Feira de Santana

Projeto de cessão do terreno do Parque de Exposições ao Senar é aprovado na Câmara

O vereador José Carneiro lamentou a demora para aprovação do projeto.

01/06/2023 às 14h20, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Parque de Exposições
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na manhã desta quinta-feira (1º), o Projeto de Lei, nº 63/2023, que autoriza a implantação do polo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e o direto de cessão de terreno por parte da prefeitura municipal à instituição no Parque de Exposições João Martins da Silva, foi aprovado por unanimidade em primeira e segunda discussão.

Entre as emendas aprovadas no projeto estão: a determinação da prioridade à população da agricultura familiar no ambiente escolar; a que desloca a escola para a área que fica às margens da BR 324, além de estabelecer o prazo para o início e entrega da obras, que passou a ser de dois anos.

Ao Acorda Cidade, o vereador José Carneiro lamentou a demora para aprovação do projeto.

Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

“O projeto fez um ano, em maio do ano passado foi trazido para a Câmara Municipal e esse projeto nunca foi discutido, nunca foi debatido. No final do ano passado eu consegui convencer o presidente Fernando Torres a pautar os projetos, conseguimos pautar, mas forças ocultas conseguiram desvaziar o plenário e não conseguimos aprovar. Aí veio Eremita Mota, presidente da Câmara, tivemos janeiro, fevereiro e maio, já estamos em junho. Esse projeto também durante o mandato da vereadora Eremita nunca foi debatido e nunca foi colocado em pauta. Eu como vereador e outros colegas vereadores levantamos por diversas vezes a voz, pedindo e cobrando da presidente que pautasse o projeto, e da mesma forma a imprensa de Feira também se manifestou”, disse.

Segundo José Carneiro por pouco uma manobra não aconteceu para impedir a aprovação. “Depois que a a bancada governista tomou a decisão de que não iria aprovar nenhuma emenda, foram reuniões para cá, reuniões para lá, e tentaram de alguma forma apresentar uma outra emenda quando o projeto entrasse em discussão para consequentemente protelar. Felizmente, parece que Deus abençoou que eles recuaram a ideia”, frisou.

Ao Acorda Cidade, o vereador Jhonatas Monteiro informou que a aprovação é de extrema importância e garante que o município receba uma instituição educacional e disse que o seu posicionamento, enquanto oposição, era que seria uma incoerência ser contra o ganho educacional, mas observou que o termo de cessão, que autoriza o município a ceder esse espaço, precisava de ajuste.

Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

“Nós temos experiências amargas de coisas que foram votadas na Câmara Municipal e que foram autorizadas e depois deram problemas e reverter isso depois de aprovada é muito mais difícil, é o caso do Shopping Popular, do BRT, e que muitas pessoas questionam como os vereadores aprovaram essas coisas sem observar e sem analisar”, pontuou.

O trabalho pode ter parecido longo, mas foi de extrema importância para que problemas não acontecessem futuramente, indicou Jhonatas.

“Nós apresentamos três emendas, desde o ano passado, desde que fizemos o acompanhamento com o Senar, com outros colegas existia inclusive um consenso na época, um acordo de votação nessas emendas. A primeira delas estabelecia prioridade para a população da zona rural de Feira de Santana, principalmente ligada à agricultura familiar, isso é importante, porque se trata de um centro regional que vai receber estudantes de vários outros municípios e a nossa população poderia se ver com dificuldade de acesso, mesmo Feira de Santana sendo o município que cedeu o espaço para abrigar a instituição”, afirmou o vereador.

A segunda emenda aprovada prevê consulta pública a cada cinco anos, para saber se a finalidade do termo de cessão está sendo cumprida.

“Para que não aconteça como o Shopping Popular, onde as pessoas penam, precisam rever o contrato, mas não existe mecanismo de escuta das pessoas, em torno de problemas que podem acontecer ao longo desse tempo. E nós apresentamos uma terceira emenda que ajustava o tempo de cessão de 30 anos para 20, renováveis para mais 20, com base na experiência de Juazeiro, que é onde existe uma outra instituição semelhante do Senar, essa emenda eu retirei para que houvesse acordo de aprovação do conjunto das emendas junto com a última que foi apresentada, que fez um ajuste na localização, prioritariamente localizando o centro às margens da BR-324 e também estabelecendo prazo para o início da obra e para entrega, que passou a ser de dois anos”, acrescentou o vereador.

Jhonatas Monteiro ressaltou que essas questões não estavam bem arrumadas na proposta que chegou, por parte do prefeito, a Câmara Municipal.

“E de alguma forma eu entendo que houve um aprimoramento a partir desse pontos. E agora se inicia um nova etapa, foi aprovada a vinda dessa instituição do Senar para cá, mas temos também a realização da obra, o cumprimento dos prazos, e a etapa de fiscalização para saber se a população rural está sendo bem atendida, então tem uma outra etapa que o nosso mandato e a Câmara continuará acompanhando”, concluiu.

Com informações da produtora e jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pela primeira vez em 2 anos e 6 meses, posso parabenizar a câmara municipal, foi a primeira ação bem tomada pelos edis, na verdade fizeram a obrigação deles, que é legislar a favor da população.

  2. Vai ser legal ver o filho do trabalhador rural estudando lá, principalmente os de distritos como Maria Quitéria, Tiquaruçu e Jaguara. Isso se a Prefeitura oferecer transporte, inclusive para as turmas do período noturno. Melhor ainda para o fazendeiro empresário, que vem de Salvador no seu carrão, participa de um evento qualquer, e de lá mesmo se manda para a capitá, sem pisar o pé na terrinha…

Mais Notícias

Inauguracao da Praca

Feira de Santana

Com investimento de R$ 6 milhões, Feira Livre do Tomba é oficialmente inaugurada

A revitalização iniciou em fevereiro de 2023 e teve o investimento de R$ 6 milhões.  A praça Macário Barreto também foi...

16/05/2024 às 17h30

Centro Dona Zazinha realiza Baile Dançante para homenagear Dia das Mães

Feira de Santana

Centro Dona Zazinha realiza Baile Dançante para homenagear Dia das Mães

A banda Karas e Bocas animaram os idosos na manhã desta quinta-feira(16).

16/05/2024 às 17h30

Embasa

Feira de Santana

Embasa prevê distribuição de 3 mil litros de água por segundo para Feira de Santana

De acordo com Raimundo Neto, seis municípios e cerca de 800 mil moradores são beneficiados com o sistema de abastecimento...

16/05/2024 às 15h25

Projeto Vida é Saúde

Feira de Santana

Projeto Vida e Saúde atenderá população gratuitamente no centro de Feira de Santana

A Feira Vida e Saúde reunirá cerca de 80 profissionais voluntários e acontecerá nesta sexta (17) na Praça Bernardino Bahia.

16/05/2024 às 14h46

FSA Invisível

Feira de Santana

Voluntários do FSA Invisível levam ‘comida, escuta e dignidade’ para pessoas em situação de rua: ajude também na campanha Feira sem Frio

Os voluntários distribuem alimentos, cobertores, agasalhos, mas sobretudo, eles oferecem atenção, disposição e carinho para quem precisa. 

16/05/2024 às 12h15

gari limpeza ruas

Feira de Santana

Profissionais da limpeza pública exercem papel importante em zelar pela cidade

Seja dia ou noite, os agentes de limpeza não têm hora para trabalhar e não há tempo ruim: eles enfrentam...

16/05/2024 às 11h40

image

Rádio acorda cidade