Feira de Santana

Neoenergia Coelba substitui cerca de 10 mil lâmpadas e renova sistema de iluminação da Uefs

Substituição de aproximadamente 10 mil lâmpadas.

29/06/2022 às 10h26, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba

Contribuindo para a sustentabilidade e economia financeira da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Neoenergia Coelba concluiu a substituição de aproximadamente 10 mil lâmpadas nos câmpus da instituição de ensino. Agora, as unidades contam com luminárias de LED, que possuem a tecnologia mais inovadora do mundo no mercado de iluminação.

A iniciativa faz parte do Projeto de Eficientização de Edificações, executado com recursos oriundos do Programa de Eficiência Energética (PEE) e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. O objetivo é gerar uma economia de cerca de 40% no sistema de iluminação contemplado com ação de retrofit, além de estimular o consumo consciente de energia elétrica.

Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba

“As lâmpadas LED, além de serem menos nocivas ao meio ambiente, são mais duradouras e econômicas, permitindo uma sobra econômica que pode ser revertida em investimentos para os estudantes. Aliado a isso, quem frequenta o campus também poderá perceber uma maior sensação de segurança, devido à iluminação das lâmpadas”, explicou a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

No total, foram substituídas 9.494 lâmpadas em ambientes internos, como salas e corredores, e 221 pontos de iluminação pública, em vias que ficam dentro da universidade. A eficientização dos prédios da instituição deve gerar uma economia de cerca de 360 MWh/ano e uma redução de demanda na ponta de 81,9 kW no sistema elétrico.

O uso de lâmpadas LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia. Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas. A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio, gerador de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando estas são descartadas de maneira irregular em rios e aterros.

“A Uefs está cada dia mais linda! Com um sistema de iluminação renovada e sustentável, toda a comunidade se beneficia e desfruta de seus benefícios e bem estar. E esse é o nosso objetivo: promover serviço público de excelência, ampliar suas ações com sustentabilidade e contribuir ao bem estar de sua comunidade”, afirmou a professora Amali Mussi, reitora em exercício.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade