Revitalização

Prefeitura retoma atividades de drenagem da Lagoa Subaé nesta quinta-feira (6)

O superintendente explica que várias viagens já foram realizadas para levar o material para o aterro sanitário.

06/07/2023 às 16h32, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

As atividades de drenagem da Lagoa Subaé, no bairro Parque Lagoa Subaé em Feira de Santana, começaram antes do período junino e retornaram hoje (6). Em entrevista ao Acorda Cidade na manhã desta quinta-feira (6), João Vianey, Superintendente de Operações e Manutenção da Prefeitura de Feira (Soma), comentou sobre o trabalho de bota fora da vegetação aquática (macrófitas) que está presente na Lagoa.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

De acordo com ele, a limpeza está acontecendo há pouco mais de dois meses e, já está se recompondo a faixa de preservação do entorno com escavadeiras hidráulicas e caçambas para recolher o material. “A gente já fez a limpeza do trecho frontal, nós estamos avançando no contorno dela, em uma extensão bem significativa, recompondo aquela faixa, uma ombreira de preservação, de observação do entorno”, explicou. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ele destacou que por conta da profundidade, a drenagem do centro fica um pouco mais complicada, porque a máquina não consegue operar no centro. “Obviamente que o trecho mais central da Lagoa não conseguimos acessar, porque a profundidade começa a inviabilizar a operação da máquina, então a gente foi fazendo esse cinturão do contorno, do que é possível, retirando a vegetação de dentro da lagoa e conformando essa taboa”.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O superintendente explica que várias viagens já foram realizadas para levar o material para o aterro sanitário e que, agora, a equipe busca formas para viabilizar a limpeza total da lagoa. “Ainda tem alguns pontos com material de bota fora estocado, a gente tem feito o trabalho, mas os volumes são elevados. Já foram centenas de viagens para levar para o aterro sanitário esse material. O trabalho está acontecendo, mas estamos chegando em um ponto em que, vai ficar central, uma área ainda com vegetação, mas a intenção é viabilizar uma máquina ou com um braço maior ou de um poste maior para que a gente possa ter essa atividade completa” disse. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os próximos passos da Soma nessa drenagem já estão sendo estudados pela equipe. João Vianey concluiu explicando o que já foi realizado até o momento e a previsão para as próximas atividades. “O trabalho que já está feito, hoje, já conseguimos estabilizar uma cota da lagoa, já estamos inclusive fazendo topografia para refazer algumas redes que chegam ali, que estavam anteriormente afogadas, sem condição de evasão. Estamos agora, fazendo uma série de estudos para intervir em algumas situações de drenagem ali do entorno”, finalizou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do Repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para executar os serviços com qualidade só contratando um com Clamshell ou Dragline com lançamento de até 30 mts de extensão

  2. Vocês tem máquinas grande , manda essa máquina e larga de botar dificuldade, a Lagoa grande era bem mais funda e conseguiram.

  3. Mentira pura. Desde quando iniciou tem material q já secou e nasceu outro mato por cima pq não recolheram, a única retroescavadeira tem q parar de limpar para colocar uma parte do material dentro da caçamba. Serviço mal feito demais, as suas estão horríveis de transitar por conta da lama preta que escorre do material, além do mal cheiro e mosquitos que vão p dentro das casas.

  4. E sobre a via de acesso a BR 324?
    Avenida Periférica intransitável,parece um tabuleiro de pirulitos,são crateras enormes, sem condições de colocar um automóvel ,poderiam passar a máquina

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade