Solidariedade

Paciente da Unacon doa refeições para outros que necessitam de ajuda

Muitos pacientes são regulados de outras cidades. Alguns não possuem condições financeiras e só contam com o serviço de transporte oferecido pelas prefeituras. 

29/08/2023 às 21h27, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana, o bem é multiplicado pelas mãos de uma paciente que percebeu a necessidade de outros pacientes e acompanhantes e resolveu ajudar.

Analice da Silva Santos, doa refeições para outras pessoas que são atendidas no hospital. Muitos deles vêm de longe e precisam se alimentar, mas não têm dinheiro sobrando para pagar por uma alimentação. Entre copos de caldos e sopa, a paciente não somente alimenta, mas aquece o coração de quem mais precisa.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, ela disse que a ideia surgiu ao observar a situação das pessoas quando também vai realizar suas consultas. “Eu sempre gostei de fazer o bem, fazia cesta básica, pedia ajuda, se alguém precisasse, eu fazia. Eu cheguei aqui, vi a situação das pessoas que vêm de longe, ficavam aqui o dia todo e com certeza não tinha um real para comer”.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Analise também realizou o tratamento de radioterapia e quimioterapia na Unacon. Ela conta que teve câncer de mama, mas está em processo de cura. “Eu confio em Deus, mas ainda faço acompanhamento aqui, tenho que passar pelos médicos, mas graças a Deus, estou me sentindo bem”.

Para transportar os alimentos, ela conta com a ajuda do esposo, do filho e de um sobrinho que empresta o veículo para levar os alimentos. Segundo ela, a família teve o veículo roubado, mas a solidariedade de outras pessoas não parou a ação. 

“Quando a gente quer fazer o bem, não tem desculpa. O prazer de ver as pessoas lhe agradecendo, não tem quem pague”, afirmou. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Inaugurada em setembro de 2009, a Unacon é um centro de referência em oncologia gratuita para toda a Bahia. Cerca de 1.500 pacientes são atendidos mensalmente nas áreas de oncologia clínica, radioterapia e em áreas cirúrgicas. Por isso, muitas pessoas são reguladas de outras cidades. Por muitas vezes, muitas delas não possuem condições financeiras e só contam com o serviço de transporte oferecido pelas prefeituras. 

unacon HDPA
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Moradores do município de Santa Luz, a aproximadamente 150 km de Feira de Santana, estavam nesta terça (29) na unidade. O segurança da rede hospitalar da cidade, Djael Pinto de Oliveira, veio acompanhar a esposa durante o tratamento e parabenizou Analise.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Agradecer a essa iniciativa belíssima dessa senhora que está doando os alimentos, o mingau, caldo de aipim, o arroz doce. A gente sai do interior, às vezes sem dinheiro e aqui ameniza a fome. Que Deus abençoe a ela, que nunca falte e que sirva de exemplo aos empresários de Feira de Santana e da região do Sisal. Ela está fazendo isso de coração, mas muitas vezes pode apertar no orçamento dela”, declarou. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Júlio Conceição Souza, estava tomando o caldo de aipim e aprovou o alimento e a iniciativa. “É uma benção de Deus, está de parabéns, nota 10. O caldo já ameniza a fome, porque eu tenho que pagar carro para ir para Santo Estêvão e aqui já me facilitou o dinheiro do lanche”, disse ao Acorda Cidade.

Analise começou com quentinhas, mas disse que não teve como sustentar as doações. Todas as terças, ela faz duas panelas de algum alimento e leva até a unidade. Ela conta que prepara tudo com muito amor.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Resolvi fazer a sopa que dá para mais gente, o arroz doce que o custo é menor. Hoje eu trouxe sopa, eu uso só peito de frango, e o caldo de aipim, que só uso carne de sertão e carne moída porque são pessoas doentes e não podem comer gordura. Faço com capricho e dá para ver a felicidade das pessoas que recebem. Eu tenho muito amor a essa obra”, declarou Analise.

Quem tiver interesse em colaborar, pode doar qualquer valor na chave Pix 75981785353. 

Caso queiram doar alimentos para o tipo de alimentação que Analise produz, podem levar até ela durante as manhãs de terça-feira.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu assisti a entrevista que dona Analise deu a TVE e não tenho parentes fazendo tratamento lá, e eu tbm nunca fui… mais a coragem dela me emociona. Não deveria ser assim, principalmente pessoas passando por esse sofrimento. Tanto imposto, tanta taxa, e as pessoas precisando pelo menos de um café ☕ e um biscoito 🍪 na recepção, seria o mínimo.😢

  2. ESTAS AÇÕES SOCIAIS DE SOCORRO ALIMENTAR PARA OS NECESSITADOS, EM FEIRA DE SANTANA, PRECISA SER AMPLAMENTE DIVULGADO, PARA QUE O MUNICIPIO PERCEBA QUE A SOCIEDADE CIVIL ESTAR REALIZANDO EM FAVOR DA POPULAÇÃO MENOS FAVORECIDA, E DE OUTROS NECESSITADOS DE ASSISTENCIA (COM VULNERABILIDADE SOCIAL VIVENDO EM SITUAÇÃO DE RUA), POIS ESSAS PESSOAS AUMENTAM CONSTANTEMENTE NA CIDADE, E PRECISAMOS UNIRMOS E AJUDA-LOS. FAZEMOS PARTE DE UM GRUPO SOCIAL (PROJETO BEM NA HORA) QUE TAMBÉM ATENDE ESSA POPULAÇÃO DESASSISTIDA, HÁ MAIS DE 04 ANOS, COM MUITA ABNEGAÇÃO.

  3. Que coisa linda! Ainda existe muita gente boa neste mundo. Que Deus continue abençoando a vida de toda essa família. Quem planta o bem, colhe milagre.

  4. Único é um descaso com os pacientes pois ontem teve consulta com *** de 6 horas da manhã que o pessoal chegou eles veio avisar que o médico não veio já era 12:10 fora que todas vez é assim vc chega cedo e só sair uma 2 horas da tarde é muita demora p quem vai fazer tratamento..fora a faltas de informação

    1. Olá roziane
      Roziane, acredito que o pessoal avisa que o médico não vem, assim que o pessoal responsável é comunicado pelo profissional que não vai poder comparecer por algum motivo, ou a senhora acha que o pessoal vai esperar da 12:10 pra avisar?
      E quanto a desinformação, acredito que você se equivocou, ou se acha que não se equivocou, peço que cite alguma desinformação do pessoal.
      E em relação a demora, a senhora pode procurar o serviço particular que tem hora marcada, ou então se acostumar com a “demora”, pois não tem só a senhora para ser atendida.

  5. BORA DOAR! QUE ATITUDE BELÍSSIMA. UMA PESSOA DESSA TINHA QUE TER UM CONTRATO COM A PREFEITURA E SER FINANCIADA POR ELA. JÁ FIZ MINHA DOAÇÃO, PARABÉNS PELA INICIATIVA!!

  6. Quem deveria fazer isso são os políticos, mais como não estão nem aí pro povo, Deus envia anjos como esses aí ; a recompensa vem de Deus pra vcs

  7. Parabéns pela iniciativa, belíssimo exemplo de empatia.
    Por outro lado os políticos desviam o dinheiro da saúde,da educação, ETC ETC ETC, para uso próprio , imagine a consciência de um sujeito sabendo que por causa da sua corrupção, várias pessoas morreram de fome ou por falta de atendimento.

  8. 😍😍😍😍
    Que forma linda de servir, de ser um pedaço de Deus na vida do outro. Tentando amenizar o sofrimento de um tratamento oncológico.
    Que Deus continue te abençoando, Analice.
    Também quero colaborar.

  9. Deus ilumine a saúde desta Sra. Analice, belo trabalho. Deus lhe conceda muitos anos de vida com muita saúde, um grande exemplo de irmandade. Gente vamos colaborar com Analice para ela continuar com este lindo trabalho. Deus te abençoe, parabéns.

  10. Deus vê tudo . As pessoas que ajuda o próximo Deus n deixa faltar. Uma pessoa humilde e de bom coração.N conheço ,se tivesse mais pessoas para ajudar, rico empresário deveriam contribuir com essa humilde e de bom coração. O rico n ajuda ninguém, é mais fácil tomar um copo de café na casa do pobre do que na casa do rico. Pura realidade. Que Deus ilumine esse anjo. Deus ama, quem ajuda o próximo.

  11. Bela iniciativa quem não servi pra servi não serve pra viver assim diz o senhor ótimo trabalho além das recompensas do senhor muitas igrejas evangélicas faz esse trabalho tbm a princípio à igreja torre forte do campo limpo entre outras que Deus abençoe todos grandemente pelo esselente trabalho feira precisa vê que não só basta o atendimento como tbm uma ceia alimentar tenho certeza que não irá impactar muitos nos cofre público ou fazer uma parceria com as indústrias e os micro empreendedor da cidade toda intenção é válida Deus abençoe todos grandemente.

  12. Deus cuida de pessoas pelas mãos de outras, todos são abençoados mas os que doam juntam um tesouro nos céus. Que o Pai celestial abençoe essa alma bondosa.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade