Feira de Santana

Justiça determina contratação de enfermeiros para o Hospital Especializado Lopes Rodrigues

A solicitação foi baseada na necessidade urgente de garantir a segurança dos pacientes e o cumprimento da legislação que regulamenta a profissão da enfermagem no Brasil.

08/07/2024 às 14h29, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

hospital especializado lopes rodrigues
Foto: Redes Sociais

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) obteve uma decisão judicial favorável que garante a presença contínua de enfermeiros no Hospital Especializado Lopes Rodrigues, em Feira de Santana.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

Segundo o conselho, a decisão, proferida pela 3ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária do município, no âmbito do processo nº 1017954-53.2023.4.01.3304, atende a um pedido de tutela antecipada feito pela autarquia.

O Conselho havia solicitado a medida para assegurar que o hospital mantivesse enfermeiros em tempo integral, especialmente nas unidades de internamento masculina e feminina durante o período noturno. A solicitação foi baseada na necessidade urgente de garantir a segurança dos pacientes e o cumprimento da legislação que regulamenta a profissão da enfermagem no Brasil.

“Além de beneficiar os pacientes com um atendimento de qualidade e maior segurança, a decisão reconhece a essencialidade dos enfermeiros, que são responsáveis pelas atividades de maior complexidade nos cuidados de saúde. A presença contínua desses profissionais é fundamental para garantir a excelência e a integridade do atendimento”, afirmou o presidente do Coren-BA, Davi Apóstolo.

“A decisão judicial reconhece o perigo de dano aos pacientes da unidade hospitalar caso a medida não fosse concedida, ressaltando a essencialidade dos profissionais de enfermagem para o funcionamento adequado das unidades de saúde. O risco de danos irreparáveis à saúde dos pacientes na ausência dos enfermeiros foi um dos pontos considerados pelo juiz ao proferir a decisão”, declarou o Coren por meio de nota enviada ao portal Acorda Cidade.

Com a decisão, o Hospital Especializado Lopes Rodrigues deverá contratar, no prazo de 60 dias, os profissionais para garantir a presença contínua de enfermeiros na unidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade