Feira de Santana
Prefeitura se prepara para demolição de parte de viaduto da Cidade Nova e pavimenta via lateral
O superintendente João Vianey reiterou que o cronograma total da obra é de 90 dias, e a estimativa é de 30 dias para a finalização das obras demolição.
04/01/2023 às 20h44, Por Laiane Cruz
A Superintendência de Operações e Manutenção (Soma), órgão vinculado à prefeitura de Feira de Santana, deu início nesta quarta-feira (4), às obras de pavimentação asfáltica do acesso lateral ao trecho interditado do Complexo Miraldo Gomes, no bairro Cidade Nova. Também já está sendo montado no local o canteiro de obras, para dar início ao processo de demolição da viga danificada durante a colisão envolvendo uma carreta.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o engenheiro João Vianey, superintendente da Soma, disse que foi necessária esta intervenção preliminar, por conta da forte degradação do pavimento anterior, em virtude das últimas chuvas.
“Nós tínhamos feito o lançamento de material fresado, regularizado a região inteira, mas em virtude da chuva desde o Natal, especialmente no início desta semana, degradou, então estamos intervindo para garantir a trafegabilidade, até que o tempo tenha estabilidade, pois o material está muito saturado, e a gente tenha uma condição mais favorável de execução da terraplanagem, para posteriormente fazer a pavimentação. Está sendo montado o canteiro de obras, como área de vivência, área de estoque e sanitário químico da equipe que vai trabalhar, as máquinas também vão ficar todas posicionadas aqui, já em toda a preparação, porque a gente vai iniciar a demolição e estamos só aguardando o aval do projetista do plano que foi feito”, informou João Vianey, ao Acorda Cidade.
Segundo o engenheiro, será iniciada, primeiramente, a demolição de metade do vão superior, para posteriormente ser feita a exposição das vigas.
“A transversina será rompida, permitindo a remoção dessa viga danificada. A demolição é a parte mais complicada da obra, nela tem que ter uma atenção, porque reduz a estabilidade da estrutura e no momento em que forem demolidas as vigas transversinas, a viga danificada ficará sem apoio, então teremos que definir os apoios, até que seja feita a remoção. A demolição começa esta semana, já estamos com toda a preparação dos equipamentos. O projetista está fazendo a análise ainda de alguns detalhes de nível de equipamentos, mas a nossa estimativa é romper primeiro a barreira de concreto, chamada New Jersey, depois vamos aos poucos demolindo a laje, a pré-laje, e deixaremos a viga exposta permitindo a demolição da viga transversina e a remoção da viga danificada”, detalhou o superintendente.
João Vianey reiterou que o cronograma total da obra é de 90 dias, e a estimativa é de 30 dias para a finalização das obras de demolição.
“Nós estamos com um cronograma de 40 a 45 dias, aproximadamente, após a demolição, para termos a viga concretada, com a proteção, e apta ao lançamento. Então já estamos com toda essa preparação. A gente acredita que com 45 a 50 dias vamos definir o cronograma de lançamento, mas neste intervalo nós lançaremos a viga e será possível recompor a viga transversina rompida, a colocação de pré-laje, concretagem, recapeamento da parte superior e barreira New Jersey. A grande complexidade é que, por se tratar de concreto, temos o tempo de cura em cada etapa, que vamos ter que respeitar. E o projetista está fazendo todas as análises, para que a gente defina o melhor traço, a melhor característica, para liberar sempre o mais breve possível.”
Segundo Vianey, a intervenção mais suscetível à condição do tempo é a do pavimento. “A parte da demolição e da drenagem, não sendo uma chuva torrencial e de grande intensidade, são menos suscetíveis a essa interferência. Compromete um pouco, mas a estrutura em si não.”
O superintendente municipal de trânsito, Cleudson Almeida, ressaltou em entrevista ao Acorda Cidade, que a pavimentação da via lateral do viaduto trará melhorias para a trafegabilidade na rotatória.
“No dia de hoje, a Soma está realizando um melhoramento da pista do acesso lateral e acreditamos que essa execução surtirá o efeito necessário, para que a trafegabilidade retorne neste setor. Se houver ainda chuva no local, vamos tentar utilizar as vias laterais de acesso do bairro Campo Limpo, para tentar trazer tanto o fluxo de carros pesados, quanto pequenos, para que a Soma possa concluir a pavimentação desta via lateral. O que a Soma pretende realmente é fazer uma pavimentação asfáltica para que a empresa tenha tranquilidade também para fazer a obra de reparo no viaduto.”
O superintendente de trânsito lembrou que o Complexo Viário é de grande importância para a região Norte e Nordeste, com um grande fluxo de veículos pesados.
“Aqui nós temos um complexo viário muito importante no Norte e Nordeste do país, por onde passam veículos pesados, com grandes dimensões, e também queremos ressaltar o trabalho da Polícia Rodoviária Federal, que tem colaborado com a interdição da via, para que haja segurança na trafegabilidade no local. A competência desse trecho é de responsabilidade da PRF, mas a SMT vai prestar o apoio sim, e caso haja necessidade, daremos o acesso das ruas laterais, que são vias urbanas, para que a gente possa colaborar da melhor forma possível”, encerrou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Leia também: Prefeitura deve iniciar obra de recuperação do viaduto nesta semana
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Muita incompetência pra resolver isso,há quanto tempo já está desse jeito? Não poderiam contratar guinchos com capacidades maior e fazer a troca da parte da estrutura abalada e depois a demolição e logo a retirada em blocos?
Os viadutos de única mão numa cidade como Feira é para fazer e refazer a obra, típico dos politiqueiros (Dinheiro 2x).
O da Cidade Nova eu só pergunto pq nenhum dos 3 caminhões não bateram na passarela antes? Cadê os Engenheiros de Milhões da Prefeitura?
Quanta desmoralização…
E a conta fica para quem???? pensa ai.
esse viaduto era pra ter uma via de acesso de quem vem da cidade nova ja pra entra no anel de contorno sem precisa pega a rotatória e ele não tem colocaram agora depois que ficou interditado
O que me intriga é que sempre se passou por esse trecho veículos com carga super dimensionadas. A muito tempo materiais ligados a energia eolica passaom por Feira de Santana e so em 2022 que ocorreram esses acidentes. O que houve, o viaduto desceu ou a carga cresceu mais ainda?
culpa do batedor não veio orientando os motoristas dos caminhões acaba batendo
Bastava retirar toda aquela parte superior, pois não tem necessidade dela. Os veículos quem vêm da 116 para 324 sentido Serrinha/Salvador podem fazer a volta circulando o viaduto. Se colocar de volta a parte que quebrou, outros veiculos vão bater de novo e de novo. Falta de planejamento!
Só prejuízo,o piso da cidade todo acabado.
Esse viaduto não está localizado no bairro Cidade Nova, como foi citado, mas sim entre os bairros Campo Limpo, Conjunto Centenário e também Cidade Nova. Não feito um acabamento com asfalto,os carros passam pela terra pura, toda poeira está nas casas da rua paralela.Alem disso os carros estão passando bem rapido matando os gatinhos.Espero que melhore com esse acabamento com
Era só rebocar
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é isso mesmo
Se tivesse feito os cálculos do sistema estrutural correto no ato do projeto de construção desse complexo viário não teria essa dor de cabeça e gastos nesse momento.
Mesma coisa os outros 2 que ligam avenidas
Passa um carro por vez toda manhã como se estivesse algo obstruindo, porém foi falta de planejamento também, logo, todos envolvidos sabiam que o crescimento habitacional para o lado das novas avenidas seriam enormes
Com certeza