Feira de Santana

Professor da Uefs lança livro de memórias sobre famílias brasileiras

A partir da sua história de vida, professor aposentado da UEFS retrata em livro memórias compartilhadas por muitas outras famílias brasileiras.

15/06/2023 às 15h21, Por Agenda Cultural

Compartilhe essa notícia

Como vencer o abraço de ferro da pobreza em um mundo onde prevalece a lei do mais forte? Quem lança a pergunta é o – ontem, menino, – hoje, professor baiano aposentado Humberto Luiz Lima de Oliveira, 71 anos. O autor do livro Crônicas de uma Infância o Sertão: Memórias de uma Família Brasileira, lançado ano passado pela Quarteto Editora, venceu a penúria de uma infância no interior da Bahia, em uma pequena propriedade rural, agravada pela seca e tantas outras carências. “Foi a educação que me salvou.

Hoje tenho orgulho de ser um professor titular, aposentado, de uma universidade pública”, destaca o escritor Humberto Luiz de Oliveira. Alfabetizado pelo avô, num tosco banco de madeira, na varanda da fazenda Ipoeira, o menino passaria a ler com desenvoltura os jornais que chegavam da cidade grande. Para sair do abraço de ferro da pobreza, teve que fazer a tripla jornada: trabalhar dois turnos e estudar à noite. Relato tão familiar para quem já viveu o drama do êxodo rural bem comum aos brasileiros e todos os pobres do mundo.

Sem sentimentalismo, mas com grande sensibilidade, ternura e por vezes indignação, o autor traz à cena histórias familiares bem comuns à maioria da humanidade. E com olhar arguto, o escritor deixa falar várias vozes narrativas neste romance que se inova ao trazer links que podem ser acessados para as devidas remissões.

O livro se inscreve também na tradição do romance realista pela pluralidade de linguagens com que vai desvendando dores e alegrias de uma família bem brasileira: a lamentável permanência do traço forte da sociedade patriarcal e as consequências nefastas da escravidão com o racismo marcando as relações interpessoais, torturando mentes e corações. Tendo como cenário uma propriedade rural sem garantias de produção econômica, a obra literária traz também o desenraizamento de homens e mulheres, jovens e adultos, condenados ao êxodo rural e que passam de proprietários rurais a trabalhadores urbanos sem qualificação profissional.

O dia em que o cavalo empacou

A ideia de escrever o livro surgiu na pandemia, diante do isolamento social que o impossibilitou de contar histórias aos seus netos, como fez com os filhos. Na roça, sentado em uma cadeira de bambu, enquanto contemplava a paisagem em uma manhã chuvosa, ele reúne os netos – com celulares e notebook – para contar um caso que ocorreu quando era menino: o dia em que o cavalo empacou na encruzilhada das árvores das almas penadas.

“Não podíamos sair para montar a cavalo… Foi uma metáfora da pandemia que me inspirou a escrever a história da nossa família”, relata.

Em 128 páginas, Crônicas de uma Infância no Sertão: memórias de uma família brasileira conta um passado particular e, ao mesmo, tempo muito similar às histórias de superação das adversidades de tantas outras famílias do sertão. A nostalgia dos tempos de infância, os ecos da criança de outrora continuam a ressoar no escritor, sendo traduzidos em renovação, energia e criatividade. Tanto que o novo livro já está no forno. “Agora estou escrevendo sobre as memórias da minha adolescência”, revela. É esperar para ler…

Sobre o autor

Pai de dois filhos, avó de quatro netos, o professor Humberto Luiz Lima de Oliveira se orgulha da história que pôde reviver através das letras. “Todo mundo diz ´minha vida dá um romance´, mas poucos escrevem”, comemora o doutor em Literatura comparada – Université d’ Artois, mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) que resume sua identidade assim: “Sou um homem mestiço de ancestralidade múltipla e grato a todos os meus antepassados. Tanto aos ancestrais vindos da África, no exílio forçado pela escravidão, como aos que vieram da Europa, como os italianos e portugueses, também fugindo de distopias, ou indígenas que aqui se encontravam. Espero conseguir mostrar que, sob a aparência da diversidade ou da estranheza, se esconde uma mesma humanidade. É esta a tarefa ou missão da literatura”. O escritor é também autor do livro Narrativas de Alguma Esperança, publicado no ano de 2016.

Serviço

O quê? Crônicas de uma Infância o Sertão: Memórias de uma Família Brasileira.
Quem? Autor Humberto Luiz de Oliveira.
Quanto? R$ 45,00.
Como? Os livros podem ser adquiridos diretamente com o autor através do WhatsApp (75) 99912-2582.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Excelente professor, vendo a reportagem como não lembrar da querida escola Dalle Nogare a qual estudei da 1ª a 5ª série no inicio dos anos 2000, em que o professor citado na reportagem acima era diretor, obrigado por todo aprendizado, conhecimento e valores passados pelo senhor.

  2. Querido Professor Humberto, a quem tive o privilégio de encontrar dias atrás no centro da cidade e matar a saudade com um papo rápido e um forte abraço. Tenho grande orgulho de tê-lo na minha trajetória de educação. Nobre e admirável, sempre humilde e preocupado com o bem estar do aluno extra-escola. Todo sucesso, vida longa e mais que merecido reconhecimento com está matéria.

  3. Professor Humberto, grande alegria saber que você está bem e produzindo, como sempre. Grande exemplo de ser humano e profissional.

  4. O Acorda cidade é um dos poucos veículos de comunicação que valorizam a prata da casa. Fico muito honrado com esta visibilidade que me dão.

    1. Meu eterno Professor, sou muito grata os ensinamentos que tive através dele, período do Dalle Nogare e foi também na Faculdade. Parabéns Profº Humberto. Abraços!!!

    2. Professor Humberto, grande coração, grande alma. Fico feliz por mais esta produção belíssima. Tenho certeza de que esta obra de arte prencherá os vazios daqueles que vivem sob a capa da aparência de sentimentos e humanidade.

    1. Uma das pessoas mais inteligentes e de coração grande de nossa terra, merece muito mais. Foi uma honra ter estudado no Dalle. Grande abraço.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade