Feira de Santana

Feira de Santana pode ganhar Centro de Excelência em Equideocultura

Caso seja aprovado, o Centro será construído no Parque de Exposições João Martins da Silva

23/05/2022 22h04, Por Gabriel Gonçalves

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Foi apresentado na tarde desta segunda-feira (23) na Câmara Municipal de Feira de Santana, o projeto de construção do Centro de Capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O documento foi entregue aos vereadores da Casa Legislativa, pela superintendente do Senar, Carine Magalhães, que estava acompanhada de outros técnicos da entidade.

Ao Acorda Cidade, ela contou que este primeiro encontro com os vereadores, teve como objetivo, apresentar a proposta da construção do equipamento, apresentando os benefícios que a comunidade feirense e das cidades circunvizinhas terão, após inauguração.

Foto: Reprodução/Projeto
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O objetivo principal deste encontro, é a gente trazer uma proposta para a construção de um centro de excelência em equideocultura, Centro este referência não só para Feira de Santana e sua região, mas em centro com uma proposta de ser uma referência de equideo para o Brasil. Um Centro de extrema importância, e aqui no Brasil, existe um projeto de 10 Centros de excelência, e este será o segundo aqui no estado da Bahia. O primeiro já está situado na cidade de Juazeiro que é um Centro de Fruticultura, é um Centro que já é referência, já forma a mão de obra qualificada para todo o Brasil, então isso é muito importante porque a gente vai estar qualificando e formando uma mão de obra não apenas local, mas uma mão de obra preparada para atuar em qualquer lugar. Feira de Santana foi escolhida como um polo da equideocultura, um polo importante e hoje serão feitas várias ofertas e o mais importante de tudo, é que o Senar trabalha com 100% de gratuidade, então a gente vai estar formando uma mão de obra seja para o trabalhador rural, seja para o produtor rural, ou seja para um jovem, para as mulheres que queiram se inserir também no agronegócio”, explicou.

Foto: Reprodução/Projeto

Com uma área estimada em 22 mil metros quadrados, a superintendente Carine Magalhães, informou à reportagem do Acorda Cidade, que Feira de Santana, pode ser a cidade pioneira em ter o curso técnico de zootecnia.

“Talvez Feira de Santana seja a cidade pioneira em ter o curso de zootecnia, um curso que possui cerca de 1.300 horas e que na sua maior parte do tempo, é de forma EAD, e um percentual menor, de forma presencial. Esse é o grande diferencial do Senar, ter a aula prática, aliada a todo o ensinamento necessário teórico. Todo este Centro será realizado dentro do espaço do Parque de Exposições, onde estaremos fazendo um trabalho agregando o Parque com a área funcional, uma área produtiva, uma área de formação. Assim que tiver a aprovação aqui da Casa da Cidadania, estaremos prontos para dar o pontapé inicial nas obras, com a previsão de 1 ano de construção”, informou.

De acordo com o prefeito Colbert Martins, a construção do Centro terá um investimento orçado em mais de R$ 10 milhões.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O Parque João Martins da Silva foi doado por meu tio João, pai de João Martins da Silva Júnior, atual presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e nesta reforma do Parque, algo bem importante, a CNA vai entrar construindo uma escola de nível técnico e de nível superior nas áreas especificamente de agropecuária de agricultura e zootecnia. Para isso eles vão investir mais de 10 milhões de reais para poder montar esta escola que já tem uma funcionando em Petrolina e nós queremos ter uma escola que vai funcionar presencialmente. Eu acho que é um grande investimento que a Confederação da Agricultura e o Senar fará em nossa cidade, e lá especificamente no Parque, vai ser um Upgrade muito grande ter uma escola funcionando permanentemente para formar pessoas ligadas à área da agricultura e pecuária”, afirmou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Moisés santos de Souza disse:

    Prefeito cuide da cidade premeiro que o senhor junto com José Ronaldo destruiu, as ruas tudo esburacadas sem falar no acesso ao distrito de Maria Quitéria pelo bairro pedra ferrada que o povo está esquecido por vocês a muito tempo tome vergonha na cara!!

  2. Brandão disse:

    O projeto é muito bom , porém temos que lembrar que o parque e seus pavilhões fazen parte da história da agropecuária feirense e baiana , entao a preservação dos pavilhões que foram construídos com recursos próprios dos produtores daquela época tem que ser preservados , pois feira de Santana é uma cidade sem história seus prédios históricos sao demolidos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade