Feira de Santana

Prefeitura de Feira cria grupo de trabalho para combater ocupação irregular em lagoas

Participam as Secretarias do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Social, Procuradoria, Guarda Municipal e Defesa Civil.

02/02/2024 às 14h17, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Prefeitura de Feira cria grupo de trabalho para combater ocupação irregular em lagoas1
Foto: ACM

As intensas chuvas que atingiram a cidade no último final de semana evidenciaram os problemas decorrentes da ocupação irregular de áreas de lagoas em Feira de Santana. Diante dessa situação, o prefeito Colbert Martins Filho determinou a criação de um grupo de trabalho para atuar na resolução do problema. Na manhã de quinta-feira (1º), foi realizada uma reunião com representantes de várias secretarias municipais para discutir o plano de ação.

Prefeitura de Feira cria grupo de trabalho para combater ocupação irregular em lagoas1
Foto: ACM

A tarde, a equipe do grupo de trabalho se deslocou para a lagoa do Chico Maia para realizar a primeira ação in loco.

Prefeitura de Feira cria grupo de trabalho para combater ocupação irregular em lagoas1
Foto: Izinaldo Barreto

O trabalho do grupo será focado, inicialmente, nas lagoas do Chico Maia, Salgada e Subaé. O objetivo é evitar novos problemas causados pelo transbordamento das lagoas, que podem provocar inundações em áreas residenciais e outros transtornos.

O prefeito Colbert Martins Filho destacou que a iniciativa visa prevenir problemas. “Estamos montando um grupo específico para agir em três lagoas de Feira de Santana: Chico Maia, Lagoa Salgada e Lagoa Subaé. Vamos utilizar drones para identificar as áreas de invasão e punir os responsáveis. Também vamos trabalhar na recuperação das áreas de preservação para evitar que esses problemas se repitam no futuro”, salientou.

Prefeitura de Feira cria grupo de trabalho para combater ocupação irregular em lagoas1
Foto: Izinaldo Barreto

A ação conta com a participação das Secretarias do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Social, Procuradoria, Guarda Municipal e Defesa Civil.

Prefeitura de Feira cria grupo de trabalho para combater ocupação irregular em lagoas1
Foto: Izinaldo Barreto

Na tarde de quinta-feira, o superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey, utilizou drones para realizar um levantamento do perímetro da Lagoa do Chico Maia. O objetivo é gerar a projeção das áreas de preservação e amortecimento, além de definir medidas para a recuperação da lagoa.

“É necessário fazer toda a análise e o estudo da área. O objetivo é recuperar a lagoa e aumentar sua capacidade de retenção de água em momentos de chuva”, explicou Vianey.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não vejo a hora de acabar mandato desse prefeito inútil o cara não consegue resolver nada você vê uma centena de carros da prefeitura circulando pela cidade e eles não fazem nada, a hora de vocês está chegando vai sair não só o prefeito como esses 6 mil encostados que estão aí a 24anos.

  2. Aqui na estrada do besouro a lagoa que estava seca a vários anos nessa chuva encheu de ponta a ponta porém as pessoas estão invadindo essa importante lagoa e a prefeitura não faz nada e também os carroceiros jogam todo tipo de lixo nela, tem que si fazer alguma coisa urgente

  3. Depois que todas as lagoas de Feira …a Prefeitura quer revitalizar as lagoas de Feira … impossível ressuscitar quem já está morto …eita política suja da Prefeitura de Feira.

  4. Se futucar feira é só lagoa…na Conceição II mesmo já cansei de denunciar o aterramento de lagoa…fiz denúncia no site da prefeitura das secretarias competentes e até hoje não vi acontecer nada.

  5. …Há pelo menos, vinte e cinco anos.
    Tomando como exemplo, a Lagoa do Prato Raso:
    Passava por ali, no início da Rua Aloísio Resende, em frente à quadra do Colégio Municipal Joselito Amorim, dava pra avistar o espelho d’água da Lagoa do Prato Raso. Porém, foram invadindo a lagoa, tomando o seu espaço natural, e hoje ficam reclamando que quando chove, alaga tudo.
    Quando invadiram a lagoa, esqueceram de combinar com as águas de chuva, que descem desde as ruas Barão do Rio Branco, Castro Alves e Barão de Cotegipe, vindas das bandas da Avenida Getúlio Vargas, querendo fluir naturalmente, encontrando um monte de gente no seu caminho natural.
    Difícil acordo.

  6. Pois é. A Lagoa de São José está agonizando servido de descarte de todo tipo de material, sucatas, lixo, entulho tudo que não serve mais jogam na lagoa, a Prefeitura precisa revitalizar a lagoa de São José é histórica e ja matou a fome de muitos moradores.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade