13 de junho

Missas marcam Dia de Santo Antônio em Feira de Santana; confira a programação

Uma procissão e missa encerrarão os festejos de Santo Antônio no Santuário Arquidiocesano.

13/06/2024 às 10h16, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Paróquia Santo Antônio dos Frades Capuchinhos
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Nesta quinta-feira (13) é o Dia de Santo Antônio e, centenas de fiéis chegaram cedo ao mais novo Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Feira de Santana, para celebrar e homenagear o santo à quem intercede muitas bênçãos.

O Acorda Cidade acompanhou a primeira missa do dia, realizada às 6h30 desta quinta e conversou com os participantes.

Maristela Ramos é Missionária da Comunidade Gruta do Rosário, em Feira de Santana, e acompanhou a celebração de Santo Antônio para agradecer e louvar a Deus em nome do santo.

Missionária Maristela Ramos
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Esse dia 13 de junho é um dia muito especial porque estamos agora no Santuário dos Capuchinhos, Santuário Santo Antônio de Feira de Santana. É uma alegria participar desta festa linda, super popular, pessoas de todos os tipos, lugares, de todas as crenças estão aqui para honrar e louvar a Deus em nome de Santo Antônio. É uma alegria muito grande e venho agradecer todos os benefícios de Santo Antônio em minha vida, em nossa Comunidade Gruta do Rosário”, disse.

Fundada por Maristela Ramos em sua casa, a Comunidade Gruta do Rosário, localizada no conjunto Coronel José Pinto, é um lugar de oração, escuta e acolhimento daqueles que estão sedentos pela palavra e pela presença de Deus. Além de Feira de Santana, dezenas de missionários atuam em outras comunidades a fim de anunciar a palavra de Deus e auxiliar os mais necessitados.

A missionária também aproveitou para falar sobre o trabalho da comunidade, além das bênçãos proferidas por Santo Antônio no período em que antecedeu o seu dia.

“A nossa comunidade cresceu muito e no novenário eu comecei pedindo a ele um transporte, uma Kombi e ele, e ao décimo segundo dia, Ele nos concedeu essa Kombi. Não tínhamos dinheiro para comprar e conseguimos comprar e isso foi um presente para nós, foi inesquecível. A missão está indo bem, estamos anunciando Jesus, levando o amor de Nossa Senhora nos corações, acolhendo, amparando, sustentando as mãos dos nossos irmãos que mais sofrem e dizendo que vamos seguir em frente. Temos uma missão em Antônio Cardoso, no Papagaio, aqui perto do Shopping, estamos atuando junto com a nossa mãe Igreja enviados pelo nosso Arcebispo Dom Zanoni”, afirmou.

Santo Antônio
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Santo Antônio é conhecido por ser o padroeiro dos humildes e na decoração do adorno do Santuário, o pão, também ganhou destaque. Questionada sobre a simbologia do alimento, Maristela Ramos reforçou que o pão é o alimento universal e que Santo Antônio o distribuía aos que mais necessitavam.

“Santo Antônio por ser pai dos pobres, alimentava os pobres com o pão e o pão significa esse alimento universal, esse alimento que une, o mesmo pão que está em todas as mesas. Salve a Santo Antônio!”, frisou.

Paróquia Santo Antônio dos Frades Capuchinhos
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A missa de Santo Antônio no Santuário também contou com a presença de aniversariantes, que aproveitaram a data para agradecer por mais um ano de vida. Este foi o caso de Antônio Rocha. Ao Acorda Cidade, ele enfatizou que é de grande emoção comemorar o aniversário com as graças de Santo Antônio.

“É uma emoção muito grande, são muitas realizações, é o renascer, o recomeço da vida. Estou aqui para agradecer não só a Santo Antônio como a Deus por todas as graças alcançadas. Tenho muito a comemorar. Todos os dias enquanto eu existir eu vou louvar a Santo Antônio”, contou.

Frei Monteiro
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Após a missa, a reportagem do Acorda Cidade ouviu o celebrante, Frei José Monteiro. Para ele, o Dia de Santo Antônio é um chamado para procurar a Cristo, através de seus exemplos.

“É uma alegria para nós celebrarmos o Dia de Santo Antônio. Quando nós escutamos o chamado de Santo Antônio ele nos indica imediatamente, procure o Senhor. Os Santos sabem que a missão principal deles é nos conduzir ao encontro de Cristo porque eles assim o fizeram, assim viveram e por isso são reverenciados como modelos para que nós possamos aprender o caminho da santidade”, concluiu.

Confira a programação do Dia de Santo Antônio no Santuário Arquidiocesano:

6h30- Santa Missa
Celebrante- Frei Monteiro

8h30- Missa dedicada ao Colégio Santo Antônio
Celebrante- Frei Cristóvão Lima

11h- Missa dedicada aos grupos pastorais, movimentos e comunidade
Celebrante- Frei Jorge Rocha

15h às 17h- Plantão de Bênçãos

17h às 19h- Adoração ao Santíssimo Sacramento

19h- Procissão pelo bairro com a imagem de Santo Antônio

20h- Missa festiva com a Fraternidade Capuchinha
Celebrante- Frei Gilson de Jesus Marinho
Ministro Provincial

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade