Feira de Santana

Pacientes internados na UPA da Mangabeira aguardam por até 30 dias uma vaga de UTI

Ambos os pacientes, correm risco de vida caso não sejam transferidos com urgência.

15/08/2022 às 14h33, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O paciente Eudes da Silva Araújo, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro da Mangabeira no dia 6 de agosto com fortes dores de cabeça.

Ao Acorda Cidade, a sobrinha, Patrícia Araújo Bastos, informou que o tio pode estar com um tumor no cérebro e necessita com urgência, ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), porém a regulação ainda não foi liberada por falta de vaga.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Inicialmente meu tio foi atendido na Policlínica do bairro Tomba com fortes dores de cabeça. Lá, ele foi medicado e mandaram ele para casa. Já no sábado, o filho dele que estava acompanhando, percebeu que ele ainda não estava bem, levou para a UPA do Clériston, mas ao chegar lá, mandaram vir para UPA da Mangabeira. No momento que ainda estava fazendo a triagem, meu tio desmaiou, começou a vomitar e a pressão subiu tanto, que encaminharam ele para a sala vermelha, desconfiaram que poderia ser um AVC, solicitaram uma tomografia, fizemos de forma particular e constataram um nódulo no cérebro, mas ainda não se sabe se é um câncer ou uma massa. Já temos 10 dias aguardando esta transferência neste sofrimento e só temos respostas negativas. Tem dois dias que o filho dele estava acompanhando-o no banho e informou que ele teve uma crise convulsiva. A médica informou que isso pode ser proveniente da compressão que está tendo no cérebro, assim como a falta de oxigênio que está ocorrendo. Eles querem intubar o meu tio, mas a gente sabe que se fizerem isso, ele pode não reagir”, lamentou.

Ainda de acordo com Patrícia, Eudes da Silva ainda precisa realizar uma ressonância magnética.

“Meu tio precisa de um neurologista, precisa também passar por uma ressonância, inclusive deram um papel e precisamos correr atrás para fazer de forma particular, não sabemos nem o valor, mas queremos correr contra o tempo. Precisamos de um suporte como uma ambulância e transferi-lo daqui para a clínica e a médica está nos dizendo a todo instante, que se ele não for transferido o mais rápido possível ele corre vida de risco, o cérebro está fazendo compressões”, disse.

Outro caso

Ivan Almeida da Silva, está acompanhando a mãe Carmelita Gonçalves de Almeida, 72 anos e que nesta terça-feira (16), completa 30 dias de internada na UPA da Mangabeira.

Ao Acorda Cidade, ele contou que são naturais do município de Pintadas, mas por falta de recursos, preferiram vir à Feira de Santana, em busca de atendimento.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Minha mãe teve uma infecção, atingiu os rins, o fígado, está com secreção no pulmão, o coração dela está fraco e nesse momento está sendo mantida por dois medicamentos, um para manter o coração e o segundo, para manter a pressão. Amanhã completam 30 dias que minha mãe está internada aqui, e até o momento não surgiu nenhuma vaga na UTI e o quadro dela está se agravando cada vez mais. São quatro filhos que estão se revezando nesta luta diária, não somos aqui de Feira, somos de Pintadas, e como lá não tem muitos recursos, decidimos vir para cá e durante todo este período, nós estamos ficando na casa de conhecidos. Infelizmente as notícias não são boas, o médico informou que ela não está reagindo muito bem e pode não aguentar por muito tempo”, concluiu.

O Acorda Cidade entrou em contato com a Central de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), e aguarda retorno.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Este sistema de regulação do nosso município precisa mudar de alguma forma para atender a necessidade da nossa população que tem a necessidade urgente de ser transferida para um atendimento mais eficaz pra salvar vidas

  2. Fiquei com a minha mãe internada aí na upa da Mangabeira aguardando regulação infelizmente não conseguimos a minha mãe veio a óbito.ficamos mais de 20 dias!
    Isso é um desrespeito com à população.

  3. Ué agora q a covid diminuiu não tem mais uti ?? E assim mesmo o governador só está preocupado em prender os perigosos veículos atrasados; por q e um perigo pra sociedade um veículo atrasado

Mais Notícias

Arraiá da Catedrá

Prévia do São João

Catedral de Sant'Ana promove 15ª edição do "Arraiá da Catedrá" dia 1º de junho

O Arraiá será realizado a partir das 20h no Zilas Cerimonial, localizado na Rua Xingu, nº 555, bairro Capuchinhos.

24/05/2024 às 11h33

Apae - novas equipamentos

Feira de Santana

Após liberação da verba, Apae adquire 1.700 equipamentos; próteses e cadeiras de rodas já estão sendo distribuídas 

Os repasses federais de verbas que estavam retidos pela prefeitura foram liberados, o que possibilitou a distribuição dos equipamentos. 

24/05/2024 às 10h20

matagal rua 25 de maio

Feira de Santana

Moradores cobram limpeza de terreno usado como espaço de lazer no bairro Conceição: “Está uma vergonha”

O local que poderia estar sendo utilizado como espaço de lazer, está tomado pelo mato, lixo, além de trazer insegurança...

24/05/2024 às 10h00

Empresário perde dois pneus ao passar em buraco na BR-324 e reclama de condições da rodovia pedagiada

Bahia

Empresário estoura dois pneus ao passar em buraco na BR-324 e reclama de condições da rodovia pedagiada

Além da BR-324, o motorista também mencionou problemas na BR-116 Sul, que enfrenta buracos em vários trechos.

24/05/2024 às 07h52

Pontilhão

Feira de Santana

Pontilhão que liga os conjuntos Feira IX e Feira IV será reconstruído na próxima semana

A informação é do vereador Pastor Valdemir que, em pronunciamento na Câmara, comemorou a execução dos serviços pela Prefeitura na...

23/05/2024 às 17h04

Núcleo Agenda Bahia do Trabalho Decente

Feira de Santana

Núcleo da Agenda Bahia do Trabalho Decente é implantado em Feira de Santana 

A iniciativa do Governo do Estado, visa difundir os princípios do trabalho e obter contribuições para elaboração de políticas públicas....

23/05/2024 às 17h00

image

Rádio acorda cidade