Feira de Santana

Projeto de reajuste salarial para servidores públicos é aprovado na Câmara de Feira de Santana

Já o projeto que concedia o aumento do salário para o prefeito, vice, vereadores e secretários, foi reprovado.

26/09/2023 às 12h32, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Câmara Municipal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Foi aprovado no final da manhã desta terça-feira (26), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o projeto de reajuste salarial, que concede 4% de aumento para os servidores públicos do município.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o vereador Silvio Dias (PT), informou que quatro emendas foram aprovadas em favor da população, já a emenda que beneficiava o aumento do salário para o prefeito, vice, vereadores e secretários, foi rejeitada.

Câmara Municipal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Estas emendas que foram aprovadas são importantíssimas, primeiro que conserta uma inconstitucionalidade que foi trazida pelo prefeito, propondo um aumento salarial, tanto do prefeito, quanto do vice, vereadores e secretários. Esta proposta de aumento vindo do Executivo já se torna inconstitucional, pois deveria partir do legislativo e não se deve misturar servidor público com agente político. Imagine-se amanhã, algum vereador querendo minimizar o desgaste, e coloca um aumento de 20% para o servidor público e 20% para o vereador, não se deve misturar as coisas. Desta forma, a emenda foi aprovada alterando assim, o projeto inicial, garantindo o pagamento do piso salarial para os funcionários, sejam professores, agentes de endemias e de saúde”, afirmou.

Ainda de acordo com Silvio Dias, o município tem um histórico de pagar abaixo do que seria ideal para os servidores públicos.

“Um guarda municipal de Feira de Santana ganha um salário menor do que um que trabalha em Alagoinhas, São Gonçalo dos Campos, isso é uma vergonha para a nossa cidade, que tem um orçamento de 2 bilhões. De qualquer forma, estas emendas minimizam os problemas, foi uma proposta de apenas 4%, mas poderia ter sido maior, mas por estratégias dos vereadores, eles entenderam que era melhor manter esta proposta para evitar judicialização”, explicou.

Câmara Municipal
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Representando a liderança do governo na Câmara Municipal, o vereador Marcos Lima (UB) informou que o pagamento será retroativo ao dia 1º de maio.

“O governo mandou uma proposta de aumento de 4% para todos os servidores do quadro efetivo, onde será pago de forma retroativa ao dia 1º de maio. Hoje foi aprovado com algumas emendas de alguns vereadores da oposição, onde muito das vezes, só querem fazer a média, mas sabem que o governo não tem condições de pagar, como por exemplo dos professores, que já possuem um piso salarial, então além do piso, ainda querem os 4%”, disse.

Questionado sobre a ausência do líder do governo na Casa da Cidadania, José Carneiro Rocha (MDB), Marcos Lima informou que o vereador já tinha outros compromissos no Congresso Nacional.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Presidente da Câmara de Vereadores se reúne com servidores públicos municipais

Servidores municipais lotam a Câmara de Vereadores para cobrar votação do projeto de reajuste salarial

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que vergonha, menos de 50 reais de aumento. Esse grupo político tem que sair da prefeitura de feira e do Brasil. Fora fora fora… rua rua seus sangue sugas.

  2. Interessante uma cidade com 2 bilhões de orçamentos disponível para ser usado no seu desenvolvimento fica a pergunta porque tantas deficiências acredito que seja uma má gestão e mais será que está contia não seria suficiente para melhorar a cidade em suas próprias deficiência

    1. Kkkkk estude meu amigo, pare de reclamar da sua condição miserável, estamos cobrando o que é direito. A questão é colocar um analfabeto na cadeira de Professor, SIMPLESMENTE.

    2. laion eles estão lutando pelos direitos deles. E queria te informar que nem todos funcionários públicos tem essas folgas que você citou. E se a maioria dos trabalhadores brasileiros recebem salário mínimo, ou até menos, é graça a esse sistema que nos escravizam, nos oprimem e não nos valoriza. É uma pena mais essa é a realidade!
      Quem está lutando para ter aumento de 4%, são trabalhadores que faz jus ao pedido, ou direito. Não estão reclamando a toa, porque muitos desses profissionais estão doentes e não tem nenhum amparo por parte do gestor do município.

    3. Todos que estão ali, são concursados e lutam por seus direitos. Quem questiona e diz queria ver eles receberem salário mínimo, saiba que eles já receberam, e com muita luta conseguiram chegar aqui. INFELIZMENTE os que recebem salário mínimo, são vitimas desse sistema corrupto que escravizam e oprimem os trabalhadores. Muitos são escravizados, porque se não trabalhar, mesmo recebendo a”miséria” que recebem, passam fome. Afinal de contas não era assim que viviam os escravos? Não mudou muito. A diferença é que podemos lutar pelos nossos direito conforme a constituição nos dar direito para isso.

  3. Embora um aumento muito tímido, parabéns pela iniciativa de melhoria na remuneração e por barrar aumento para os agentes políticos, como também, parabéns ao vereador Silvio Dias (PT) pelas palavras. De fato, é uma vergonha para o município de Feira com uma receita de 2 bilhões pagar tão mal seus servidores/funcionários.

  4. e nada para os funcionários terceirizados, que agora somos empresas. Sai ano e entra ano e nada de aumento. Enquanto *** É uma vergonha isso

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade