Feira de Santana

No dia do Trabalhador Rural, prefeitura lança cursos para qualificar a produção do campo

A iniciativa busca oferecer cursos profissionalizantes para trabalhadores rurais, com o objetivo de melhorar a produção no campo.

25/05/2022 às 15h00, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Neste 25 de maio, Dia do Trabalhador Rural, a prefeitura de Feira de Santana, além de comemorar a data, lançou no Teatro Margarida Ribeiro, com a participação de membros do poder público, movimentos sociais e parceiros, o Programa Qualifica Rural.

A iniciativa busca oferecer cursos profissionalizantes para trabalhadores rurais, com o objetivo de melhorar a produção no campo.

Presente no evento, o prefeito Colbert Martins, explicou que o programa de cursos vai oferecer conhecimento com base nas novas tecnologias voltadas para o campo nas diversas áreas, como produção de alimentos, diagnóstico de solos e criação e animais. Instituições como o Senar, a Fundação Bradesco e Federação da Agricultura são apoiadoras da iniciativa e na opinião dele, os trabalhadores do campo terão condições de ampliar o trabalho com o aparato de informações tecnológicas

“Queremos trazer as condições para que as pessoas produzam com novas tecnologias. Vamos fazer o diagnóstico e o treinamento. Treinar pessoas por exemplo para utilizar as técnicas de arado, trabalhar com a questão de peixes, produção de alimentos e teremos ações no Parque de Exposições”, destacou

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conceição Borges, comemorou o Dia do Trabalhador rural e elogiou a ação da prefeitura de oferecer o Qualifica Rural, bem como a atuação da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri) que segundo ela, vem fazendo um trabalho importante junto às associações.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O Dia do Trabalhador rural é um dia para ser celebrado e comemorado e esse ano temos muito o que comemorar. Estávamos preocupados com a chuva que veio atrasada e celebrar esta data plantando, com a chuva caindo, é o melhor presente neste momento. Não estamos com tudo resolvido, nos últimos anos, o incentivo e o investimento na agricultura familiar continuam sendo difíceis, mas do ponto de vista da nossa produção de alimentos, da nossa fé, só temos a agradecer e lutar”, relatou.

A sindicalista informou que entre as dificuldades encontradas, há o aumento do preço da hora do trator, aumento de insumos como adubos orgânicos e químicos e também dificuldades de acesso ao crédito. Além disso, há dois anos a colheita de milho e feijão na região vem sendo comprometida, ocorrendo quedas na produção.

Ela contou que diante disto, os trabalhadores têm buscado alternativas de sobrevivência, entre elas, a diversificação de cultura. Plantação de hortaliças, plantas ornamentais, medicinais e criação de animais.
Na opinião dela, há uma grande necessidade de realização de projetos e investimentos para a qualificação da diversificação de cultura no município e o Qualifica Rural vem como uma forma de impulsionar e alavancar o trabalho no campo.

“Vejo com o um avanço. A Secretaria de Agricultura está chamando as associações para conhecê-las, saber como elas estão, as ações desenvolvidas, a organização dos trabalhadores, compreendendo que a associação a gente chama de organização doméstica, que tem o conhecimento, sabe da necessidade e o que quero trazer para o poder público é que ao ouvir as queixas, transforme-as em projetos e investimentos”, pontuou.

O secretário municipal de agricultura, Pedro Américo, explicou mais detalhes sobre as ações da pasta e do Qualifica Rural. Ele afirmou que a secretaria está fazendo um recadastramento das associações, verificando a situação de cada uma, como documentação, diretoria, para que assim faça uma atuação mais forte e mais conjunta com essas entidades.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os cursos oferecidos pelo Qualifica Rural, além de terem a parceria das instituições como o Senar e Fundação Bradesco, serão realizados junto às associações, nas comunidades, avaliando as necessidades, demandas e interesses dos trabalhadores. Ele frisou que outra ação é o oferecimento de serviços como documentação e previdência rural, que além de serem disponibilizados na sede da Secretaria, em um box no Shopping Popular, também poderão ser acessados nas comunidades através das associações.

“É uma estratégia para que os trabalhadores não precisem vir até a sede. Vamos fazer com que as ações aconteçam nas associações. Temos 126 associações rurais no município e a estimativa de 3 mil vagas para os cursos do Qualifica Rural”, finalizou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade