Feira de Santana

Moradores de Residencial na Asa Branca denunciam estado de abandono pelo poder público

Segundos os moradores, faltam medicamentos e materiais no posto de saúde, além da demora na entrega de uma creche.

11/03/2023 às 13h21, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Residencial Asa Branca
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Moradores do Residencial Asa Branca I, no bairro Asa Branca em Feira de Santana, estão insatisfeitos com as condições sanitárias do local, falta de medicamentos e materiais no posto de saúde, além de outros problemas relatados por eles, em entrevista ao Acorda Cidade.

Segundo a moradora Katiane Ramos Passos, o residencial está em estado de abandono.

Residencial Asa Branca
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós, que moramos no Residencial Asa Branca, estamos todos esquecidos pelo prefeito na saúde, na educação, no saneamento. As casas do lixo estão pela misericórdia, os garis não vêm e quando vêm pegam só o lixo de fora e o de dentro fica aí. Está um caos, as ruas estão todas esburacadas”, contou a moradora.

Ela relatou que o posto de saúde não tem medicamentos e faltam materiais para exames ginecológicos.

“Se nós mulheres quisermos fazer um preventivo, não tem material. Não tem pediatra, não tem médico, a dentista disse que está sem material, e a gente fica na dependência do posto para fazer exames, mas não tem nada”, afirmou.

Residencial Asa Branca
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com Katiana Ramos Passos, outro problema é com relação a creche para as crianças do residencial.

“A escola-creche está há não sei quantos anos esperando reinaugurar. A construção era para estar pronta desde 2019 e nós já estamos em 2023. A gente procura, denuncia, veio uma rede de televisão aqui e entrevistou a gente, ligam para Colbert, mas ele não deu nenhum retorno sobre nada que está acontecendo. Estamos nas mãos de Deus, porque Feira está sem prefeito”, reclamou.

Residencial Asa Branca
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A moradora Ivete Melo confirmou que a creche começou a ser construída em 2018, mas a obra foi abandonada.

“Essa creche começou a ser construída em 2018. Fica ao lado do posto de saúde e está tudo velho, totalmente abandonado. A 500 metros daqui, estão construindo outra creche em um residencial aqui próximo, mas não inauguram nenhuma. Aqui as mulheres que estavam grávidas na época que começaram a construir a creche, as crianças já estão todas grandes. E as mães têm que se descolar com as crianças a partir de 4 anos de idade, que é um direito delas e um dever do município, elas têm que se deslocar para outro bairro, porque não tem a pré-escola. A gente ouve comentários, propaganda, anúncios de que está tendo escola para todos, mas não está”, desabafou.

Residencial Asa Branca
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Outra moradora do residencial Asa Branca I, Jocilene Cabral Santos disse que mora no local desde quando foi inaugurado. Segundo ela, precisa de um tratamento de saúde, mas não consegue no posto.

“Precisamos reclamar, porque aqui não temos médicos, não achamos remédios, nem para dor de cabeça. Minha filha está com problema de hérnia e não consegue tratamento. Estou com problemas na visão, estou quase cega, com os olhos inchados. Fui ao posto e marcaram para o dia 20 para me darem um retorno. Estamos aqui abandonados”, lamentou a dona de casa.

Iolanda de Jesus Silva também sofre com problemas de saúde. Ela foi diagnosticada com pedra na vesícula, mas enfrenta dificuldades para conseguir o tratamento.

Residencial Asa Branca
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Tem um ano que estou com pedra na vesícula, vim para o posto, fiz os exames, vieram me entregar no dia 12 de dezembro. Fui para a Secretaria, e lá disseram que era obrigação do posto, que disse que não tinha nada a ver. Voltei para a médica, me passou novos exames, e quando fui marcar, não tinha os outros exames necessários, aí tive que pedir ajuda a outras pessoas”, comentou.

Retorno da Prefeitura Municipal de Feira de Santana

A secretária municipal de educação, Anaci Paim, informou em relação à creche Pró-Infância tipo I, que estava em construção no bairro Asa Branca, que a empresa abandonou a obra, mas que já está sendo feita uma nova licitação.

“Nós temos algumas obras que são construídas com recursos do FNDE, que são do programa Pró-Infância I, temos três unidades em que foram iniciadas a construção, sendo uma no Sítio Matias, outra no Aviário e outra no Asa Branca. A da Asa Branca, a empresa não concluiu a obra, foi feito o destrato, e a planilha foi atualizada, que passa também pelo FNDE. E novos procedimentos estão sendo adotados para que as creches possam ser concluídas. Como elas já passaram de 60% da obra, o tempo, acreditamos, que para conclusão deve ser um tempo bem menor”, explicou.

Ela destacou que, entre reformas, ampliação e construção, o governo municipal tem 25 obras que estão em plena execução dos anos de 2022 e 2023, e mais duas iniciadas em 2021, que são a Regina Vital e a escola Oyama Figueiredo. “Então no total são 27 obras, reformando, ampliando, reconstruindo e construção mesmo de solo”, concluiu.

O Acorda Cidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e aguarda retorno.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E uma cidade que não temos uma câmera de vereadores digno de respeito porque o prefeito faz o que quer sem fiscalização Nei uma não temos trasporte educação apesar que o prefeito tá mas com cara de engenheiro civil duque médico porque só fazem críticas nos governos pelo menos temos um hospital do estado mas esse que se dizem líderes político de feira de Santana não fizeram e Nei vão fazer um hospital municipal esperamos que o povo de feira de Santana tome vergonha na cara descarada e troca essa podridão que seja qualquer outro partido pra ver se muda a história porque o que tem de obra inacabada em feira aí eu pergunto KD os que foram eleitos fiscais do povo que são os vereadores será que eles foram eleitos pelo povo o pelo prefeito nós feirense estamos cansados dos descanso encoberto de feira de Santana a única coisa que funciona em feira e cobranças de iptu fábricas de mutas de veículos e assaltos a trabalhadores ambulante olha que neto falava que era dono da Bahia e perdeu feio para um desconhecido não comparando neto com esse prefeito agora a feira tá cheio de dentes incapaz por estamos tendo que importa candidato a prefeito para feira olha mi faz uma garapa se os que dizem que ama feira tão fazendo merda veja lá os importados vários anos desses políticos aí falta saúde educação trasporte e gasta mas dinheiro pra refazer os trabalhos maus feitos e sem fiscalização Nei uma dos gravatinha que está lá pra fazer isso não fica babando o saco do prefeito com uma venda nós olhos em feira já tivemos prefeitos homens honestos que gostava de feira como cober pai José Falcão João Duval esse sim são honrado mas os de agora soa incompetente

  2. Dublê de deputado federal, faz parte do que o levantamento do jornal O Globo apontou como grupo de “parlamentares invisíveis”, é o segundo parlamentar com mais faltas sem justificativas de todo o país.
    Aparece aqui em Feira nas eleições de 2020 com o anúncio de contrato para os próximos quatro anos de micareta.

  3. O povo tem o que merece, votaram no Zé Ronaldo agora tão sofrendo, na próxima eleição pode escrever ai, vão esquecer de tudo isso e votar de novo.

  4. Tam reclamando de quê, quando Igor canário teve aí junto com José Ronaldo Carlos Geison e o prefeito faz de conta o povo fez uma festa agora aguenta!!!

  5. Povo da asa branca boa parte votou nele deixe Colbert eu paz ele só atende os prazeres dos ricos asfaltando o centro da cidade.

  6. Não é só o Asa Branca que está abandonado, é a Feira de Santana toda, desgoverno total. O “” prefeito”” só pensa nas verbas!!!!!!!.

  7. Esse prefeito e uma vergonha pra nossa cidade não faz nada . Cadê os vereadores tbm pra cobra só aparece atrás de voto . Daqui um ano eles vão aparecer atrás de voto . Só deus pelo mais pobre e vulnerável só depende desse político tão tudo morto

  8. Até parece que só aí tem problemas, aqui aonde moro faz 2 anos eu tento um médico clínico no SUS n tem especialidades. Só um clínico n acho. Agendar exames nunca conseguir. Tenho que sacrificar e fazer particular. Tenho pooblemas nos ossos dizem que pelo SUS n tem. Preciso de exames glaucoma nunca consigo. Todos os postos de saúde n tem nada. Eu n acho uu remédio de SUS. Eu tenho que comer pé de galinha, para fazer exames e mostrar médico particular. Muda prefeito, presidente, governo e o caos cada vez pior. A eleição tá chegando e o pobre vota. A culpa é do pobre . Tô certa ou estou errada?

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade