Feira de Santana

Nota de esclarecimento acerca do estacionamento do Centro de Abastecimento de Feira de Santana

Veículos de passeio, que até o momento têm acesso livre, terão duas horas de tolerância quando a cobrança passar a ser feita.

03/11/2023 às 21h35, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

estacionamento
Foto: Divulgação

Diante das recentes entrevistas concedidas por comerciantes do Centro de Abastecimento sobre a suposta cobrança de estacionamento, motivo que inclusive gerou uma manifestação por parte da categoria, a F Alves Consultoria, empresa permissionária responsável, enviou uma nota de esclarecimento destacando pontos relacionados a seus serviços prestados.

Ajuste de preços para carga e descarga: A empresa afirma que ocorreu foi um ajuste nos preços para carros e caminhões destinados a carga e descarga. Este ajuste foi implementado de forma parcial, devido à necessidade de treinamento da equipe e à reorganização dos preços para acomodar a variedade de tipos de caminhões utilizados na Ceasa. Os preços foram, de fato, reajustados em 02/11, porém, apenas para veículos de carga. O reajuste para veículos de descarga está agendado para 08 de novembro deste ano.

Cobrança de estacionamento para carros de passeio: A alegação de cobrança de estacionamento para carros de passeio carece de fundamento, segundo a empresa. O Centro de Abastecimento é projetado exclusivamente para carga e descarga, não possuindo áreas de estacionamento para carros de passeio. Os locais de estacionamento disponíveis são situados sobre o Shopping Popular e na área de acesso pela Avenida de Canal. O estacionamento nestes locais permanece gratuito, enquanto na entrada pela Avenida de Canal, é cobrada uma taxa diária de R$ 5 para carros de passeio.

Tabelas de acesso à Ceasa: A F Alves destaca na nota que o Centro de Abastecimento opera com uma das tabelas de acesso à Ceasa, que segundo a empresa, é a mais econômicas do Brasil. “Ademais, essa tabela não havia sofrido qualquer ajuste de preços por mais de três anos”, afirma.

Decreto de ordenamento de feiras livres: O decreto publicado em 29/09/2023, no Diário Oficial de 03/10/2023, de número 13.070, estabelece as diretrizes para o ordenamento das feiras livres em Feira de Santana, incluindo regras e controles de acesso à Ceasa. O objetivo é regular o fluxo de veículos e pessoas na região.

Duas horas de estacionamento gratuito (livre acesso): A fim de atender às necessidades dos comerciantes e otimizar o fluxo de veículos na Ceasa, veículos que acessam o local têm direito a duas horas de acesso gratuito. Essa medida, conforme destacado na nota de esclarecimento enviada ao portal Acorda Cidade, foi proposta pelos próprios comerciantes em uma reunião com a diretoria do Centro.

Melhorias Implementadas: A nota esclarece ainda que nos últimos anos, a prefeitura e a empresa permissionária têm promovido melhorias substanciais no Centro de Abastecimento. Isso inclui a implementação de uma equipe de cerca de 31 pessoas para controlar o fluxo de veículos, contribuindo para um ambiente mais seguro.

Além disso, foram realizadas melhorias na iluminação, limpeza e sinalização, instalação de guaritas, reformas em outras duas guaritas, informatização, instalação de câmeras de segurança, fiscalização de descarte irregular de lixo, ampliação do potencial logístico para operações 24 horas por dia, combate ao comércio irregular em cima dos caminhões e manutenção dos banheiros da Avenida de Canal. Todas essas ações têm contribuído para tornar o Centro de Abastecimento mais seguro e eficiente.

ANTES | Foto: Divulgalão
ANTES | Foto: Divulgação
estacionamento
DEPOIS | Foto: Divulgação
estacionamento
ANTES | Foto: Divulgação
estacionamento
DEPOIS | Foto: Divulgação
DEPOIS | Foto: Divulgação

Leia a nota na íntegra:

A cerca das matérias publicadas nos dias 31/10/2011 e 03/11/2023 sobre o suposto início da cobrança de estacionamento no Centro de Abastecimento a partir do dia 02/11/2023 e que foi ainda supostamente foi suspenso por manifestação é necessário esclarecer muitos pontos, pois tais informações não corroboram com a realidade. Primeiro não estava previsto nenhuma cobrança de estacionamento a partir da referida data e sim um ajuste de preço dos carros e caminhões que fazem carga e descarga, e começou de forma parcial, isso por conta da necessidade de treinamento da equipe, devido a reorganização de preços em função dos variados tipos de caminhões, e assim foi sim reajustado os preços, no próprio dia 02/11, mas só dos veículos de carga, ficando para o dia 08/11/2023 o reajuste dos veículos de descarga. Vale ressaltar que trabalha-se com uma das tabelas de acesso a CEASA das mais baratas do Brasil, e que a mesma estava sem ajuste de preços a mais de 3 anos. Quanto a cobrança de estacionamento para carros de passeio, não faz qualquer sentido, primeiro porque o Centro de Abastecimento entrada pela Juvêncio Erudilho, dispõe apenas de área de carga e descarga e não área de estacionamento. Os locais de estacionamento são em cima do Shopping Popular, de forma totalmente gratuita, e no acesso pela avenida de Canal, com taxa diária de R$ 5 reais para carros de passeio.

No decreto publicado no dia 29/09/2023, Diário Oficial de 03/10/2023, de número 13.070, estão estabelecidas o ordenamento das feiras livre de Feira de Santana, as regras e o controle de acesso a Ceasa, e nele estabelece entre outras coisas:

“Art. 44 – A circulação de veículos e as operações de carga e descarga obedecerão às normas deste decreto” – observe que fala de circulação e não de estacionamento, o Centro de Abastecimento é um centro logístico, precisamos dar fluidez e dinamismo ao fluxo de veículos.

“Art. 46 – O tempo de permanência para caminhões é de no máximo 4:00 horas para carga e descarga.”

“Art. 49 – Os veículos de passeio só poderão acessar a Ceasa pelo portão dois, rua Juvêncio Erudilho, das 05:00 às 17:00 horas, de segunda-feira à sábado, o portão 01 da rua Juvêncio Erudilho será exclusivo para os veículos de carga e descarga.

§ 2º – Será permitida a permanência gratuita de clientes e carros de frete, em compras, acesso pela rua Juvêncio Erudilho, das 05:00 às 17:00 horas, de segunda-feira à sábado, por um período de até 2:00 (duas horas); após esse período serão aplicados valores constantes na tabela do Anexo 03.”

Traduzindo o sentimento que a empresa e a prefeitura têm com a dinâmica comercial do Centro e no sentindo de organizar o fluxo de veículos e pessoas, o veículos que acessarem a Ceasa terão duas horas livres para entrar e sair sem nenhum custo de acesso, e esse prazo foi proposto pelos próprios comerciantes em reunião na diretoria do Centro. A Prefeitura através da permissionária no ultimo ano, observando que cabe a empresa conforme Termo de Referência e Contrato, vem mantendo cerca de 31 uma pessoas controlando o fluxo de carros, contribuindo para um ambiente mais seguro, fazendo rondas 24 horas pela unidade, mantendo o Acesso pela avenida de Canal iluminado, limpo e sinalizado, implantou guaritas, reformou outras duas guaritas, informatizou, colocou sistema de câmeras de segurança, vem fiscalizando descarte irregular de lixo, ampliando o potencial logístico permitindo que o Centro funcione 24 horas por dia, para carga e descarga de caminhões, está combatendo o comércio irregular em cima dos caminhões, com equipe de supervisores flutuantes pela Ceasa, mantém o banheiro da avenida de canal limpo e funcionando para acesso ao público, oferecendo um amplo serviço de orientação e controle. Algo que ajuda ao combate a violência, antes tão comum na CEASA.Enfim as informações ofertadas pelos responsáveis da matéria anterior se distanciam da realidade dos fatos. As melhorias estão diariamente sendo implantadas, com muita dificuldade, pois a disposição geográfica que o centro oferece, pois em um único local coexistem uma grande feira livre e uma CEASA, algo ímpar no Brasil.

F ALVES CONSULTORIA
Empresa Permissionária

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Daqui uns dias vão instituir o imposto do peido. Vou criar o peidômetro. Depois não reclamem do ódio ao político ou do surgimento de fascistas.

    1. O povo de feira tem que sofrer todo vota na mesma turma Ze Ronaldo, Coelber Matins e Pablo ano eleitoral vota de novo neles Feira de Santana e um lixo cidade totalmente atrasada.

  2. Boa piada da Prefeitura ou da empresa Permissionaria que está melhorando as condições da ceasa, só se for pra o bolso do proprietário da empresa. Estou lá todos os dias, péssimos banheiros, os funcionários mal educados não sabem se expressar e aí por diante

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade