Páscoa 2024

Mesmo com alta de preços, venda de ovos da páscoa movimenta o comércio em Feira de Santana

O preço do cacau teve uma alta expressiva no mercado internacional, o que refletiu diretamente nos produtos à base de chocolate

19/03/2024 às 07h48, Por Jefferson Araújo

Compartilhe essa notícia

Ovos de páscoa
Ovos de páscoa | Foto: Jefferson Araújo/Acorda Cidade

A páscoa é muito aguardada no calendário cristão em todo o Brasil. A festividade celebra a ressurreição de Jesus Cristo ocorrida no terceiro dia após a crucificação. Mas a expectativa pela data não é exclusividade dos religiosos, todos os anos, entre os meses de março e abril, comerciantes de chocolates se animam para aumentar o faturamento com a venda dos tradicionais ovos de páscoa.

“Esta é uma das datas em que mais vendemos, dá mais fluxo de pessoas na loja. Existem outras datas em que temos um aumento na procura por chocolate, mas a páscoa é a data mais importante para as vendas”, informou ao portal Acorda Cidade, a gerente de uma loja de chocolates, Tamires Lima, de 34 anos.

Tamires Lima, gerente de uma loja de chocolates
Tamires Lima, gerente de uma loja de chocolates | Foto: Jefferson Araújo/Acorda Cidade

Por se tratar de um feriado que movimenta significativamente o mercado de chocolates, a preparação acontece de forma especial. “Começamos bem antes do que todo mundo imagina, preparamos a loja, a equipe, contratamos colaboradores temporários porque a demanda é muito grande. Recebemos os ovos de páscoa em janeiro, então, antes do carnaval, a gente já tinha ovos nas prateleiras”, completou Tamires. 

Mas o que deveria ser apenas doce para o paladar do consumidor pode sair salgado para o bolso. O preço do cacau, matéria-prima para a fabricação do chocolate, teve uma alta expressiva no mercado internacional, o que refletiu diretamente nos produtos à base de chocolate, como biscoitos, bombons e os típicos da páscoa. Neste momento de alta, os consumidores colocam as estratégias para economizar em prática.

Jean Carlos Ferreira e a filha, Clara Ferreira
Jean Carlos Ferreira e a filha, Clara Ferreira | Foto: Jefferson Araújo/Acorda Cidade

“A gente começa a procurar antes da páscoa, um lugar que esteja mais barato, mais em conta, porque com esta carestia que está, o ovo esta muito caro, então a gente procura uma maneira de economizar para fazer a felicidade dela no período da páscoa”, contou ao Acorda Cidade, o pedreiro Jean Carlos Ferreira, de 42 anos, durante um passeio com filha Clara Ferreira, de 9 anos.

Apesar de os ovos de páscoa estarem mais caros em relação ao ano anterior, a vendedora de chocolates Ydila Tainá, de 21 anos, incentiva a aquisição dos produtos, dando dicas para clientes. “A gente acha que o cacau é produzido no mundo inteiro, e não é. O Brasil, alguns países da América Latina e alguns da África são os únicos a produzirem o fruto. O Cacau realmente teve um aumento, quem trabalha com cacau sente no bolso, mas a dica é pesquisar, procurar nas redes sociais e aproveitar as promoções”.

cacau
Cacau | Foto: Disponível em Pixabay.com

Segundo dados da Organização Internacional do Cacau (ICCO), a Costa do Marfim, país africano, é o maior produtor de cacau no mundo, produzindo 2,18 milhões de toneladas ao ano, o que representa 44% da produção mundial. O Brasil ocupa a 6ª posição no ranking. O clima afetou a produção da última safra. 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade