Festa de Sant'Ana

Louvores em homenagem à padroeira de Feira de Santana, marcam primeira noite do novenário

Os festejos serão realizados até o dia 26, dia da padroeira.

17/07/2022 às 21h30, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Teve início neste domingo (17), a primeira noite do novenário em louvores a Senhora Sant’Ana, padroeira da cidade de Feira de Santana.

Com o tema ‘A fé em Deus, expressa na devoção a Sant’Ana, nas raízes da história e do desenvolvimento de Feira’, a primeira noite foi pregada pelo Pe. Pedro Júnior, pároco da Paróquia Senhor do Bonfim.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o pároco da Catedral Metropolitana de Sant’Ana, o Pe. Paulo Tarso, destacou a grande importância da preparação para o dia santo, comemorado no próximo dia 26 de julho, dia da padroeira.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Hoje com muita alegria, estamos iniciando o novenário, uma preparação para o dia 26, a festa solene, e acabamos de acolher a imagem peregrina de Senhora Sant’Ana, que durante o ano, percorreu todas as 46 paróquias da nossa Arquidiocese de Feira de Santana, vindo agora da paróquia caçula, a paróquia recém criada no bairro do SIM, São João XXI. O dia santo, o dia da festa, é no dia 26, e quando a paróquia é pequena, se faz tríduo, mas geralmente as grandes paróquias realizam o chamado novenário. Este é um tempo rico de espiritualidade, um tempo forte de catequese e de comunhão, aqui temos a participação dos movimentos, de grupos, das pastorais, que trabalham unidos, para que esta festa possa acontecer com a beleza que é”, explicou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com o pároco, cada noite do novenário possui um subtema, voltado para o tema central da festa.

“Nós temos um tema central que é: ‘Igreja de Feira de Santana, Tua Vida é Missão!, e durante as nove noites, iremos trazer subtemas que estão ligados à este tema central, então a gente faz uma catequese, o povo participa, e a cada noite, um novo conhecimento, nós vamos adquirindo. Estamos celebrando os 60 anos da criação da Diocese, e sabemos que a nossa cidade cresceu, a nossa Feira de Santana, que vem desde os tempos da feira do gado, e assim, tem o nome que hoje tem”, afirmou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Paroquiana há cerca de 30 anos, Cleide Oliveira, hoje também atua como secretária paroquial.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, ela contou que foi com as bênçãos de Senhora Sant’Ana, que alcançou o emprego.

“Eu já participo da Festa de Sant’Ana há cerca de 30 anos, tanto que hoje eu sou secretária paroquial. Lembro que na época, estava desempregada, e no dia de São Cosme, eu fiz um pedido e acredito que Sant’Ana ouviu, e graças à Ela, estou empregada. Tenho muito a agradecer. Além de todas estas bênçãos, esse dia se torna mais do que especial, que marca o nascimento do meu neto, e no dia de hoje, ele completa cinco anos de idade. Por conta da pandemia, muitas pessoas precisaram celebrar a festa em suas igrejas domésticas, dentro de casa, mas graças a Deus, hoje possuem a oportunidade de estarem aqui, assim como eu”, destacou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os festejos serão realizados até o dia 26, dia da padroeira, quando é encerrado com o retorno da procissão pelas ruas de Feira de Santana.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também: Festa de Senhora Sant’Ana tem início neste domingo (17) e volta a ser realizada sem restrições

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade