Feira de Santana

Procon alerta para abordagens não oficiais em frente ao órgão

O caso foi encaminhado à presidência da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB)/Subceção Feira de Santana.

10/05/2024 às 16h17, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Procon
Foto: Jorge Magalhães/Secom

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) informa que seus funcionários não realizam abordagens em frente ao órgão – localizado rua Castro Alves, 635, Centro. O atendimento é realizado somente no interior do equipamento municipal.

De acordo com o superintendente do Procon, Maurício Carvalho, o alerta é necessário devido abordagens por pessoas que se identificam como agentes do órgão e direcionam os consumidores aos escritórios de advocacia como forma de captar clientes.

O caso foi encaminhado à presidência da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB)/Subceção Feira de Santana. O termo de denúncia contém relato de um cidadão que foi abordado por uma pessoa que se apresentou como representante de um escritório de advocacia e também como funcionário do Procon, caso presenciado por testemunhas. Sob alegação de que o Procon não resolveria a situação, o homem tentou mediar um suposto agendamento com o órgão para direcioná-lo ao escritório. 

De acordo com o superintendente, a situação fere o código de ética caracterizando advocacia predatória e induz o consumidor ao erro, além de causar constrangimento.

“Orientamos que os consumidores não devem considerar esse tipo de abordagem. Devem seguir diretamente ao órgão conforme agendamento ou até mesmo agendar no local. Peço que não se deixem levar porque não existe nenhum preposto do Procon a não ser aqueles que se encontram no interior da sede da nossa superintendência”, enfatizou.

Ainda segundo Maurício Carvalho, o atendimento é gratuito e pode ser agendado presencialmente ou pelo alicativo “Procon Feira de Santana”, disponível nas plataformas Android e iOS.

O Procon realizou, somente no ano passado, 7.897 atendimentos e cerca de 36% solucionados por meio de conciliação. “Foram quase 3 mil situações resolvidas no Procon sem custar um único centavo para o consumidor”, destacou o superintendente.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O pessoal que faz abordagem consegue ser mais útil do que os trabalhadores do PROCON, o procon só agenda dia de sexta e segunda, e se voce chegar no periodo das 10 da manhã para agendar, eles dizem que não tem mais vaga, é a maior dificuldade para atender, fora que se não conseguem resolver ainda mandam voce voltar para agendar. Banheiro interditado, fora o dia que fui e a impressora não funcionava.

  2. Passei por isso há 5 anos atrás, fui reclamar de um cartão e o rapaz me conduziu até outro lugar dizendo que eu tinha que entrar com uma ação de indenização, mas a única coisa que eu queria era pagar minha conta e ficar livre dessa dívida…

  3. Também com esse atendimento péssimo de vocês ai, fui ai agendar um atendimento, mandaram entrar no site o site nunca funciona, as atendentes só ficam batendo papo e no whatsApp nem atenção dar para o consumidor, nem quis mas voltar e preferir procurar logo um advogado para resolver minha questão, melhorem, melhorem.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade