Feira de Santana
Moradores reclamam da falta de manutenção nos equipamentos de ginástica da Lagoa Grande
Ao Acorda Cidade, o deputado Zé Neto questionou a falta de participação da prefeitura de Feira na manutenção do espaço público da cidade.
19/10/2023 às 09h30, Por Jaqueline Ferreira

Na imagem acima é possível ver um dos pontos turísticos mais bonitos de Feira de Santana: A Lagoa Grande. Mas, o que se percebe é o abandono do espaço público. Apesar da grama está cortada o local poderia estar muito mais vistoso se tivesse uma manutenção recorrente do espaço. Durante pauta do Programa Acorda Cidade, pessoas que moram próximo à lagoa reclamaram sobre a situação dos equipamentos de ginástica, a falta de manutenção e segurança do local que serve para a prática de atividades físicas e de lazer das famílias.
Uma entrevistada que se identificou como Marlene contou que tenta se exercitar toda manhã, mas por conta da destruição dos equipamentos, não consegue aproveitar bem o espaço.
“A Lagoa Grande está abandonada, porque não tem um segurança, não tem manutenção nos aparelhos de atividades físicas, a gente chega para fazer exercícios, não têm, estão quebrados. Não há quem organize nada. É muito bom para gente, só que para gente continuar com os exercícios é preciso manutenção aqui dentro que não está tendo”, relatou.

Segundo outra entrevistada que se identificou como Francesca e que também estava se exercitando, há seis anos os equipamentos não são supervisionados. Ela destacou que além da deterioração pelo uso, os equipamentos permanecem nas áreas abertas da cidade, sem nenhuma cobertura contra o sol e a chuva, o que também contribui com a corrosão mais rápida das ferramentas.
“O espaço é muito bom, todos os dias de manhã, eu e as meninas, a gente vem, só que aqui não tem segurança. Outro dia a gente estava aqui e chegou um cidadão falando palavras ilícitas para gente, a gente ficou sem reação porque não tem policiamento e fora os equipamentos todos quebrados”, disse Francesca.
Ao Acorda Cidade, o deputado federal José Neto (PT), falou sobre o orgulho que tem da lagoa que serve de acolhimento e que anteriormente já foi um espaço de abrigo para mais de 800 famílias em situação de vulnerabilidade. Ele comentou sobre a falta de cuidado do espaço, por parte dos órgãos municipais.

“A obra foi demorada porque teve que tirar com calma mais de 850 famílias, realocar em paz, sem nenhuma confusão, construindo um conjunto novo, que é o Santo Antônio com 650 unidades e que depois fizemos todas as remoções e fomos indenizando. É bom lembrar que já foi entregue o conjunto e a Lagoa em 2016, essa narrativa de que quando irá acabar, foi criada pelo ex-prefeito, que ele dizia que iria receber a lagoa e até hoje não recebeu. A prefeitura não vai à lagoa, para trocar uma lâmpada é uma confusão, não cuida da grama, não cuida de nada porque diz que não terminou a obra”, explicou.
Segundo o deputado, as etapas da obra já foram concluídas, restando apenas 5% do saneamento básico. Além disso, ele confirmou que 75% do esgotamento sanitário que iria para a lagoa, já está sendo encaminhado para estações de tratamento.
“A última etapa é do saneamento básico que resta apenas 5% e esses 5% são as pedras. A gente pegou para gente uma intervenção que não era nossa, toda aquela parte de drenagem pluvial e fluvial que deveria ser do município, que é quem recebe IPTU, mas já estamos fazendo. Entregamos 12 ruas na Rocinha e vamos para mais 10”, falou.
Zé Neto disse que a partir de outubro, se iniciam as obras de duas praças e que até janeiro pretende-se concluir 8 praças, uma quadra de tênis e mais um campo de futebol ao redor da lagoa.

Ainda sobre a falta de manutenção, ele falou que iria conversar com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para chegar a um consenso sobre o restauro dos equipamentos.
“O problema é que esses equipamentos quebram e nenhuma das empresas tem essa expertise de consertar equipamento de malhação e eu estou pedindo agora que a gente faça um aditamento ou encontre uma solução para que na outra licitação, que essa já está vencendo, seja solucionado”, disse ao Acorda Cidade.
Em resposta, a prefeitura de Feira informou que os equipamentos mencionados são de responsabilidade do Governo do Estado e disse que as obras ainda se encontram em andamento. Segundo a prefeitura, a questão da segurança pública também é de competência do governo estadual.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Feira de Santana
Santa Bárbara será festejada dia 4 com missa, procissão e o tradicional caruru no Centro de Abastecimento
As homenagens começam às 7h na Paróquia Senhor dos Passos, de onde sairá a imagem da santa em procissão para...
01/12/2023 às 17h34

Feira de Santana
Segunda edição da revista 'Na Matinha Tem' será lançada nesta sexta-feira (1º)
A segunda edição da revista possui 88 comerciantes com 16 páginas e serão distribuídas 1.500 unidades de forma gratuita.
01/12/2023 às 15h38

Feira de Santana
Prefeito assina ordem de serviço para construção de 21 quadras poliesportivas no valor de R$ 22 milhões
Além da construção, foi autorizado a implantação da rede de fibra óptica nas escolas municipais, custando cerca de R$ 20...
01/12/2023 às 15h22

Feira de Santana
Familiares buscam mulher desaparecida desde 26 de novembro
Quem tiver informações pode entrar em contato com a família através do número: (75) 99204-6207.
01/12/2023 às 14h35

Feira de Santana
Comissão de Cultura da Câmara fará discussão sobre o patrimônio arquitetônico de Feira
O assunto foi abordado pelo presidente do órgão legislativo, vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), durante pronunciamento na tribuna.
01/12/2023 às 14h19

Feira de Santana
Dispensário Santana inicia vendas de panetones em Feira de Santana
Cerca de 60 mil unidades deverão ser produzidos neste ano.
01/12/2023 às 11h00
Ver o parque da cidade do bairro feria 7, ate hoje não foi entregue a população.
Contraditório o posicionamento do deputado.
O mesmo diz que a prefeitura disse que pegaria o equipamento quando ele fosse terminado, e que a mesma não aceita argumentando que não foi terminado.
Em seguida o mesmo diz que não foi terminado e que faltam 5%.
Ou seja, não foi terminado.
Não adianta esse jogo, por isso que nem um lado nem outro tem condições de operar essa cidade. Feira precisa de visão ampla, cabeça aberta.
Pela lógica do município que a obra ainda não foi concluída, parece que Feira ainda não foi entregue pq está faltando tudo e toda abandonada