Obras

Prefeitura de Feira de Santana busca empréstimo de R$ 165 milhões

Hospital, viadutos e via expressa fazem parte do novo conjunto de obras propostas pela prefeitura caso consiga o empréstimo.

19/09/2023 às 07h22, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Jorge Magalhães/PMFS

Construção de um novo hospital; um viaduto de acesso ao bairro Viveiros; outro ligando o Feira IX ao Nova Esperança; e uma via expressa conectando a avenida Ayrton Sena ao aeroporto João Durval Carneiro. Essas são algumas das obras almejadas pela população de Feira de Santana e que podem se tornar realidade em breve, segundo a prefeitura.

Para execução dessas e outras intervenções, o Município buscará um empréstimo de R$ 165 milhões. O pedido anterior de empréstimo, em torno de 50 milhões de dólares, foi retirado pela prefeitura que está propondo outro pedido.

A solicitação desse empréstimo seguirá o padrão Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), com a garantia da União. Essa operação financeira prevê um ano de carência e um prazo de 10 anos para pagamento, o que dará à cidade a oportunidade de investir em projetos essenciais para seu crescimento sustentável.

O empréstimo também viabilizará a realização de obras de drenagem em diversos bairros, como SIM, Gabriela, Conceição, George Américo, Campo Limpo, Mangabeira e Baraúnas – o principal objetivo é solucionar problemas crônicos de alagamentos em períodos chuvosos. A revitalização das lagoas Salgada, do Subaé, Prato Raso e Bereca também faz parte do conjunto de intervenções, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o saneamento básico.

A nova solicitação de empréstimo será em modalidade diferente ao que era pretendido através do Projeto de Lei Nº 030/2022, que foi retirado de pauta na Câmara pelo Município na semana passada, após não ter sido apreciado.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ele quer o empréstimo pra fazer igual avenida Rubens Francisco Dias, uma porcaria de obra mau feita que nem bem inaugurou e já está cheia de buracos, tome *** prefeito, vá cuidar das ruas esburacadas da cidade que não aguenta os mais consertar suspensão de carro, essa sem dúvidas é a pior gestão da história e o principal culpado é José Ronaldo *** queimar o filme dele mais 2024 está logo ali, espero que o povo saiba tirar o joio do trigo, tem renovar também essa câmara daí do tiro galeguinho, Silvio dias e Jonatas o resto pode sumir daí.

  2. Em que mundo vcs vivem?
    1) colbert vai “gastar” o dinheiro e deixar a porcaria que tá o centro da cidade
    2) nem ele nem prefeito nenhum, jamais resolverá o problema de drenagem em nossa cidade, pois ela alaga desde que me entendo por gente (e isso já se vão 53 anos)
    3) é o gestor que só abre a boca pra reclamar que a prefeitura não tem dinheiro pra dar reajuste a servidor, pagar precatório, devolver o que usurpou da gente durante a pandemia e quer mais e mais empréstimo
    Chega colbert, vai trabalhar pra variar! Ninguém lhe suporta mais!

  3. Já panhou 50 milhões agora quer mais 165 milhões.
    Dessa canjica aí não vamos sentir nem o cheiro. Kkkkkkk
    Espero que não consiga mais nada. As ruas estão uma m**** e os caminhos piores. Ninguém nem aí. Nem prefeito, nem vereador, nem deputado. Cada um aí come um pedaço dessa canjica e a população nada

  4. Aqui pra nós só uma observação a prefeitura da nossa cidade não gera recursos públicos suficientes para as necessidades da cidade possa ser feitas será preciso tomar empréstimo e individar a prefeitura com empréstimos acho isso uma falta de organização em relação ao orçamento e arrecadação dos recursos da cidade tem que aprender a trabalhar com os recursos arrecadados pelo tributos provenientes da arrecadação

  5. Mudou algo substancial em relação ao projeto anterior? Ou continua só apresentando promessas sobre o que será feito com o dinheiro? Parece só uma tentativa atabalhoada de ganhar no grito. Tentando promover um embate entre a sociedade e a Câmara de Vereadores, sendo que o erro de não apresentar os projetos do que é requerido, é do executivo.

  6. A promessa de campanha, HOSPITAL MUNICIPAL, tão cobrado pela população até então era visto como inviável de acordo com as entrevistas do próprio Prefeito. Agora no desespero dos seus últimos meses de mandato ele já enxerga viabilidade e solicita um empréstimo Milionário. Situação para deixar a responsabilidade no colo do novo gestor ou para justificar a falta de um Hospital pela não aprovação do empréstimo?

  7. Bom dia, engraçado é que a camara ( vereadores ligados ao prefeito) rejeitaram a emenda no orçamento de 2024,que daria possibilidades de construir o hospital municipal, agora vem com essa de empréstimo?? Seu tempo e dos seus secretarios empoeirados já foi. Fora colbert

  8. Uma prefeitura que arrecada tanto dinheiro, só faz uma obra com dinheiro financiado, uma cidade que só vive no vermelho, cadê o que arrecada?
    Estão tentando a reeleição no tapetão

  9. É preciso pensar a expansão imobiliária que acaba impermeabilizando a cidade, sem ter como escoar essa água pluvial e a retirada de áreas verdes precisa ser pensada uma forma de compensação. As estruturas viárias propostas deveriam ter sido executadas dentro do projeto de original de concepção.
    Será que só agora a Prefeitura viu essas novas demandas que se buscam tais recursos. Vamos pensar Feira com responsabilidade, vivemos como um povo sem direção. Difícil ver e crer.

  10. Deixar o município endividado por 10 anos para os futuros gestores é o objetivo principal da gestão atual.
    Obras que não serão concluídas até o final do atual mandato e a incerteza se terão continuidade nas administrações futuras.
    Intenções assim deveriam ser proibidas pra acabar o problema do endividamento das prefeituras pelas gestões anteriores.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade