Feira de Santana

Paciente com problemas cardíacos aguarda regulação em Policlínica do George Américo

João Lopes Moreira está internado desde o dia 30 de abril.

10/05/2023 às 17h13, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Arquivo Pessoal

O motoboy, João Lopes Moreira, de 42 anos, morador do bairro George Américo, em Feira de Santana, está desde o dia 30 de abril internado na Policlínica do George Américo. Ele deu entrada na Policlínica com fortes dores no peito e foi constatado um inchaço no coração e em seguida que ele estaria com pneumonia, agora João precisa ser regulado com urgência para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) pois seu quadro está se agravando podendo até necessitar de um transplante.

A sobrinha de João, Daine Lopes Nascimento relatou ao Acorda Cidade a dificuldade vivenciada pelo seu tio e as barreiras encontradas no atendimento na Policlínica. Segundo Daiane, João está amarelo, sentindo muitas dores nas pernas e com inchaços. Ela questionou o motivo dele ainda não ter conseguido a regulação, inclusive pela idade que tem.

“A médica fez os exames nele e nesses exames deu que ele estava com o coração inchado e com pneumonia. Ele ficou internado sentindo fortes dores e lá elas não estavam medicando ele. Eu conversei com a esposa do meu tio e disse que não tinha sentido ele estar internado sem tomar medicação. A esposa dele foi lá, conversou e deram antibiótico para ele. A gente não quer ver o nosso familiar morrer por negligência médica, quando foi nessa semana a própria médica que estava atendendo chamou a esposa dele e disse que a situação estava se agravando e que era bom conseguir a regulação logo, só que quando a gente começou a postar nas redes sociais, marcar as mídias, a própria médica falou que daria alta para ele, que ele estava com pneumonia e que essa situação a gente teria que procurar para resolver. Ele não tem carteira assinada, ele roda como motoboy, como vai conseguir fazer esses exames todos?”, indagou.

Daiane contou que o seu tio está na fila da regulação, no entanto estava constando que a entrada de João foi devido a uma pneumonia por consequência de Covid.

“Quando um parente da família foi olhar o número da regulação dele foi observado que o pedido da regulação estava relacionado ao problema da penumonia e não ao problema no coração. E como é que ele deu entrada no hospital e a médica disse que ele era cardiopata? Aí ela disse que a entrada dele foi pneumonia por consequência de Covid. Quando fomos questionar a médica a respeito, ela disse que não tinha obrigação nenhuma de dar o prontuário dele e nem de regulação, só que a gente já se informou com pessoas que têm conhecimento e essas pessoas informaram para gente que é direito do paciente ter a foto ou cópia da regulação até para a gente poder encontrar a solução com outras pessoas, mas a médica se negou”, expôs.

Nesta terça (9), um sobrinho de João foi a Policlínica conversar com a médica, a fim de mais informações sobre o quadro do tio.

“Após isso a médica atualizou o prontuário dele e agora está constando todas as situações, e está aparecendo que a regulação estava em tela há dois dias. Ele é um homem novo, parente da gente, estamos todos apreensivos sabendo que podemos perder nosso tio a qualquer momento, a família toda sofrendo, estamos buscando ajuda”, compartilhou.

João continua internado na Policlínica.

“Até o momento conforme as atualizações que tivemos é que a pneumonia dele está curada, mas está lá aguardando a regulação. A situação dele só se agrava, a barriga dele está inchada, e a médica já falou com a mulher dele que talvez precisará de um transplante. Ele não tá conseguindo nem entrar em um hospital para o tratamento do coração, imagine conseguir um transplante? Ele é um pai de família, está preocupado, sem poder trabalhar. A gente vai a policlínica e ninguém quer explicar a situação. Estamos aflitos desde o dia 30 e não conseguimos nada, tem pessoas que entraram depois dele e já foram reguladas.”, concluiu.

O Acorda Cidade entrou em contato com a Central Estadual de Regulação e aguarda retorno. A reportagem também está buscando contato com a Policlínica do George Américo para mais esclarecimentos sobre o assunto.

Com informações da jornalista e produtora do Acorda Cidade Maylla Nunes.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jerônimo gastou 15 milhoes na micareta nada contra ,mas todos sabem isso já e mirando na próxima eleição ,a saúde fica pra depois a final político e aliados não entra na regulação

  2. Até quando vamos ser vítima desse sistema corupito quantas pessoas morrem nessa fila que nunca anda um absurdo com a população !

  3. Absurdo o que está acontecendo com as pessoas a espera dessa regulação,fora os erros que são cometidos e passam despercebido pelos familiares dos pacientes, exemplo disso é o dia que ele deu entranda na policlínica,e a regulação só está com dois dias, sendo que tem mais de 9 dias! Absurdo isso!

  4. Conheço João Lopes Moreira, bom amigo e exemplar pai de família, absurdo o que ele está passando, nenhum cidadão de Feira de Santana merece passar por isso, primeiro porque é dever do poder público cuidar dos seus cidadãos, segundo porque, parece que saúde está entregue nas mãos de profissionais insensíveis ou incapazes e sem qualquer comprometimento ético e humano, não se importando com a vida do próximo. Não era preciso nada disso chegar na mídia, bastava atender esse paciente ou qualquer outro como ser humano que tem família, sonhos, esperança e quer apenas cuidar da sua saúde voltar a sua vida normal.

    1. É Matias, se olharmos num ângulo mais amplo, o eleitor é o maior culpado nessa história, pois com o voto gera políticos insensíveis… Você entende porque não temos que ter políticos pilantras de estimação? E você é da turma do L.

  5. vc q diz q a Bahia vai bem não fique doente a regulação e um instrumento pervenso criado por políticos covardes ,pra eles e os amigos deles não a regulação lembro muito bem guando o cantor Agnaldo Timóteo passou mal na região de barreiras não ouvi regulação ,

  6. Descaso total, como pode um paciente permanecer internado sem tomar as medicaçoes necessárias e ainda por cima a familia nao poder ter acesso ao prontuário do paciente para ao menos saber quais os reais problemas. Fila de regularização existe pra isso né? Paciente esperar e acontecer o pior….

  7. Absurdo isso,um pai de família está a mercê aguardando essa tal de regulação, enquanto isso a situação está se agravando.cade os poderes públicos.lamentavel

  8. Se a minha memória está boa na campanha eleitoral para governador da Bahia o atual o senhor governador Jerônimo Rodrigues disse que uma das suas prioridades é acabar com esta fila de regulação pois a mesma deixa pacientes e familiares apreensivos aguardando ser transferido

  9. O sistema de saúde de feira está defasado,os órgãos responsável precisa dá uma resposta a família e a população, fora os outros casos isolados. Vão deixar mais um paí de família morre?

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade