Lançamento

Pré-candidato ao governo do estado, Jerônimo Rodrigues se reúne com movimentos sociais em Feira de Santana

O lançamento da Caravana Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia, foi realizado na manhã desta terça-feira (17).

17/05/2022 às 17h59, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O pré-candidato ao governo do estado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), esteve na manhã desta terça-feira (17) em Feira de Santana, participando do lançamento da Caravana Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O lançamento foi realizado no Hotel Ibis, onde o pré-candidato se reuniu com movimentos sociais do campo, entidades da agricultura familiar e lideranças.

Ao Acorda Cidade, Jerônimo Rodrigues destacou a importância deste projeto para a agricultura familiar.

“Quando o governador Rui Costa criou a Secretaria de Desenvolvimento Rural, foi para atender com políticas públicas a reforma agrária, agricultura familiar, comunidades quilombolas, ribeirinhos, parcerias com as prefeituras municipais e um fortalecimento daquelas ações que dizem respeito à agricultura do campo, aquela agricultura praticada em cada canto do Estado da Bahia. Eu tenho certeza que neste momento para SDR, é importante dizer que o Parceria Mais Forte, consolida uma ação de assistência técnica, de agroindústria e de comercialização”, afirmou.

Ainda de acordo com Jerônimo Rodrigues, a Bahia tem autonomia para produzir os próprios produtos, sem ter a necessidade de importar de outros estados do Brasil.

“Infelizmente no passado, não se tinha essa autoestima da agricultura, não era vista, era vergonhoso a gente tinha vergonha de ser agricultor, tinha vergonha e hoje nós temos orgulho e nós vamos fazer um plano arrojado para que a Bahia entre com estas cadeias produtivas mais importantes. Nós vamos sim, fazer um programa dialogado com as cooperativas, com as associações para que a gente possa sair da importação de alguns produtos, porque nós temos condições suficientes. A gente verifica esta região de Feira de Santana, de Santo Antônio de Jesus, grande produtora de mandioca e a gente perde essa oportunidade, não dá para poder a gente ter que buscar a laranja em São Paulo, nós temos aqui no litoral norte, temos condições suficientes para isso e nós temos que investir de forma muito forte para que agricultura familiar possa assumir essa responsabilidade”, destacou.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro, informou à reportagem do Acorda Cidade, que a Caravana irá percorrer por 27 territórios do estado da Bahia.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Diante deste cenário de tantas entregas e de tanta valorização da agricultura familiar no estado da Bahia, a gente fez uma avaliação interna com a nossa equipe e decidimos que teremos que fazer uma prestação de contas com o segmento da sociedade civil organizada e poder público. Então a caravana inicia hoje aqui em um grande lançamento, mas ela vai ela vai percorrer os 27 territórios e apresentar junto com eles, todos os investimentos feitos na agricultura familiar. A gente está falando mais de 130 mil agricultores familiares que estão sendo beneficiados com investimentos que passam aí pelo caráter de investimento produtivo, assistência técnica, assistência rural, então é um conjunto de investimentos que somam e que se desdobram em ações práticas”, disse.

Presente também no evento, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana (STR), Conceição Borges, contou que este encontro com o secretário estadual e lançamento de uma campanha voltada para o campo, é de suma importância para a categoria da agricultura familiar.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Tudo que vem para agricultura familiar é muito importante, entre elas, é a construção de cisternas que permitem que as pessoas possam produzir em massa, mas é necessário se fazer outros tipos de investimentos, incentivar a produção investindo no beneficiamento e na comercialização. Então quando a gente tem um projeto como este a gente, se anima, mas também fica bastante atento para cobrar a implantação e que isso não demore muito”, contou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade