Feira de Santana

Moradores do bairro Queimadinha reclamam de prejuízos causados por rede de esgoto entupida

Antônio Brandão, que reside na rua há 55 anos, relatou as principais dificuldades enfrentadas pela população com as inundações causadas pela rede de esgoto.

12/04/2024 às 14h18, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Rede de esgoto/ Rua Intendente Abdon
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Moradores da Rua Intendente Abdon, cruzamento com a Rua da Concórdia, no bairro Queimadinha em Feira de Santana, entraram em contato com o Acorda Cidade para reclamar sobre uma rede de esgoto, que segundo eles, está trazendo prejuízos principalmente aos condutores que trafegam pelo local por conta de buracos abertos na via.

A reportagem esteve no local e constatou o fato. Roque da Silva Paz tem um estabelecimento comercial na Rua Intendente Abdon e já presenciou um veículo caindo no buraco. Segundo ele, a abertura também está entupida, causando alagamentos toda vez que chove.

Rede de esgoto/ Rua Intendente Abdon
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Eles precisam fazer alguma coisa para salvar a gente aqui. Falam que estão desobstruindo, que estão fazendo drenagens, principalmente na Queimadinha, mas é mentira. Então, cada chuva que dá aqui a gente sofre. Ontem mesmo caiu uma picape toda aqui dentro. No domingo caiu um rapaz de moto. A gente quer uma solução para isso. Nessas últimas duas chuvas mesmo, a água passou do meu joelho. Perdi um bocado de coisa aqui, inclusive minha geladeira. Todo mundo sofrendo aqui com essa chuva”, disse.

Antônio Brandão, que reside na rua há 55 anos, também relatou as principais dificuldades enfrentadas pela população com as inundações causadas pela rede de esgoto entupida.

“Na verdade, nós somos os que mais sofremos, porque é a área mais baixa e tem essa rede de esgoto e toda vez que chove, é inundação. Só que nessa última chuva a água chegou a mais ou menos um metro, na frente da porta. Perdemos muito material, muita mercadoria, as casas são invadidas pela água. Pedimos socorro ao bairro da Queimadinha, porque nós somos moradores, pagamos IPTU também. Somos um bairro carente, somos um bairro próximo do centro da cidade”, frisou.

Rede de esgoto/ Rua Intendente Abdon
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Conforme Antônio Brandão, os moradores procuraram a Embasa e a prefeitura, mas nada foi feito. Ele relembrou ainda os momentos de desespero principalmente de quem mora na rua, diante das fortes chuvas da última semana.

“Todos nós estamos sofrendo, teve uma pessoa acamada que foi socorrida em cima de uma cama, porque a água estava inundando a casa dela. Nem só aqui na Rua Intendente Abson, como também a Rua Leolindo Silva, que fica atrás. A Embasa joga pra cima da prefeitura, a prefeitura joga pra cima da Embasa. Eu sei que aqui é um esgoto, é muito antigo e pelo meu conhecimento isso pertence à prefeitura de Feira de Santana. Eu creio que vem verba para isso, para limpeza do esgoto. Eu tenho aqui 55 anos e não vi em nenhum momento a prefeitura vir fazer limpeza desse canal. E é preciso fazer essa manutenção”.

O morador finalizou ainda pedindo a limpeza da rede de esgoto, bem como, o conserto das tampas dos bueiros.

Rede de esgoto/ Rua Intendente Abdon
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Temos na frente de nossa casa um bueiro, que tem alguns anos. Esses canos impedem que as águas fluam. Foi feita uma obra da Embasa aqui e nessa obra solapou as paredes do esgoto, piorando ainda mais a situação. Pedimos socorro”, finalizou.

Ao Acorda Cidade, a Embasa informou que que a rede mencionada se trata de rede de drenagem de águas de chuva, cuja manutenção compete à prefeitura municipal

O Acorda Cidade entrou em contato com a Superintendência de Operações e Manutenção (Soma) e aguarda o retorno.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso aí não é nada pois parte da Queimadinha e centro, além da buraqueira ontem não houve A COLETA DE LIXO. Os mosquitos da dengue agradece. Com relação aos medicamentos, estão faltando vários deles tanto nos postos assim como nos Caps. Amitriptilina não acha em nenhum desses locais. E VAMOS PRA MICARETA, TÁ ESPERANDO O QUE?

  2. Um absurdo os moradores do bairro queimadinha pagarem uma taxa de esgoto tão alta com o esgoto entupido… Não sei de quem é a culpa, embasa ou prefeitura, só sei que uma providência tem que ser tomada! A prefeitura alega não ter “dinheiro”, mas pra realização de micareta e pré-micareta dinheiro não falta!!!

  3. aproveitar também as falas do amigo Brandão falou só à verdade,realmente tá complicado conviver com essa situação,ainda pior é o descaso do poder público quê nada faz,para amenizar nossos problemas,eles só falam que fez e tá fazendo…o quê não sei.venho à muito tempo pedindo à limpeza do canal dá Maria Quitéria com à Rua dá concordia na queimadinha,nem satisfações eles me dam,essa semana nós mesmo já limpamos alguns bueiros,e pelo visto vamos também limpar o canal dá Maria Quitéria.

  4. A PREFEITURA PREFEITO NÃO ESTÁ SE ENCOMODANDO COM ENCHENTE E INUNDAÇÕES EM RUAS DE BAIRROS A SUA PREOCUPAÇÃO E CONCENTRAÇÃO ESTA NA EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DINHEIRO PARA ENVESTIR NA EDUCAÇÃO CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS TEM DE SOBRA SEM PRECISAR DE APROVAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES AGORA PARA PAVIMENTAR RUAS DE BAIRROS COM ESCOAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA NÃO TEM DINHEIRO FICA CULPANDO A CÂMARA DE VEREADORES PORQUE NÃO APROVA O EMPRÉSTIMO PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS QUEM SOFRE E O POVO DE FEIRA VENDO SUAS CASAS SENDO ENVADIDA POR ÁGUA DE CHUVA OUTRA CONSIDERAÇÃO QUE DEVEMOS OBSERVAR QUE DINHEIRO PARA REALIZAR E ENVESTIR EM FESTA DE MICARETA TÊM DE SOBRA SEM PRECISAR DE EMPRÉSTIMO

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade