Feira de Santana

Moradores do bairro Muchila reclamam de falta de limpeza em canal

Noelia Borges, fez um apelo sobre o córrego que segundo ela, sempre que chove, a água adentra a casa dos moradores da região.

30/01/2024 às 15h10, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Córrego bairro Muchila
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Os moradores da Rua Macário Cerqueira, no bairro Muchila, em Feira de Santana, solicitaram a reportagem do Acorda Cidade para relatar alguns problemas enfrentados pela população relacionados a uma rede de esgoto e a um canal, principalmente após as chuvas do último fim de semana.

De acordo com os moradores, o canal que permitia que a água fosse escoada está sujo e com vegetação. Já a rede de esgoto, que fica no cruzamento da Rua Macário Cerqueira com a Avenida dos Pássaros, está entupida e veículos que trafegam pelo local estão enfrentando dificuldades devido ao acúmulo de água.

Córrego bairro Muchila
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

A bancária aposentada, Noelia Borges, reclamou que quando chove, a água sempre adentra a casa dos moradores da região.

“Aqui na Macário, o cruzamento com a Avenida dos Pássaros, ali foi onde vários carros atolaram, porque tinha um córrego que a água escorria, mas fizeram os campos aqui e taparam o escoamento da água, está sujo, taparam o canal e a água não tem para onde ir, então ela volta, e volta para dentro das casas. A água não tem para onde ir, porque eles taparam. Nós estamos pedindo à prefeitura para ela vir e desentupir, que você mesmo pode ver que os esgotos estouraram todos”, acrescentou.

Córrego bairro Muchila
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Noelia Borges ainda aproveitou para reclamar sobre a rede de esgoto, visto que está entupida e impede a passagem de pedestres que costumam fazer caminhadas nas imediações.

Rede de esgoto
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Está um mau cheiro horrível, e é o único lugar que nós temos para caminhar. A avenida está cheia de areia, nós não estamos pisando mais no calçamento, é na areia. Está horrível, ontem nós não conseguimos caminhar, estamos caminhando por fora. Eu apelo à prefeitura para que ela dê uma chegadinha aqui e faça escoamento da água, deixe como era antes, para que quando venha essa chuva não venha causar o transtorno que teve agora. Aqui foram vários carros que ficaram ali”.

Rede de esgoto
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O que diz a prefeitura

Referente a situação do canal, a Superintendência Municipal de Operações e Manutenção (Soma), enviou a seguinte nota:

A Superintendência Municipal de Operações e Manutenção esclarece que a rede existente não foi obstruída pelo campo. Conforme a Soma, o problema foi oriundo do acúmulo de lixo e resíduos, que resultou na obstrução da rede. Uma equipe está sendo encaminhada para resolver o problema”.

Referente a reclamação do bueiro obstruído, a Embasa também enviou um retorno:

“Eventuais extravasamentos da rede de esgotamento sanitário podem ser reportados à Embasa para correção. A rede de esgotamento sanitário operada pela Embasa é destinada à coleta apenas de esgoto doméstico. O escoamento de água de chuva deve ser na sarjeta ou redes/canais de drenagem mantidos pela prefeitura“.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sou morador e vejo a limpeza acontecer periodicamente, limpeza do córrego foi feita recente pela prefeitura. O que não muda é a consciência dos moradores, que jogam lixo aleatoriamente. E isso vai se repetir, por que educação tá em falta para muita gente. A SOMA fez um serviço muito bom lá também. A secretária de serviços públicos, sempre limpar direitinho. Enfim são os resíduos que causam isso

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade