Feira de Santana

Mostra da Diversidade Cultural divulga resultado de edital com recorde de inscrições

Iniciativa patrocinada pela Belgo Bekaert selecionou treze projetos para receber o prêmio e desenvolver as atividades previstas.

Mostra da Diversidade Cultural divulga resultado de edital com recorde de inscrições Mostra da Diversidade Cultural divulga resultado de edital com recorde de inscrições Mostra da Diversidade Cultural divulga resultado de edital com recorde de inscrições Mostra da Diversidade Cultural divulga resultado de edital com recorde de inscrições
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular 2022 de Feira de Santana encerrou as inscrições no último dia 27, contabilizando quase 200 projetos inscritos. Desses, foram selecionados 12 pela equipe técnica para receber a premiação de R$ 5 mil e desenvolver todas as ações previstas no edital, que incluem apresentação artística e ações de contrapartida obrigatória. Outros três projetos foram convidados para participar do evento da Mostra Final, totalizando 15 selecionados.

Pessoas físicas e jurídicas responsáveis por projetos culturais e socioculturais desenvolvidos no município tiveram entre os dias 27 de junho e 27 de julho para se inscrever na Mostra, realizada pela ONG Favela é Isso Aí, que integra o programa Forma e Transforma, com o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação ArcelorMittal. 

Os projetos foram selecionados considerando características como: desenvolvimento feito por artistas, grupos e coletivos culturais representativos das manifestações populares e patrimônio cultural imaterial de Feira de Santana; contribuição para o fortalecimento da identidade local; e caráter comunitário, com ações em seus respectivos territórios.

A antropóloga e coordenadora executiva da Favela é Isso Aí, Clarice Libânio, ressalta que a Mostra tem registrado uma crescente adesão dos artistas e grupos de Feira de Santana. “Este ano, tivemos um número recorde de inscrições o que comprova a importância do acesso e adesão dos artistas a nossa proposta. Tivemos uma multiplicidade incrível de projetos, com propostas muito interessantes e, com isso, a comissão teve um trabalho muito grande para selecionar os projetos”, relatou. 

Tamylla Novais, Analista de Responsabilidade Social da Belgo Bekaert Arames, destaca a importância da iniciativa para a preservação da cultura no município: “Nossa cidade tem uma riqueza ímpar de manifestações culturais e a quantidade de inscritos demonstra o fortalecimento do projeto no município. Dar oportunidade para os artistas quem mantêm a cultura viva na cidade, é motivo de muito orgulho para nós”.

Os 12 artistas e grupos premiados devem realizar três atividades: participação com apresentação ao público durante a Mostra em setembro; ações de contrapartida obrigatória, com gravação de depoimento para o projeto Moradores e ação voltada para a comunidade feirense como curso ou oficina, em escolas ou instituições filantrópicas.

São exemplos de atividades a serem realizadas na Mostra: apresentações artísticas em qualquer modalidade, feiras, concertos, desfiles, cortejos, documentários, exposições fotográficas ou artísticas, publicação de livros ou outra atividade artística gratuita, conforme programação a ser acordada entre a realizadora e os selecionados. Esta etapa será realizada de forma presencial, nos dias 10 e 11 de setembro de 2022.

Além dos 12 projetos selecionados e dos 3 convidados, foi divulgada uma lista com 9 projetos suplentes, que poderão ser convocados caso algum dos já aprovados não apresente a documentação necessária para a assinatura dos contratos, não se adeque ao perfil sugerido pela direção da Mostra ou descumpra alguma das normas de participação na Mostra, em qualquer uma de suas etapas.

Confira o resultado completo do edital em www.favelaeissoai.com.br/noticias/3728/mostra-da-diversidade-cultural-divulga-resultado-de-edital-com-recorde-de-inscricoes/

Sobre Favela é Isso Aí

Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.

Sobre o programa Forma e Transforma

Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.

Sobre a Belgo Bekaert Arames

A Belgo Bekaert é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.

Atualmente a empresa possui 9 unidades: 5 em Minas Gerais, sendo duas na cidade de Contagem, e fábricas únicas em Vespasiano, Sabará e Itaúna; duas na Bahia, na cidade de Feira de Santana; e duas em São Paulo, nas cidades de Osasco e Sumaré.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.

Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Realiza o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil, que leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país. Já por meio do programa Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas com foco na formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir da realização de editais.

Serviço:

Edital Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular 2022

Inscrições: 27/06/2022 a 27/07/2022.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram