07/2024 às 18h17

contabilidade

Feira de Santana

ll Encontro Baiano de Contabilidade Aplicada ao Setor Público acontece em Feira de Santana 

O tema é Integridade, Transparência e Controle Social: Como a Contabilidade contribui para o fortalecimento da confiança na Gestão Pública?...

23/07/2024 às 16h16

Engavetamento na Avenida Noide Cerqueira

Feira de Santana

Engavetamento entre 6 veículos deixa duas pessoas feridas em Feira de Santana

Duas pessoas que estavam conduzindo as motocicletas foram atendidas por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)....

23/07/2024 às 15h45

Cras do George Américo

Feira de Santana

Prefeitura promove mutirão de atendimento no Cras do George Américo nesta quinta-feira (25)

Na última semana, os mutirões para atualização e inclusão de beneficiários no CadÚnico foram realizados na Matinha e no bairro...

23/07/2024 às 15h44

Comunidade Moita da Onça em Feira de Santana

Reconhecimento

Comunidade Moita da Onça em Feira de Santana é reconhecida oficialmente como território quilombola

O reconhecimento é uma afirmação política que deve trazer visibilidade e empoderamento da comunidade ao garantir acesso a políticas públicas....

23/07/2024 às 13h56

image

Rádio acorda cidade