Feira de Santana

Presidente do Sindguarda denuncia descaso e pede melhorias para a Guarda Municipal em Feira

De acordo com Pedro Oliveira, em entrevista ao Acorda Cidade, a Guarda Municipal tem enfrentado um descaso em Feira.

06/10/2022 às 12h00, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O presidente do Sindguardas, Pedro Oliveira, que representa os Guardas Civis Municipais no estado da Bahia, esteve em Feira de Santana nesta quinta-feira (6), para protocolar uma pauta de reivindicações junto ao governo municipal.

De acordo com Pedro Oliveira, em entrevista ao Acorda Cidade, a Guarda Municipal tem enfrentado um descaso em Feira.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós encaminhamos para o prefeito um ofício solicitando uma audiência, pois temos uma pauta hoje sobre a deficiência da Guarda Civil Municipal. Muitos guardas municipais vêm passando constrangimentos, empurrando viaturas sucateadas na rua. Hoje, fazer segurança pública, sem a essência da Guarda Municipal, não tem como”, afirmou o sindicalista.

Ainda segundo Pedro Oliveira, a entidade busca reivindicar melhores condições nos postos de trabalho, discutir sobre o efetivo reduzido e o chamamento de pessoas habilitadas no último concurso público.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Me falaram que a prefeitura irá abrir um novo concurso com apenas 20 vagas, mas e os mais de 100 habilitados no concurso? O Ministério Público pode sim interferir. Tem o cadastro reserva e por que não chamou. Em Feira de Santana a Guarda ganha um salário mínimo, mas é um policial como qualquer outro, e trabalha desarmado, sem condições perante os infratores, que matam sem dó nem piedade. Esses homens e mulheres merecem respeito”, observou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sim eu acho que ele são merecedores porque eles tem que ser valorizado o trabalho desses guerreiros são muito perigoso porque eles deixam famílias em casa nunca se sabe se vai chegar em casa bem porque sempre acontece muitas coisas perigosa nas ruas parabéns guerreiros VCS merecem ser tratado com dguinidade Bom dia

  2. Guarda municipal só era guarda quando tinha Marcos Vinicius como Comando aí sim Feira tinha uma guarda moralizada e respeitada agora com essa Comandante Pau mandada de Político a guarda vai de mal a pior pq ela não tem competência para assumir tão cargo. Acho que já chegou a hora de colocar alguém que tome decisão próprias nesse órgão.

  3. Precisam valorizar esses trabalhadores. Só acho que o presidente do Sindguarda errou ao dizer que “ são policiais como qualquer outro “. Isso leva desinformação ao guarda e o coloca numa posição que ele por lei, não está.

  4. A GCM deste município desarmado? A ADIN 5538 já derrubou o artigo da limitação que consta no Estatuto do desarmamento, ora, uma das atribuições específicas da GCM é encaminhar o preso em flagrante ao delegado de polícia. Sim, de fato, a GCM é de caráter civil e trás bem claro no seu estatuto esta condição, não dando margem ao entendimento de um patrulhamento ostensivo, apenas preventivo (um dos princípios mínimos da GCM) como trás também proibições explícitas sobre nomenclaturas militares, etc. Acredito que a GCM é o futuro da segurança pública, mas diante desta realidade infeliz nos compadecemos dos guardas desta cidade, que o prefeito conceda o mínimo de recurso e maior assistência aos guardas.

  5. Nobre Genildo Militão, existe um desenrolar nessa situação. Convém perceber que a lei 13.022/14 traz como competência da guarda o auxílio na segurança pública, respeitando as competências da União e do Estado. Logo existe a legitimidade para que a GCM seja sim Policia Municipal.

  6. Não sabia que guarda municipal é policial. desde que eu sei o artigo 144 versículo 5 os guardas municipais é pra proteger os bem do município.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade