Domingo de Páscoa

Páscoa é celebrada com renovação de votos e esperança em Feira de Santana

A Páscoa, segundo o Pe. Paulo Tarso Bispo representa a vitória da vida sobre a morte.

09/04/2023 às 12h22, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Catedral Metropolitana de Sant’Ana, em Feira de Santana, foi palco de uma cerimônia especial neste Domingo de Páscoa (9). A Missa de Páscoa é um dos eventos mais importantes do calendário religioso cristão e representa a renovação da esperança e da fé na vida eterna.

O padre Paulo Tarso Bispo de Souza, paróco da Catedral de Sant’Ana explicou ao Acorda Cidade que a Páscoa representa a Ressurreição de Jesus.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Esta é uma festa que já era celebrada pelos judeus, e celebrava justamente a saída do Egito. O Egito inicialmente teve proteção, mas depois começou um tempo de escravidão e gritou por libertação e Deus enviou Moisés, libertou o seu povo e Moisés conduziu o seu povo à Terra Prometida e os judeus então celebravam anualmente a festa da Páscoa. E Jesus morreru também justamente nesse período. E para nós cristãos, a Páscoa é a vitória da vida sobre a morte. O pecado, a morte foram destruídos e a vida venceu”, destacou.

A penitência é um tempo de preparação para a Páscoa, indicou o pároco.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A gente faz jejum, fica sem comer, nos abstemos de algo que a gente gosta muito. É um sacrifício físico, carnal, não comer alguma coisa que a gente goste, ou até mesmo não usar, por exemplo, o WhatsApp, ou algumas dependências que nós temos, para a gente conseguir trabalhar e crescer espiritualmente. Tem um significado muito grande e importante para nós. Crescemos espiritualmente quando fazemos penitência e abstinência”, explicou.

A palavra levada aos fiéis é exatamente sobre a morte que foi vencida e destruída.

“Maria Madalena foi cedo ao túmulo de Jesus e o encontrou vazio, voltou achando que tinham roubado o corpo de Jesus e comunicou a Pedro e a João. Porém, quando João, discípulo amado do Senhor, chegou lá, viu, compreendeu e acreditou, é o verbo que tem na palavra. Então, João acreditou naquilo que Jesus tinha dito para ele, ‘vou ser entregue, vou morrer, mas no terceiro dia, vou vencer, vou ressuscitar’, então a palavra de hoje é exatamente sobre a morte que foi vencida, destruída e a vida, portanto, é quem tem a última palavra”, disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A programação da Semana Santa iniciou no Domingo de Ramos. E a partir deste Domingo de Páscoa até Domingo de Pentecostes celebra-se o Cristo vitorioso e vencedor, abordou Paulo Tarso.

“Hoje iniciamos um grande dia que seguirá por 50 dias. Até Domingo de Pentecostes nós iremos celebrar como um grande dia, a mesma alegria do Cristo que ressuscitou e é vencedor”, concluiu.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, Creuza Sobreira, 86 anos, disse que frequenta a missa do Domingo de Páscoa desde os 7 anos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A Páscoa é a vida. A ressurreição de Jesus é o símbolo de toda cristandade. Não existe nada sem a ressurreição de Jesus. ‘Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que vive e crê não morrerá'”, abordou a passagem bíblica.

Creuza participou de todos os dias da programação da Semana Santa.

“Eu vivo a Semana Santa como se fosse a primeira e a última, porque estou viva, agradecendo a Deus por tudo”, ressaltou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade