Feira de Santana

Mobizap, aplicativo de transporte individual, inicia operação em Feira de Santana

Feira de Santana é a primeira cidade do Nordeste a aderir à ferramenta.

25/03/2024 às 20h16, Por Jaqueline Ferreira

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Lançamento do Mobizap
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O novo aplicativo de transportes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), o Mobizap, está em funcionamento a partir desta segunda-feira (25), em Feira de Santana. Para marcar o lançamento oficial dos trabalhos, aconteceu uma cerimônia de apresentação no Sindicato dos Taxistas (Sincaver). A cidade é a primeira do Nordeste a aderir à ferramenta. Passageiros e motoristas já podem baixar o aplicativo e se cadastrar.

Aplicativo Mobizap
Foto: Divulgação/ Mobizap

Everaldo Santana, taxista com mais de 30 anos de experiência, destacou a importância de participar do aplicativo da prefeitura, principalmente, para os colegas da categoria. O único taxista com um carro elétrico em uma frota de 1.350 carros, ele ressaltou que a nova ferramenta é competitiva e vantajosa, oferecendo uma taxa acessível. 

Lançamento do Mobizap
Everaldo Santana | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu aconselho meus colegas a incentivarem o uso do aplicativo que a prefeitura está disponibilizando para nós. É bom porque eu mesmo ficava parado no ponto de táxi, a minha idade não me permite mais. E se vocês abraçarem o aplicativo vai ser bom para todo mundo. É bem competitivo e vai ser bom para a categoria. É um avanço porque é melhor do que ficar parado nos pontos. E o meu carro é elétrico, tem dois meses de comprado. Tem muita gente que disse que eu era louco. Hoje eu quero o meu conforto e dos meus clientes”, afirmou Everaldo ao Acorda Cidade.

Elimar Oliveira, diretor do Departamento de Planejamento Estatístico da Semob, trouxe detalhes de como o aplicativo foi introduzido no projeto de mobilidade da cidade para buscar equilibrar tarifas competitivas para passageiros e taxas justas para motoristas.

Segundo Elimar, a ideia surgiu após a equipe da Semob participar de um Fórum de Mobilidade em São Paulo, de onde eles trouxeram, estudaram e puderam implementar a nova plataforma. 

Lançamento do Mobizap
Eduardo Tinari | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A demanda surgiu da necessidade que existia no município de possuir um aplicativo para os taxistas. Tem esse papel de ter tarifas competitivas para o passageiro e taxas não abusivas para os motoristas. Ele trabalhar e saber que vai ter uma remuneração adequada para a sua função, não havendo abuso de quem vier coordenar esse serviço. O município de Feira de Santana, como tem um convênio de cooperação técnica com o município de São Paulo, conseguiu trazer por convênio essa ferramenta. Além dos motoristas particulares, o aplicativo tem uma categoria específica de taxistas e ele vai concorrer com a categoria premium”.

O diretor ainda ressaltou que os veículos dos taxistas, cadastrados na plataforma, dão um maior conforto e segurança para passageiros, levando em consideração que a fiscalização será mais intensa. Ele apontou outros benefícios.

“A taxa é fixa de 10.95%, a taxa de administração por cada corrida. Então, ele tem ali o valor da corrida, competitivo com os demais aplicativos, tem essa política de ter até 80% das corridas com preços melhores que os demais aplicativos e a taxa de administração não vai ser abusiva. Então é uma taxa de 10,95% por corrida, ou seja, o motorista não vai ter surpresa ali no final”. 

O vice-presidente nacional do Mobizap, Eduardo Tinari, explicou que o aplicativo funciona há um ano em São Paulo e em outras cidades do país.   

Lançamento do Mobizap
Eduardo Tinari | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Através de um convênio da prefeitura de São Paulo com a prefeitura aqui de Feira de Santana, acabou estendendo o contrato, a licitação que a gente tinha lá em São Paulo aqui para a Feira, trazendo toda a tecnologia e o contrato da maneira que foi realizado em São Paulo. A plataforma é para taxistas e também para motoristas de aplicativo”. 

Além dos taxistas, qualquer pessoa que tenha um carro particular devidamente registrado e regular pode se cadastrar, caso atenda os requisitos. Segundo ele, no futuro, motocicletas também poderão ser incluídas. 

“Já estamos analisando a proposta, a solicitação da prefeitura, para que a gente possa incluir as motos devidamente homologadas na prefeitura”, Eduardo Tinari. 

Liomar Ferreira, presidente do Sincaver, falou ao Acorda Cidade o quanto o aplicativo é benéfico para a categoria, assim como para os passageiros que vão poder contar com as vantagens. 

Lançamento do Mobizap
Liomar Ferreira | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O Mobizap é uma novidade do ponto de vista não só da sua fórmula de trabalho, a taxa a ser descontada das corridas que vierem a ser efetuadas através do aplicativo, mas eu acho que é mais uma tentativa de buscar uma alternativa para nos submeter, nos contrapor aquilo que o passageiro tem feito conosco ao longo do tempo após a chegada do aplicativo em nossa cidade”. 

Ele pontuou que, quando os transportes por aplicativo chegaram a todo o Brasil, inclusive em Feira, como Uber, 99; os taxistas, mototáxis e até mesmo o transporte coletivo sofreu baixas na demanda de passageiros. Portanto, essa plataforma da Semob vai permitir um novo desenvolvimento da categoria. 

“A tarifa que foi colocada para iniciar os trabalhos aqui no Brasil, eles fizeram de uma forma em que só quem ganha é a plataforma, porque o operador não tem uma tarifa justa e o usuário, de uma forma indireta, também seria beneficiado, porque ele está pagando muito menos do que ele pagava do ponto de vista da tarifa cobrada pelos táxis e também pelo transporte coletivo”. 

Regularização dos Motoristas por APP

Além disso, Liomar pontuou a tentativa do governo federal em regularizar os motoristas de aplicativo e que está dando o que falar. A proposta prevê um salário mínimo pago pelas empresas operadoras aos motoristas, assim como uma contribuição de 20% do INSS, com uma parcela de 7% do salário mínimo sendo responsabilidade do motorista. Além disso, a proposta parece não contemplar os mototaxistas e ciclistas que trabalham como entregadores para empresas de alimentos, como Ifood. 

O projeto tem causado divisões entre as empresas operadoras e os próprios motoristas de aplicativo, que veem o trabalho como uma atividade complementar ou um “bico”, e não desejam ser empregados diretos das plataformas, perdendo a autonomia de gestão. 

A situação é complexa, já que essa categoria é grande e muitos dependem dos benefícios do INSS. No entanto, a proposta do governo busca estabelecer uma relação de trabalho entre os motoristas e as plataformas, o que gera preocupações e discussões.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

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  1. Não funciona,sou motorista de App e e alguns colegas vá baixamos e instalamos,o problema é que não aprova o cadastro,só eu conheço 19 pessoas que desde que está disponível que baixou o app e até agora não aprovou

    1. Boa tarde, peço que entre em contato com nossa central de atendimento para verificar o problema.
      Telefone: 08007211313 ou acesse a central de ajuda através do seu aplicativo

  2. Baixei o App Mobizap, desde quando vi numa informação no celular, através de linked e reportagem da 55 Content, informando que a partir de novembro ou dezembro de 23, já estaria funcionando na região da grande vitória, porém não sai nada na mídia por aqui de que a Mobizap já esteja no Estado, moro em Vila Velha, ES.
    Trabalho desde 2018 com Uber e 99, e recentemente aderi ao Indriver e ao Mobizapsp, porém, ninguém me informa nada .
    Já divulguei muito o app a alguns passageiros do uber e 99, mas ninguém nunca ouviu falar ou desconhecem a plataforma do Mobizapsp como App de motorista e passageiros.
    Então eu gostaria receber mais informações de vcs pois mesmo baixando o app, atualmenteeu não estou conseguindo entrar no app.
    Meu whatsapp é 27 981147288 / Renato Duarte.
    Aguardo retorno de vcs.

    1. Boa tarde, Sr Renato.
      No momento o Mobizap não opera em Vila Velha, mesmo estando com o cadastro ativo, para maiores informações, acesse a central de atendimento através do ícone ajuda do seu aplicativo
      Obrigada!!

  3. Baixei o app, fiz o cadastro e fui testar colocando um endereço. Nenhuma surpresa: o aplicativo fica carregando e nunca mais saiu da tela branca de busca.

  4. O problema não é ter um aplicativo pq já tem e nao resolve porque os motoristas não respeitam os horários e na linha mangabeira tem um que ainda não faz o percurso normal deixa o povo no ponto e dobra em uma rua antes .

  5. Enquanto tudo isto acontece, o serviço de transporte de massa, fica totalmente esquecido, abandonado e entregue ao descaso total. É um absurdo ficar até uma hora e meia ou mais, esperando nos pontos. Sem falar na frota velha e sem nenhum conforto. Situação vergonhosa para um município com mais de 600 mil habitantes.

    1. Já nasceu fadada ao insucesso, criado com intermédio de prefeitura, querendo lucrar e abusar ainda mais do trabalhador, coitado do povo! A administração pública tem o povo que a sustenta com todas suas bonanças como inimigos

  6. Fica parado mesmo com o preço das viagens que vocês cobram sendo que vários concorrentes.
    Para se ter uma ideia Moro no campo limpo, estava no Atacadão uma distância de menos de dois km para minha residência, procurei um Senhor que estava fazendo táxi, quando ele mim cobraria para mim deixar casa ele mim pediu 25,00 ainda ofereci 20,00 ele mim disse que por vinte não iria, eu falei tudo bem.
    Chamei um UBER paguei 9,90 ainda tive um atendimento de excelência por parte do motorista.
    Os Taxista precisam se inovar e ter preços competitivos com a concorrência.

    1. Outro dia, estava lá no Mercantil da Av. Maria Quitéria, solicitei uma viagem com um taxista para Av. Iguatemi, trânsito super tranquilo por causa do horário (19:30) e o mesmo me cobrou R$ 45,00. Depois reclamam porque nãop conseguem passageiros, pois querem tirar seus ganhos em uma única oportunidade.

    1. Boa tarde!!
      O mesmo aplicativo na loja play store, funciona para as 2 cidades.
      Para maiores informações ligue para: 0800721 1313.
      Obrigada!
      Obrigada

  7. Q encoerencia da secretária de transporte do presidente do sindicato ano passado levou pedido d aumento das tarifas dos táxi hj apoia um aplicativo q vai cobrar em média 50% a menos dos valores aos qual ele mesmo queria q fosse aumentado ano passado os taxistas precisavam d aumento agora tem q passar a ganhar menos qual a lógica disso aí outra coisa esse aplicativo não é para taxistas dias atrás vir no acorda cidade o secretário falando das pessoas pegarem transporte regulamentado agora a secretária q faz vistoria dos taxis apoia carros particulares q não são visitados pela própria secretária então apartar d agora não vai ser mais preciso fazer vistoria dos taxis pq a secretária apoia aplicativo d carros q não são vistoriados por ela

  8. Como pode o presidente do sindicato dos taxista falar isso aí ano passado fez reunião para aumentar a tarifa dos táxi em 20% qdo um km na bandeira 1 era 3.60 hj está apoiando um aplicativo q vai cobrar 50 % a menos do q ele próprio foi responsável por fazer reunião para aumentar os valores das bandeiras qdo fez os taxista gastarem 250.00 pela mundanas das tarifas

  9. Mais um elefante branco “pousa” em nossa city. Não deu certo em São Paulo aí nos apresentam como “solução” basta dar um google e vejam os senhores a qualidade desse app tanto para usuários quanto para motoristas.

  10. O problema é que é um empreendimento da prefeitura, logo, feito com dinheiro público.

    O ramo de transportes de passageiros, assim como todos os outros, deve ser deixado para a iniciativa privada operar.

    Do jeito que está sendo feito, se der errado, o prejuízo ficará, como sempre, para o contribuinte.
    Se “der certo”, mas operando com preços abaixo do custo, o prejuízo para subsidiar será do contribuinte.
    E se der certo e de fato render lucros, ainda será um prejuízo para o contribuinte, que bancou o custo inicial, mas não vê a cor do dinheiro dos lucros.

    1. Concordo com vc algo estranho as pessoas q pediram aumento ano passado agora estão apoiado aplicativo q vai cobrar 63% a menos taxista não vão conseguir manter seus veículos em perfeito estado d conservação olha o Eleomar aparecendo ano passado tinha q aumentar os valores agora tem q baixar

    2. “A proposta prevê um salário mínimo pago pelas empresas ao entregadores” kkkkkk. Eu faço entregas de Delivery e gasto 4 litros de óleo 23 × 4 = 92,00 reais + 30,00 reais de combustível diariamente ( 30 × 20 dias de trabalho = 600,00 ) + uns 200 reais de manutenção ( cabo de embreagem/ cabo de acelerador/ câmara de ar / rolamentos etc ) será que 1 salário mínimo cobre as dispensas kkkkkkkkkk. Presidente Lula, procure repensar esse ponto de vista e faça com o presidente Bolsonaro der apenas o direito a liberdade aos trabalhadores de escolher como devem trabalhar, os horários. Votei no Bolsonaro, porém estava aguardando um ótimo governo do Lula, porémme decepcionei pois o Lula apenas visa arrecadar e não tá lembrando dos menos favorecidos.

      1. Você acertou no voto, mas errou feio em esperar que o 9 dedos fizesse um ótimo governo.
        O governo dele é ótimo… para um certo tipo de gente, que não faz o perfil de quem trabalha para ter suas coisas.

        “(…) o Lula apenas visa arrecadar e não tá lembrando dos menos favorecidos”. Alguma surpresa aí? Repito: erro teu em achar que seria diferente disso.

        Mais uma vez o governo mete a mão no negócio pra estragar.

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