Saúde

Novembro Azul Pet: câncer de próstata também pode afetar animais, alerta veterinário

O câncer de próstata pode ser detectado por meio de exames de sangue, urina, raio-x, biópsia e ultrassom; Neste mês clínica veterinária realiza avaliações gratuitas.

20/11/2022 às 08h00, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

O câncer de próstata, uma doença que infelizmente é muito comum entre homens, também pode atingir os animais de estimação. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o câncer de próstata atinge, com mais frequência, cachorros e é mais comum em animais entre seis e sete anos de idade. No entanto, gatos também podem ser vítimas da doença.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O médico veterinário, Aldir Soares Lima, contou ao Acorda Cidade que o câncer de próstata nos animais ocorre quando há uma multiplicação anormal e desordenada de células por fatores hormonais, causando um desiquilíbrio na produção de testosterona.

“Os sintomas vão desde apatia, micção com frequência, perda de apetite e urina com sangue. Esses são alguns sinais clínicos clássicos de animais que podem ter câncer de próstata,” relatou.

Causas

Assim como no ser humano, a causa do câncer de próstata pode estar relacionada com a idade.

“O cão que pode ser acometido pelo câncer de próstata, ele normalmente tem uma idade em torno dos 7 anos. O câncer de próstata acomete cerca de 4% dos animais quando castrados de forma preventiva, e quando não castrados essa porcentagem aumenta para 80%, por conta da produção hormonal exarcebada. O animal não tem o controle dessa produção hormonal e quando vai chegando a uma certa idade ocorre um aumento de volume na próstata. Mas esse aumento de volume a gente consegue diagnósticar,” explicou.

O diagnótico do câncer de próstata no animal é realizado por meio de exames.

 “Algumas formas da gente chegar ao diagnóstico do câncer de prostata é por meio do raio-x, ultrassom ou palpação retal,” elencou.

O momento para procurar um veterinário de forma preventiva, segundo o médico Aldir Soares, é neste mês na campanha Novembro Azul.

“A gente castra esse animal para quando ele chegar na idade média, de 7 a 8 anos, ele nãoseja acometido por esse tipo de câncer,” esclareceu.

Não existe uma raça especifica ou mais propensa ao câncer de próstata.

“O câncer de próstata em cães tem uma baixa incidência, mas não deixa de ser acontecer. Isso depende de fatores hormonais, DNA, genética, mas não existe uma raça específica,” disse.  

A doença pode surgir tanto em cães quanto em gatos.

“Tanto cães quanto gatos podem ter câncer de próstata. Mas para evitar que esses animais sejam acometidos por esse câncer é necessário a castração. E é importante aproveitar o Novembro Azul, um mês focado na prevenção do câncer de próstata, e que convidamos os tutores de animais a se lembrarem de que seus pets também podem ser acometidos com essa doença. Por isso aproveitamos este mês para fazer a campanha de castração, a fim de conscientizar os tutores sobre a prevenção,” ressaltou.

Foto: Freepik

Tratamento

O tratamento ocorre de forma preventiva. Antes do animal ser acometido, é recomendado que a castração seja realizada, conforme esclareceu o veterinário ao Acorda Cidade.

“Desde quando o animal é acometido por um câncer de próstata, ele passa por processos cirúrgicos e posteriormente por uma quimioterapia, a mesma coisa que acontece com o humano. Ele vai passar por sessões de quimioterapia, quando for viável e não houver metástase, ou seja, quando esse câncer não tenha se proliferado para outros órgãos. Se esse câncer já se espalhou, o que a gente pode fazer é tentar dar qualidade de vida para esse animal. A quimioterapia pode ser feita de forma oral ou intravenosa para dar uma condição de vida para esse paciente,” descreveu.

O câncer de próstata pode causar a morte do animal.

“O câncer de próstata pode causar a morte, apesar dele ter uma baixa incidência em cães, quando acometidos eles podem morrer,” informou.

Forma de prevenção  

A castração, conforme salientou o  doutor Aldir, é a maior forma de prevenção da doença. Quando o animal é castrado a produção hormonal diminui fazendo com que ele não produza esses hormônios de forma exarcerbada.

A clínica Clameve, localizada na rua Professor Germiniano Costa, nº 368, em Feira de Santana, está realizando avaliação gratuita em animais durante a Campanha Novembro Azul.

“Estamos com uma Campanha no Novembro Azul, e quando o tutor traz esse animal aqui para a clínica, a gente faz uma avaliação deste animal, uma consulta gratuita. Solicitamos alguns exames, já que o diagnóstico muitas vezes é feito por meio de um exame de sangue, ultrassonografia, raio-x ou até mesmo a biopsia e nessa avaliação analisamos o animal, fazemos um toque retal para saber se tem um aumento de volume. Se não tiver esse aumento, de forma preventiva fazemos a castração. E aqueles animais que já têm meia idade, conseguimos na palpação ver se tem aumento de próstata, e a partir disso a gente encaminha para um oncologista para fazer a cirurgia e acompanhar o pós-operatório, fazendo o melhor para o paciente,” concluiu.

O diagnóstico preventico aumenta as chances de cura da doença, sendo assim, o acompanhamento médico do seu animalzinho é essencial.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade