Trânsito

Novas botoeiras digitais vão dar mais acessibilidade e segurança ao pedestre

Sensor por aproximação, bip sonoro, alerta de voz e leitura em braile.

07/07/2022 às 12h02, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Andrews Pedra Branca/Secom

Novas botoeiras digitais com sensor de aproximação e acessibilidade garantida por bip sonoro, alerta de voz e leitura em braile serão instaladas, a partir desta segunda-feira, 11, pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) em conjuntos semafóricos dos principais corredores de tráfego de Feira de Santana.

Prático e seguro, o sistema de acionamento touch screen com LED evita que o pedestre tenha a necessidade de apertar um botão. Basta encostar o dedo no sensor por três segundos para ativar a sinaleira e ter uma travessia segura na faixa.

Os equipamentos, adequados à resolução 704/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), serão instalados inicialmente nas avenidas José Falcão, (próximo ao Bem Barato e ao TRE-BA) e Maria Quitéria (em frente à Associação Cristã), e na sinaleira localizada na BR 116 Norte próximo ao Derba.

Ainda a tecnologia possibilitará aos equipamentos mais tempo de uso, uma vez que reduz danos no sensor de ativação e a ação de vândalos que ocorria nos antigos botões analógicos.

As modernas botoeiras digitais priorizam a mobilidade e a segurança do pedestre no trânsito, “sobretudo por otimizar a acessibilidade de deficientes visuais”, ressalta o superintendente de Trânsito, Cleudson Almeida. A programação é feita via cabo de dados por USB integrado ao conjunto semafórico.

“Também será possível customizar o equipamento controlando o volume sonoro e o horário de funcionamento. São totalmente acessíveis”, afirma o chefe da Divisão de Sinalização e Equipamentos de Tráfego, Herval Borges da Silvia.

As informações são da Secom da Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. O dinheiro já existe para isso, é melhor investir ao bem da sociedade do que o dinheiro ficar lá e tomar destino desconhecido.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade