Feira de Santana

Prefeitura mobiliza secretarias para acabar com ponto de lixo e de recicláveis em frente ao CSU

O município já assegurou benefícios sociais às famílias que ocupam o local

27/02/2024 às 21h22, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Valdenir Lima

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana mobilizou uma força-tarefa na manhã desta terça-feira (27) para garantir a limpeza da área em frente ao CSU (Centro Social Urbano), na Cidade Nova, bem como a saída de famílias que insistem em ocupar o local, acumulando materiais recicláveis e descartando lixo nesse espaço.

Com esta medida, o poder público municipal pretende combater o descarte irregular de resíduos sólidos e de materiais de construção nessa área [às margens da BR 116/Norte], que resultam em poluição ambiental e um aspecto visual de total abandono.

O diretor municipal de Limpeza Pública, João Marcelo Gomes, afirma que por dia é retirado do local mais de 50 toneladas de lixo, a exemplo de cascas de cocos e materiais insensíveis. Para se ter ideia, minutos antes do início da operação, prepostos da Prefeitura flagraram veículos realizando o descarte de papéis e restos de construções.

“A Secretaria de Serviços Públicos tem trabalhado rotineiramente para manter a área em frente ao CSU limpa, mas há quem insista em jogar lixo. Agora, com essa operação conjunta espera-se que a população não volte a cometer essa prática ilegal”, salientou. Placas indicando a proibição do descarte de resíduos sólidos serão instaladas pela Prefeitura nas imediações do CSU.

Foto: Valdenir Lima

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, também acompanhou a ação e enfatizou que o Município tem ofertado assistência às famílias em situação de vulnerabilidade. O Conselho Tutelar também realizou ação com essas pessoas prestando orientações, uma vez que há presença de crianças.

“No ano passado mapeamos quem são essas pessoas e fizemos o acolhimento oferecendo auxílio alimentação e o Aluguel Social. Ainda aconselhamos a retornarem para suas casas, aquelas que possuem. No entanto, insistem em permanecer aqui, expostas e sob o risco de contrair alguma doença, porque encontram neste local a oportunidade de conseguir uma renda da venda dos materiais recicláveis que são jogados ilegalmente em espaço público”.

A força-tarefa contou com a participação das secretarias municipais de Agricultura, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Prevenção à Violência, Guarda Municipal e a Superintendência Municipal de Trânsito.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)


Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Hj 01/03 o local CSU já tem novamente lixo. A prefeitura limpa, mas não fiscaliza. Existe descarte de todo tipo de material, desde entulho até óleo queimado despejado diretamente no solo. Com essa epidemia de dengue está muito difícil não ficar doente na Cidade Nova.

  2. Se os órgãos competentes cumprisem o que manda alei nada disso estaria acontecendo
    A lei 12.305 existe desde 2010
    Obriga as prefeituras a incluir a educação ambiental na rede escolar
    Obriga a coleta seletiva e separação do lixo por associações ou cooperativas
    Também existe um plano diretor desde 2017 que não é cumprido e não tem quem cobre.
    Isto só i dica que estamos em uma terra sem leis.

  3. Ate que enfim… antes tarde do nunca, esse absurdo, um nojo aquilo ali, faz vergonha à entrada da cidade, coloca um canteiro de plantas e, um fiscal lá para multar, que acaba essa imundície!

  4. Pense numa região que está fedorenta é essa região aí, vc passa em baixo da passarela já sente o odor de carniça, o tempo todo.

  5. A população não ajuda e depois reclama. Aqui em casa separamos os materiais recicláveis e entregamos aos pessoal que trabalha cantando e os lixos colocamos para coleta.

  6. O que precisa é fiscalização e aplicação de medidas pra que tenha ordem ,o que eu vejo são várias carroças fazendo o descarte irregular em qualquer terreno que acham

    1. DE FATO O QUE PRECISA É DE CIDADANIA, EDUCAÇÃO BÁSICA, UMA VEZ QUE QUEM JOGA MATERIAL NESTE LOCAL, SABE QUE É PROIBIDO. A FISCALIZAÇÃO É A AUSENTE PORQUE FEIRA NÃO TEM PREFEITO. MAS A POPULAÇÃO COLABORA SEMPRE PARA A DESTRUIÇÃO DA CIDADE.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade