Feira de Santana

Prefeitura dá início a construção de novas ciclovias nas Avenidas Fraga Maia e Noide Cerqueira

Serão 8 km de extensão na Noide e 3 km na Fraga Maia.

25/04/2023 às 16h23, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

A Prefeitura de Feira de Santana deu ordem de serviço, na tarde desta terça-feira (25) à construção de uma ciclovia de aproximadamente 8km de extensão na Avenida Noide Cerqueira e de uma nova ciclovia de 3km na Avenida Fraga Maia.

As obras de reestruturação também serão feitas no trecho próximo ao Anel de Contorno, com a implantação de uma ciclovia próximo ao viaduto e transformando a calçada em pista de cooper.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins destacou que em uma parte da Noide Cerqueira já existe um trecho de ciclovia, entre o Condomínio Irlena Marques e o viaduto, que tem a parte das caminhadas, que serão ampliados.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Vamos esticar essa parte de caminhadas também, já que as ciclovias vão até o final da avenida, chegando até a entrada da Lagoa Salgada, onde nós vamos fazer um espaço para as pessoas poderem assistir ao pôr-do-sol. E na beira da lagoa estamos trabalhando para fazer uma área também de caminhadas e de esportes com bicicletas, de mais ou menos dois quilômetros. Esse é o início de ações importantes, na área do esporte e lazer. Queremos uma pista segura, por isso ela está em cima do canteiro, para evitar riscos maiores, e também uma pista adequada, por isso vamos pedir que os ciclistas andem para ver se têm defeitos, para que possamos corrigir antes que seja concluída”, afirmou o prefeito.

Ele ressaltou que este foi um compromisso feito durante a nossa campanha.

“Já estamos há mais de dois anos com esse projeto pronto, chegamos a licitar, a empresa assumiu, mas estava na época da pandemia e a empresa desistiu. Relicitamos agora e a obra está sendo feita e será concluída. O investimento é em torno de R$2 milhões e a expectativa é que seja finalizada em até seis meses. O projeto de uma ciclovia na Maria Quitéria também está pronto, mas não foi licitado ainda. Sai do Palace e chega até a Universidade. Na Avenida Presidente Dutra, eu vou fazer uma requalificação no centro, para que as pessoas possam andar com mais segurança. Mandamos os projetos agora para Brasília de skate, e pode ser que a gente construa mais cinco ou seis praças de skate, que também é outra alternativa para muita gente que gosta”, esclareceu.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O superintendente de Operações e Manutenção do município, João Vianey, ressaltou que atualmente já existe uma pista de ciclovia na Avenida Fraga Maia, porém precisa ser estruturada dentro das normas.

“Realmente já existe uma ciclovia e uma caixa de pó de pedra, que seria uma pista de cooper. Vamos requalificar todo aquele trecho, implantando de fato a ciclovia, estruturada dentro das normas, e a pista de cooper também em toda a extensão, já que da Rua Tijuca até a Avenida Rubens Francisco Dias já está estruturada. Então vamos implantar da Rua Tijuca até o viaduto, garantindo mais segurança e revitalizando todo o canteiro.”

Conforme Vianey, a empresa está fazendo a parte do cadastro e topografia completa da obra, vendo as interferências necessárias.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Lá tem previsão de transplantil de algumas árvores, e está sendo discutido isso com a Sesp (Secretaria de Serviços Públicos). Na Semman (Secretaria de Meio Ambiente), também já consta essa supressão vegetal, então estamos dando todos os passos, para que a obra possa começar com o mínimo de interferências, pois a gente sabe que lá tem um volume grande de pessoas que usam, a gente está fazendo de uma forma que traga o menor transtorno para quem usa o local durante o dia e no final de semana.”

Quanto à faixa da Noide Cerqueira, ele explicou que a ciclovia irá encerrar antes do viaduto Vereador Reinaldo Miranda. “É um reestruturação e vai dar muito mais segurança aos praticantes de ciclismo e às pessoas que fazem uso recreativo.”

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quero saber se as 3 barracas em forma de bar no final da fraga maia vão ser remanejadas tbm ! Pq você vem com sua familia caminhando ou pedalando e em frente a um bar se deparada com bares no meio do canteiro, banheiros abertos, bebados urinando em plena luz do dia nas arvores etc..

    Ontem estava caminhando com minha esposa e minhas duas filhas as 6 da tarde e ao chegar nesse trecho (unico que nunca foi reformado) me deparo com um cidadão urinando na arvore em pleno canteiro central e mostrando sua genitalia pra todos ao redor ! Precisei ter muito sangue frio pra não cometer uma atrocidade !

    Se for pra fazer uma ciclovia que faça em TODO CANTEIRO e não deixa 100m pra os bares tomarem conta DO ESPAÇO PUBLICO QUE NÓS PAGAMOS

  2. No, futuro, com tantos veículos e engarrafamentos, carros andarão, apenas a’ 05 Kms/h. Para resolver esse problema, será preciso uma pista só para as bikes. Isso, melhoraria, em muito, a fluidez no trânsito. Atualmente, os carros tornaram uma ameaça para os ciclistas.

  3. A obra do Papagaio ainda bem terminou, obra do centro não termina nunca, o cara está tentando começar outra obra para não terminar também, prefeito de obras inacabadas, obra do e boa quando termina, pq deixa um caos para os cidadãos, fora que o cara não cuida das ruas da cidade, buracos imensos em diversos locais da cidade, primeiro cuida da cidade, depois inventa obra, não sei o que tem na cabeça de prefeito.

  4. Muito bom. Esses projetos de ciclovias deveriam vir acompanhados anteriormente de um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Que se faça na João Durval, Getúlio Vargas e nas ruas principais de cada bairro e distrito!

  5. Não entendi, já existe uma ciclovia na Noide Cerqueira início na Gold Academia até às imediações do viaduto que liga a BR 324.

  6. Porque não reformam a ciclovia da presidente Dultra ? Está uma porcaria há mais de 10 anos ,. As palmeiras cresceram quebrou os pisos está cheio de ondulações , a grama e o mato tomando conta fora que as marcas que dividiam a área dos pedestres e ciclistas apagaram há anos e nunca foram refeitos , e o prefeito só trabalha nos bairros nobres ,

    1. Uma pena que essas ciclovias só vai servir pra galera que gosta de correr na ciclovia atrapalhar que pedala como uma ver um cara correndo pulou na frente de minha bike me dando um grande prejuízo e machucados…

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade