Feira de Santana

Obras de duplicação da Artêmia Pires devem iniciar até agosto, diz secretário

Licitação do primeiro lote da obra será realizada esta semana.

12/06/2023 às 17h40, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto-Artemia-Pires-Secom
Foto: Reprodução/ Secom

Está marcada para acontecer esta semana a licitação para o primeiro lote de obras da duplicação da Avenida Artêmia Pires, localizada no bairro SIM, em Feira de Santana. A informação é do Secretário Municipal Extraordinário de Programas Especiais, Carlos Geilson, que participou ontem (11) de uma visita ao local, acompanhado do prefeito Colbert Martins, técnicos e engenheiros da prefeitura. A expectativa é que até o final de agosto as obras do primeiro lote sejam iniciadas.

“Foi uma visita importante, com o prefeito Colbert Filho, técnicos e engenheiros da prefeitura, o superintendente João Vianey, identificando os pontos críticos da Artêmia Pires, em relação à duplicação. A obra será feita em três etapas: a primeira saindo do Atacadão São Roque, em frente à Drogasil, até o Corredor dos Araçás; o segundo lote da obra será do atacadão até pouco depois da Unex, e a terceira etapa será do Corredor dos Araçás até as imediações do Jardim Brasil”, informou Carlos Geilson, em entrevista ao Acorda Cidade nesta segunda-feira (12).

De acordo com o secretário municipal, durante a visita foram identificados vários locais com pontos críticos, devido ao avanço de estabelecimentos e condomínios em relação ao limite da avenida.

“Tem trechos nos quais a duplicação será suave, e em outros trechos vai demandar negociação, muita conversa e colaboração das pessoas que avançaram o recuo e estão fora do limite, como condomínios, casas comerciais, então esses locais o governo vai com sua equipe dialogar, alertar, pedir a boa vontade das pessoas, para que havendo o recuo, possamos ter o sonho que é a Avenida Artêmia Pires totalmente duplicada e também o benefício vai chegar ao entorno da avenida, porque as pessoas sabem a dificuldade que é para se ter acesso a vários condomínios, inclusive, hoje teremos reunião com um empresário que tem um grande lote ali e pode ceder um espaço para que se faça um retorno ali próximo ao Zilda Arns, então essa visita foi muito importante, porque em cada lugar o prefeito foi parando e apontando”, explicou.

Conforme Carlos Geilson, a prefeitura espera contar com o apoio da população do bairro. No entanto, aqueles que resistirem poderão sofrer as sanções necessárias.

“Vamos fazer tudo dentro da boa vontade e do diálogo, e aqueles que resistirem, o governo vai tomar as medidas necessárias, o que não pode é ficar a Artêmia Pires como se encontra hoje. E esse benefício também vai chegar à Lagoa de Berreca, que na década de 60 a 70, era um verdadeiro espelho d’água, então é necessário que o governo faça a Bacia do Pojuca, para que a lagoa possa ser revitalizada, respirar, e os dejetos e esgotos não sejam mais despejados lá.”

avenida artêmia pires foto pmfs 01
Foto: Reprodução/ Secom

Pedido de empréstimo

O Secretário Municipal de Programas Especiais falou também sobre um pedido de empréstimo entregue pela prefeitura à Câmara de Vereadores para a realização de parte da obra.

“O ideal é que a Câmara aprovasse o pedido de empréstimo para que se fizesse a duplicação com drenagem profunda, que é necessária e é algo para durar anos e décadas. Mas se a Câmara não aprovar, não é por isso que o governo vai ficar de braços cruzados. A obra será tocada com recursos próprios, porém não será como gostaríamos. Temos que pensar na cidade para daqui a 10, 15 ou 20 anos. Se não fizemos uma intervenção hoje, iremos deixar de andar ali, os carros vão ficar parados, porque para a população para acessar ali o Jardim Brasil pela Avenida de Contorno vai levar de 1 a 2 horas. Já existe a drenagem no trecho da Drogasil até o Corredor dos Araçás, por isso a obra vai começar por essa parte. Agora o pedido de empréstimo está na Câmara, e sendo aprovado, a obra será tocada a todo vapor e afinco necessário. É uma obra cara, tem que haver a drenagem e é necessário fazer também no entorno, senão irá alagar e criar dificuldades para as pessoas que estão ali entre a Noide Cerqueira e a Avenida Sérgio Carneiro”, observou Geilson.

Ele confirmou que existe um termo de ajuste de conduta para que a construtora responsável por empreendimentos no Jardim Brasil faça a revitalização da Lagoa de Berreca. Mas, é necessário também que o esgoto pare de ser despejado dentro dela. “O governo pode retirar toda a taboa e limpar a lagoa, mas vai subir o mau cheiro, que vai impactar nos condomínios em torno da lagoa.”

Carlos Geilson pediu também que enquanto durarem as obras as pessoas sejam pacientes com os transtornos que deverão ocorrer até que a duplicação seja concluída.

“Queremos pedir paciência aos moradores, comerciantes e transeuntes para que quando for iniciado o primeiro lote da obra não vai ser fácil, vai exigir muita paciência. O transtorno que pode durar um mês ou dois meses, o tanto que durar, será uma solução. Outras avenidas também serão beneficiadas. O estudo está pronto, vai ampliar, e vai mostrar a necessidade desse empréstimo. A ideia é transformar Feira de Santana em um canteiro de obras. Lembrando que o prefeito não é candidato à reeleição, são obras estruturantes, necessárias, e os vereadores aprovando esse pedido de empréstimo, vai ficar para a história essa legislatura”, destacou o secretário.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Hoje, 14/08/23, não existe sequer sinal do início da obra. O Acorda Cidade já questionou o secretário que anunciou o início da obra Até Agosto, conforme título da reportagem?

  2. Bom dia!!
    Uma obra necessária, mas mostra a falta de competência da gestão passa na fiscalização. Para que serve a SEDUR e o setor de fiscalização? Deixar avança fora do limite? Essa cidade tem plano diretor? Como deixam a cidade crescer de forma desorganizada? Olha o cargo que deram a Geison..****. Isso tem que acabar… Essas indicações vazias..pessoas despreparadas para tais funções. As mesmas caras a décadas, Feira precisa renovar os secretários e os vereadores..ter pessoas com novas ideias e não continuar com um monte de sanguessugas. Quem for prefeitura em 2024, tem que fazer uma limpeza de verdade e a população varrer na câmara.. limpar mesmo.acabar com essa farra.

  3. Se conseguissem duplicar a Artêmia poderiam se inscrever no Guiness Book por conta deste feito, mas bem sabemos que não vão…

    De qualquer modo, uma coisa é certa, já conseguiram um grande feito que é o de serem campeãos em bravatas e em desperdício de dinheiro público…

  4. Boa noite?
    Vcs conseguem duplicar aqui a artêmia pires. Fazendo uma via em cima da outra o que vcs tem que entender já tem puxadinho dais na feira, é só asfaltar as vias de acesso a noide Cerqueira e retirar metade os retornos da sem pista de aceleração que os grandes engenheiro fez na noide. Melhora muito mas duplicar aqui acho muito difícil tem que ser o engenheiro ninja kkkkkk

  5. É oportuno conseguir muito dinheiro e começarem uma obra grande justamente no período que se aproxima das próximas eleições.
    Não é preciso ser especialista pra entender que sempre foi e sempre será assim o mecanismo da política, seja quem for que estiver no poder. Um zé ninguém na política ainda afirma que quer transformar feira em um canteiro de obras, certamente serão obras que nunca terminarão, mas que serão uma mina farta de dinheiro publico.

  6. Boa iniciativa, mas lembrando, que existem outras soluções (complementares), para desefogar o trânsito na Artêmia. Quanto a lagoa de Berreca, se faz urgência na despoluição, pois o odor… Está insuportável… E a natureza agradece!

  7. Quando o Sim iniciou todo seu crescimento já era esse bendito grupo que aí está que administrava a cidade com o mesmo secretário de ” planejamento ” e aí agora após mais de duas décadas vem esse senhores com esses planos futurístico que podem anotar a data de início das conversas e preparar pros bisnetos de todos ainda correr o risco de não ver obra alguma pronta, até porquê não tem espaço pra duplicação da avenida Artemia Pires, com exceção de pequenos trechos. Vovó já dizia meu fio tu vai ver é coisa , eu falava que nada vovó, e agora tou vendo mesmo, o que começa errado todos já sabem o resultado final

  8. O que Carlos Geilson fez por Feira de Santana qua do foi por 2 vezes deputado estadual?
    Nada além de encher os bolsos,me apontem somente uma coisa boa que ele fez por Feira e para Feira?

  9. Como assim “durante a visita foram identificados vários locais com pontos críticos”? Não é o tipo de coisa que deveria já ter sido levantado pelos engenheiros responsáveis pelo projeto da duplicação, e fazer parte do mesmo, com indicação das intervenções necessárias? Como assim “negociação, muita conversa e colaboração das pessoas que avançaram o recuo”? Invadem área de domínio público e ainda podem se reservar no direito de não ceder de volta? Que autoridade municipal é essa que abre mão do seu poder de polícia administrativa face ao uso e ocupação do solo urbano? Já vi que que a novela da Artêmia vai ser pior que a do Aeroporto…

    1. Assim como o aeroporto? Fazem 12 anos e Zé neto diz que a culpa é da época de Paulo solto. Detalhe, estão no poder a 16 anos.

      Zé neto não ganha para prefeito, vários anos de líder do governo estadual e não conseguiu quase nada.

  10. Alguns pontos:

    – “Secretário Municipal Extraordinário de Programas Especiais”. Por que uma obra de infraestrutura da cidade está sob uma pasta extraordinária, ao invés de estar nas pastas que o governo municipal já tem para isto? Foi um carguinho criado para empregar o dito cujo secretário?

    – Algumas falas bastante perigosas do sr. secretário:

    “Vamos fazer tudo dentro da boa vontade e do diálogo, e aqueles que resistirem, o governo vai tomar as medidas necessárias (…)”

    Sério? Vai desrespeitar os direitos de propriedade de quem chegou à avenida e não tem nada a ver com a bagunça da gestão municipal? Faz vista grossa a todo tipo de bagunça e irregularidade nas construções e agora vem com bravatas?

    “O transtorno que pode durar um mês ou dois meses, o tanto que durar, será uma solução.”

    O tanto que durar? Ele tá se dando licença aí para que a obra dure indefinidamente, com todo tipo de desculpa possível, visto que “será uma solução”.

    É bom que o povo fique de olho, pois pode se tornar um presente de grego, essa obra desse jeito.

  11. Boa noite, pelo amor de Deus MP e Justiça, não deixem que esse sobra se inicie, com toda certeza não será concluída e mais uma vez será um desperdício de dinheiro público.

  12. Me assusta uma cidade tão importante e maior que 8 capitais , ter tanta nomeação somente por ” competência ” política.E o que mais me incomoda é o executivo e legislativo não abrirem à audiências públicas onde pessoas mais competentes tecnicamente falando pode criar meios de “ajudar” a gestão…mais a gestão é fechada em seus moldes.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade