Feira de Santana

Moradores cobram limpeza das margens da Lagoa Subaé

“O que limpou, tá bonito, agora a sujeira está tomando conta. Porque eles limparam a lagoa e não tiraram o lixo", disse morador.

31/08/2023 às 20h18, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Moradores reclamaram das condições das margens da Lagoa do Subaé, em Feira de Santana. Há alguns meses, a prefeitura estava realizando a remoção das taboas, mas o lixo ainda permanece no local. Além da sujeira provocada pelas macrófitas retiradas das águas, a vegetação (mato) está se expandindo para outros espaços, como o calçadão. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Há 30 anos, João de Jesus Rios, mora próximo a lagoa. Ele fala que as taboas acabaram encobrindo a vista e que as margens necessitam urgentemente de limpeza. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O que limpou tá bonito, agora a sujeira está tomando conta. Porque eles limparam a lagoa e não tiraram o lixo. Colocou as taboas as margens do calçamento, ficou aí e ninguém veio tirar o lixo. O espelho d’água tá bonito, mas tem que retirar as taboas”, disse João. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo o morador, alguns entulhos já foram deixados no local com a desculpa de que seria para aterrar as margens e há também um colchão velho descartado de forma irregular.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, o secretário da Superintendência de Operações e Manutenção da Prefeitura de Feira (Soma), João Vianey, informou que a limpeza da lagoa já foi concluída nos locais em que a escavadeira hidráulica conseguiu alcançar, mas para o trecho central estão planejando como proceder com a intervenção. 

Recuperação do viaduto da Cidade Nova deve iniciar na próxima semana, diz Superintendente
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Em resposta às reclamações sobre a sujeira às margens da Lagoa, João disse que já está em fase de estudo e aponta manutenção e melhorias das calçadas próximas à Lagoa. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“De fato nas margens nós precisamos fazer um trabalho melhor de limpeza de estruturação, estamos planejando com a Sesp para fazer esse trabalho, inclusive avaliando a condição de recompor a calçada do entorno, que tinha os meios fios, a guia e um colchão de pó de pedra, a gente já fez a topografia e estamos fazendo esses estudos. Então o próximo trabalho é fazer a limpeza da margem e fazer a recomposição dessa barreira, dessa faixa que estava lá vinculada. Essa atividade já está em planejamento e já vamos fazer essa programação”, declarou. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Este ano, algumas Lagoas da cidade estão sendo revitalizadas. Um exemplo que deu certo, tanto para o meio ambiente como para o lazer proporcionado à população é o Parque da Lagoa, que oferece um espaço limpo, organizado, disponível para diversas práticas de esporte e lazer. Para além da manutenção desses locais públicos é necessário investimentos em áreas como essas para que o povo feirense encontre bons ambientes para aproveitar com amigos e a família, entre o cotidiano.

Leia também:

Prefeitura retoma atividades de drenagem da Lagoa Subaé nesta quinta-feira (6)

Prefeitura realiza revitalização em lagoas de Feira de Santana

Prefeitura dá início à revitalização da Lagoa do Subaé

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vianey, estou sentindo vergonha alheia dessa entrevista sua. Tudo isso que você inventou, demonstra a falta de competência para estar nesse cargo. Nos poupe dessa ladainha. A matéria diz que a obra está parada a meses. Vocês tiveram tempo de sobra para fazer estudos, seguissem realmente fazer, jateriam feito.

  2. A mesma história de sempre. O bairro assim como toda a Feira de Santana está abandonada e entregue as baratas. E essa história de fazer estudos para fazer uma limpeza que pela lógica já deveriam ter feito? Poupem os feirenses dessa ladainha de sempre.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade