Feira de Santana

Licitação para recapeamento de vias é um dos investimentos da Soma para este ano, diz superintendente

Segundo o superintendente, uma licitação será feita no dia 22, a fim dar continuidade ao recapeamento de vias da cidade.

12/01/2024 às 06h22, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Asfaltamento
Foto: Divulgação

Em uma avaliação sobre os principais desafios no processo de requalificação do piso de Feira de Santana em 2023, que já houve uma deficiência desde o orçamento municipal, o superintendente de Operações e Manutenção (Soma), o engenheiro João Vianey, deu detalhes sobre os principais investimentos que pretendem beneficiar a população, além do trabalho do efetivo na intervenção e manutenção de vias públicas em 2024.

Em entrevista ao Acorda Cidade, João Vianey destacou os principais pontos de manutenção em 2023, que facilitaram o tráfego de veículos em ruas da cidade.

“Temos um planejamento referente ao pavimento, seja na parte de reparo em paralelo, seja na parte do tapa-buraco, na parte asfáltica, então esse planejamento é um contrato que está em efetivo, nós temos a continuidade dos serviços com uma equipe dedicada a essas duas atividades e tivemos um ano com aproximadamente 4.500 toneladas de CBUQ, um tapa-buraco em toda cidade. Tivemos um investimento grande de drenagem que é um investimento importante para a manutenção da vida útil do pavimento e em paralelo tivemos todo o recapeamento de várias vias, fizemos alternativas como a ligação da São Roque com a Artêmia Pires, aquele binário da Rua Caracol que faz ligação e é uma alternativa importante que foi dada. Ali, na Santa Mônica II, Ouro Verde, próximo ali ao Los Pampas”, disse.

Engenheiro João Vianey
Foto: Paulo José

Além do trabalho positivo realizado pela Soma em 2023 mesmo com os desafios, neste ano, janeiro já começará com grandes investimentos. Segundo o superintendente, uma licitação será feita no dia 22, a fim dar continuidade ao recapeamento de vias.

“Fizemos intervenções em vários pontos da cidade, então são trabalhos que vêm acontecendo, e para reforçar esse investimento agora, nós teremos uma licitação dia 22, referente a recapeamento de vias, continuando esse trabalho que vem acontecendo esse ano, nós tivemos a dificuldade nos anos anteriores, pela deficiência do orçamento, da Soma, nós não tivemos esse investimento, mas esse ano de 2023 nós já tivemos, e 2024 terá esse reforço”, destacou.

Pontos críticos

Questionado sobre alguns pontos que ainda precisam de revitalização na cidade, a exemplo da via lateral do Hospital Estadual da Criança (HEC), João Vianey justificou que já contatou com a Via Bahia, responsável pela obra, e caso não haja intervenção, a própria prefeitura deverá realizar a requalificação.

“Essa situação do Hospital da Criança, é importante lembrar que essa via foi feita quando ocorreu a duplicação do Anel Sul pela Via Bahia, quem fez aquela ligação, quem executou foi a Via Bahia, especialmente naquele trecho onde tem o estrangulamento antes da passarela, antes do hospital, é um trecho realmente mais crítico, mas nós já fizemos uma vistoria lá e fizemos contato com a Via Bahia para avaliar essa condição de intervenção por parte deles, já que a implantação foi deles. Mas, caso não tenhamos uma resposta positiva, a gente vai fazer uma intervenção lá. Parque Ipê, Campo Limpo, nós temos uma situação que não é só de lá, de outros pontos, mas é geral, que é o lançamento, como não tem esgoto sanitário, já que se trata da bacia. Nós temos intervenções recorrentes, Campo Limpo e Parque Ipê, inclusive, agora nós estamos atuando na Rua Antenor Maximiliano, na região do campo ali, estamos substituindo uma rede exatamente para ter uma condição de drenagem e uma condição de pavimento melhor, então nós temos esse mapeamento, mas são bairros que tem uma condição bem complexa”, declarou.

Os bairros localizados em cima de um lençol freático também são os mais afetados com problemas de esgotamento sanitário. Porém, estudos já possibilitam a solução destes problemas.

“O bairro Conceição é da mesma forma, sem esgotamento sanitário, nós temos o lançamento em via pública de águas servidas, e um agravante que são os bairros Conceição, Mangabeira e Santo Antônio dos Prazeres em grande parte, que é um lençol freático elevado, que inclusive há uma condição de um funcionamento inadequado das fossas e sumidouros, e que nós temos, como também a Rua Tupinambá, nós temos um estudo grande para Tupinambá, é um programa nosso já planejado para o primeiro trimestre aqui do ano, mas é uma condição de fossas e sumidouros que extravasam para a via pública, e nós vamos ter que fazer uma captação. A prefeitura já tem esse estudo com a Embasa, que é até 2032, mas já houve o pedido para que a Embasa antecipe esse plano de investimento para que a gente evite esse lançamento do esgoto em via pública, e naturalmente degrada esse pavimento”, disse Vianey.

Transporte público

Com o objetivo de facilitar o tráfego do transporte público em vias, a Soma, durante o ano de 2023, também interviu em bairros de difícil acesso em Feira de Santana. A proposta, de acordo com Vianey, é intensificar mais as ações neste ano.

“Nós temos um contrato já vigente, tem um saldo executando algumas intervenções, por exemplo, nós fizemos agora o roteiro do ônibus no bairro Viveiros, que era um apelo da comunidade, foi uma intervenção importante, dando mais segurança e fluidez para o transporte público. Agora, grande parte do roteiro do ônibus na Gabriela também, foi feita inclusive uma modificação do roteiro do ônibus, dando fluidez da mesma forma, segurança a população. Estamos agora em Ipuaçu fazendo o entorno da praça, o acesso do colégio municipal, do colégio estadual, que estavam vias degradadas. Então, as intervenções estão ocorrendo, e para reforçar essa atividade, como eu disse, dia 22 de janeiro, nós temos uma nova licitação de asfalto para recapeamento e recuperação de vias, ampliando esse trabalho e dando continuidade”.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que vejo é o prefeito e alguns vereadores fazendo panelinha colocando asfalto em ruas que não tem tanto fluxo de veículos e as ruas importantes eles faz de conta que não existe vou dar um exemplo Gabriela conjunto Homero Figueiredo coçaram asfalto em algumas vias já a rua Amaralina uma importante via tá toda esburacada e o calçamento todo se soltando, estrada do besouro nem se fala.

  2. Como vai ficar a situação do bairro Tomba que está precisando de um projeto de reurbanização asfáltica em diversas ruas principalmente as ruas do Interno da praça como: Rua Corinto, Rua Leão, Rua Libra, Rua do ouvidor, Ruas Santo André e Santo Antônio que dar acesso ao anel de contorno onde há um tráfego de intenso de carro causando muita poeira e também existe pontos de alagamento onde a rua fica alagada e entrando nas casas precisando de drenagem na altura do n° 52 e 44.
    Assim como a Rua Nova, Campo Limpo e Gabriela o tomba precisa de uma requalificação urbana e asfáltica mesmo com a reforma da praça existe alguns pontos que merecem atenção, a população e as pessoas que trafegam pelo bairro que é uma grande referência com seu comércio precisa de obra do tamanho da sua importância.

  3. Realmente, foi feita algumas pavimentação em ruas importantes porém se fizesse com um espessura adequado o asfalto demoria mais sobrando recursos para fazer mais ruas.Porque esses tapa buracos só piora as ruas tem que recapiar todo.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade