Feira de Santana

Moradores da Mangabeira e Feira V interditam Avenida Fraga Maia após residências serem invadidas pela chuva

Proprietária de um estabelecimento comercial, Keila Silva informou que a estrutura da loja já está danificada.

20/02/2024 às 18h35, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Manifestação na Fraga Maia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os moradores do Conjunto Feira V, bairro Mangabeira e regiões próximas, em Feira de Santana, interditaram um trecho da Avenida Fraga Maia, no final da tarde desta terça-feira (20), e realizaram um protesto após suas residências serem invadidas pelas águas das fortes chuvas.

Manifestação na Fraga Maia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com colchões e resto de móveis, todos os moradores da Rua Acesso I e dos caminhos 29, 30, 31 e 32, fecharam apenas um único lado da via, gerando um grande congestionamento. Ao Acorda Cidade, Vaneide Maria Machado informou que quase perdeu a filha na correnteza.

Manifestação na Fraga Maia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A população não aguenta mais. Nós já perdemos os nossos móveis, não temos onde dormir, não tem colchão, não tem cama, não tem nada para dormir. Quase que perdi a minha filha afogada, o pessoal tirou ela da água para não morrer. Não aguentamos mais esta situação, estamos aqui nesta manifestação contra essa construção que eles fizeram para andar de bicicleta, sendo que do outro lado tem um córrego, e como é que a população do Feira V fica? Já tenho 20 anos morando aqui nesta comunidade”, lamentou.

Manifestação na Fraga Maia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Edinalva da Cruz também é moradora da Rua Acesso I. Segundo ela, assim como na casa das outras pessoas, teve a residência alagada.

“Com essa chuva que deu hoje no período de meio-dia, alagou tudo, alagou toda a minha casa, eu estava no trabalho e me ligaram para contar o que estava acontecendo”, disse.

Proprietária de um estabelecimento comercial, Keila informou que a estrutura da loja já está danificada.

Manifestação na Fraga Maia
Foto: Redes Sociais

“A laje da frente da minha loja desabou, pois a quantidade de água que vem da chuva, acaba fazendo uma bacia na porta. Todo ano eu sou afetada, já recorri diversas vezes, mas nunca foi resolvido. Acredito que isso só vai ter uma providência na hora que acontecer algum desastre. Eu sei que qualquer manifestação é bem-vinda, nós estamos gritando por um socorro, precisamos que alguém se mobilize e faça mudança, é disso que a gente precisa”, pontuou.

Manifestação na Fraga Maia
Foto: Redes Sociais

José Carlos de Souza também é morador do conjunto Feira V. Ao Acorda Cidade ele contou que em outras chuvas, o impacto não era dessa forma.

“Pela primeira vez, a proporção de água foi com este volume. Sempre alagou, mas não como aconteceu hoje. Eles fizeram uma obra aí no passeio, puxaram três manilhas para jogar água no esgoto, mas hoje a água estava parecendo uma cachoeira, e com isso, invadiu a casa de todo mundo”, afirmou.

Os moradores também interditaram a entrada da Rua Acesso I.

Ianco Pinho, engenheiro da Superintendência Municipal de Obras e Manutenções (Soma), esteve no local e falou ao Acorda Cidade sobre a situação. Segundo ele, a vazão de água do canal que há na região diminui e por isso muitas residências foram atingidas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Realmente o canal recebeu uma carga muito violenta devido a concentração de chuvas, associado a isso teve um acúmulo de vegetação que acabou diminuindo a capacidade de vazão do canal e acabou atingindo muitas residências. Os moradores ficaram realmente vulneráveis em algumas situações. Vamos acionar o plantão social, orientar a população para solicitar junto a Sedeso cestas básicas, kit de colchão e higiene, entrando em contato pelo 156 tanto pelo telefone quanto pelo aplicativo”, disse.

Ianco informou que a Defesa Civil irá fazer um monitoramento das pessoas para detectar quem está em condição de vulnerabilidade social e detectada essa situação, será solicitada a relocação destas pessoas para o abrigo da prefeitura ou terão o benefício do aluguel social em que passam um período em uma residência alugada.

Rua Acesso I
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Rua Acesso I
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Rua Acesso I
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Rua Acesso I

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também: Chuva forte desta terça-feira (20) causa vários pontos de alagamento em Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gente tenha memória pois está situação e sempre a mesma a mais de 20 anos.feirenses acordam pra a mudança já está demais. Alagamentos lagoas com lixo entulho nos bueiro buraqueira.falta de infraestrutura pluvial. Não parceria com o governo estadual pra ajudar nesta questão. Tudo isso cansa.sempre os mesmos políticos com total desgoverno.

  2. Situação recorrente a vários anos por conta de administrações que fazem maquiagem em Feira de Santana, prefeitos que não conversam com o Governo do Estado o Governo Federal para angariar recursos e fazer obras de drenagem que necessárias para serem evitadas essas situações Minha gente é ano de eleição a hora de mudar tudo é essa não continuar nessa Mesmice de mais de 20 anos

    1. Alguém se indentificar com seu , vc fala isso pq não foi com vc respeita as pessoas que tao ali eu moro aqui Porto seguro tambem aqui acontece isso ai fica esses políticos de camarote enquanto o pv se lascar eu apoio tem de i pra rua mesmo , se vc ta presa mude a rota

  3. Quer protestar, proteste, é direito de todo cidadão.

    Mas não atrapalhe a vida dos outros, fechando vias, impedindo o livre trânsito. A cidade já fica um caos com as chuvas e alagamentos, o povo ainda vem atrapalhar mais?

    Fechem a porta da prefeitura, façam algo assim, mas não impeçam quem tem o que fazer de chegar aonde precisa.

  4. O interessante é que careta vai estar lá todo mundo pulando como se nada tivesse acontecido o povo não aprende e gosta de ficar na frente desses que se dizem independente do povo

  5. Todo ano isso ocorre
    É sempre o mesmo corre-corre
    Todo ano a hipocrisia
    Faz parte dessa agonia
    Demagogos, oportunistas
    Vejam as vítimas
    De toda a inoperência
    Da brutal ganância.

  6. Tem muitas coisas erradas aí. Tem que haver uma investigação do ministério público, porque, chovia em Feira de Santana, e só os bairros do Feira X, Mangabeira e Centro da cidade, sofriam transtornos.
    Esse crescimento desordenado, essas obras mal feitas sem visar a questão das chuvas, só querendo luxos , estética, beleza e aparência, provavelmente, tem transformado as vidas desses moradores em um verdadeiro inferno. A moradora citando, a construção de uma ciclo via, que impediu a água de passar , e alagou, uma região, onde nunca se ouviu falar em enchentes, e olhe que já teve chuvas em Feira de Santana, diversas chuvas, até por semana inteira, bem piores do que essas.

  7. Essa insatisfação tem data certa pra acabar, o prefeito sabe bem disso e nem esquenta, o negócio é garantir a micareta na rua. Com festa e cachaça
    o povo fica satisfeito da vida. É assim segue chuva após chuva…Sem novidades!

    1. Pois é e continua o mesmo grupo há mais de 20 anos com obras faraônicas que não vão a lugar nenhum tipo BRT maquiagens para calar e enganar o povo, a hora de mudar é esse ano e não pode ter medo do novo

  8. Grande parte destas construções permitidas encontram-se na trajetória natural das Águas Pluviais. Outra parte, no leito de lagoas e riachos, aliados a uma má Gestão e Planejamento, criam este caos, pondo a culpa na Chuva, que sempre existiu!!

  9. Enquanto for pão 🍞 e circo 🎪… Esse será o resultado! Não existe um trabalho de prevenção… É inadmissível e/ou incompetência mesmo!

  10. 👏🏻👏🏻 Pra toda população que INSISTEM em manter o mesmo grupo no poder há mais de duas décadas 👏👏 Eles quando dizem que fazem alguma coisa, colocam borra de asfalto pela cidade e quando chove 15 minutos a qualidade das ” obras ” são demonstradas pra quem tem cérebro e visão boa enxergar , porquê a maioria persistem em continuar no erro, só Jesus Cristo sabe até quando. Pra vocês que aplaudem esses INCOMPETENTESSS 👏👏 Continua votando no grupo de ZÉ CABRESTO.

  11. Só moradora do conjunto Feira 5 ,Fraga maia. Dez de sempre a contence isso quando chove forte a população sofre, queremos melhoria, Para gente viver com um pouco de dignidade ; não fica com as casa alagada as pessoas perdendo elétrico doméstico, Prefeito pesso apelou pelo amor Deus de uma solução para gente a respeito desse canal de esgoto da Fraga maia que existe a mais de 20. Anos vem prejudicando a população.

  12. Feira continua com os mesmos problemas de 20 anos atrás, isso que eu me lembro. Mas o povo continua deixando os mesmo elementos no poder. Vocês gostam de sofrer. Feira esta abandonada. MAS O MICARETA VEM AI NÉ. VAMOS ESQUECER TUDO ISSO. VÃO SER GASTOS MILHÕES PARA FESTA E A CIDADE ASSIM.

  13. Mostrem o resultado pra esses políticos de mequetrefes nas urnas,a cidade necessita de mudança,se essa mudança não dê certo,muda e faz outra,mas já chega de Zé Ronaldo,chega de Colbert,a população sofrendo e nada acontece de bom,mas todos somos culpados por votar errado,votar pela emoção e não pela razão.

    1. A PREFEITURA O PREFEITO DINHEIRO PARA ENVESTIR NA EDUCAÇÃO CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS TEM DE SOBRA SEM PRECISAR DE APROVAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES AGORA PARA PAVIMENTAR RUAS COM ESCOAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA ENTRANDO NA CASA LOJA E BAIRRO NAO TEM DINHEIRO PARA REALIZAR A OBRA FICAR CULPANDO A CÂMARA DE VEREADORES PORQUE NÃO APROVA O EMPRÉSTIMO PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS PAVIMENTACAO E CAIXA DE ESGOTO PARA ESCOAMENTO DE ÁGUA DE CHUVAS

      1. Meu senhor, a verba da educação que é gasta erroneamente por Colbervirus, é enviada pelo MEC, exclusivamente para ser utilizado na educação. E diga-se de passagem, muito mal empregada, pq o prefeito da cidade faz maquiagem nas escolas, com materiais de última qualidade. Visite uma escola da rede e veja as condições de trabalho dos professores e de aprendizado dos alunos. Falta tudo, de material didático a material humano, merenda, etc. O prefeito terceirizou a merenda escolar pra uma empresa que servia no RU da UEFS, alimentos com cabelo, barata, pão mofado… É isso que o senhor entende por aplicar dinheiro na educação?

    1. Realmente a parte do acesso i no Feira V foi uma invasão que ocorreu a mais de 20 anos atrás, é um canal que passa entre as casas, inclusive a rua é conhecida com a Rua do esgoto. Mas mesmo assim, precisa dar um jeito nisso, haja visto que já se vai tanto tempo.

  14. SEMANA PASSADA, LOGO APÓS O CARNAVAL, O ASSUNTO NESSE MESMO LOCAL ERA O ESQUENTA DA MICARETA, SERÁ AÍ, NÃO É ?? E A POPULAÇÃO, IRÁ PEDIR CANTOR OU EXIGIR ESTRUTURA PARA AS RUAS? O QUE SE GASTA NUMA FESTA INÚTIL PODERIA SER MUITO BEM UTILIZADO EM OBRAS NESSAS REGIÕES, MAS O POVO PREFERE A FESTA.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade