Feira de Santana

Instituto Gastão Guimarães encerra Projeto “Férias na Escola” com a presença do ex-jogador do Bahia, Edinho Jacaré

Único jogador feirense a vencer um campeonato brasileiro pelo Bahia, Edinho Jacaré teve uma carreira vasta e expressiva no futebol brasileiro.

31/01/2024 às 16h45, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Encerramento Férias na Escola
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Encerrando com chave de ouro o Projeto “Férias na Escola com mais Sabor e Saber”, o Instituto de Educação em Tempo Integral Gastão Guimarães (IETIGG), promoveu na manhã desta quarta-feira (31) um momento de descontração e emoção que contou com a presença do ex-jogador feirense Edinho Jacaré.

O Projeto “Férias na Escola”, é uma iniciativa do Governo do Estado e tem como maior objetivo, garantir atividades pedagógicas e de desenvolvimento, à exemplo da prática de esportes, além de oferecer aos alunos matriculados na rede estadual a alimentação diária no período das férias escolares (saiba mais sobre o projeto aqui).

Com uma programação diversificada, o Instituto Gastão Guimarães ainda promoveu no encerramento do projeto, um torneio de futebol, além de apresentação teatral, palestras e muita música.

Encerramento Férias na Escola
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Em conversa com o Acorda Cidade, o aluno Gustavo de Jesus, contou a experiência em participar do “Férias na Escola”.

“Foi muito bom, tirou as crianças e jovens de casa, para que não fiquem sedentários nestas férias. Ficar em casa fazendo coisas erradas é difícil, foi legal. Fiz futsal, natação e baleado. Eu amo praticar esportes”, disse.

Vice-diretora da unidade ensino, Patrícia Peixoto também expressou a satisfação em promover uma experiência lúdica e diferente aos estudantes do Gastão Guimarães como também, de outras unidades de ensino de Feira de Santana.

Encerramento Férias na Escola
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“Foi muito desafiador porque não tínhamos o hábito de abrir a escola para os estudantes durante o mês de janeiro, então foi algo novo, mas foi gratificante porque vimos nos pais e nos alunos uma grande receptividade, uma aprovação ampla já que conseguimos oferecer para eles momentos de esporte, de lazer, interação social de forma respeitosa e harmoniosa. Tivemos uma inscrição considerável, não apenas da unidade escolar como de outras unidades da rede estadual, realizando as atividades que propomos aqui. O projeto vem para contemplar o programa Bahia Sem Fome, onde oferece além de atividades com os voluntários, refeição garantida”.

Raimundo Garcia. Raimundinho
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Professor de Basquete há mais de 20 anos, Raimundo Garcia, popularmente conhecido como Raimundinho, também falou sobre a importância de proporcionar atividades aos estudantes que, muitas vezes, não dispõem de espaços públicos para a prática de esportes no período das férias.

“A importância maior é o desenvolvimento da molecada, depois que sai em recesso escolar, muitos não têm uma condição de viajar, não dispõem de espaços públicos para o entretenimento, as quadras estão em sua maioria fechadas, então a iniciativa através das escolas de manter esses espaços abertos para que os meninos tenham essa oportunidade dentro desse ambiente de uma outra forma é legal. Foi uma iniciativa louvável diante da situação que não há espaços públicos para colocar o pessoal para fazer uma atividade. Trabalhamos com as modalidades de basquete e futebol, tivemos uns 40 meninos de até outras escolas e estamos fazendo uma interação boa”.

Cerca de 400 alunos participaram do “Férias na Escola” na unidade do Instituto em Tempo Integral Gastão Guimarães. Realizada com o sucesso do projeto, Alfreda Xavier, diretora da unidade escolar, contou ao Acorda Cidade como surgiu a ideia de trazer o ex-jogador Edinho Jacaré para incentivar os alunos que praticam o futebol.

Encerramento Férias na Escola
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“Essa foi uma ideia do nosso governador, um governador que é professor, que conhece o chão da escola e que sabe as necessidades do dia a dia dos nossos alunos. Então no dia 10 de janeiro, começou esse projeto Férias na Escola. É onde acolhemos os nossos alunos que estavam em casa e vieram para a escola. Então, iniciou no dia 10 e encerra hoje, dia 31. Projeto Sabor e Saber e eles estão sabendo e saboreando essas férias maravilhosas na escola. Inclusive, alunos de outras escolas, porque nem todas as escolas participaram do projeto. Então, nós acolhemos alunos de outras escolas. E percebemos que os nossos alunos são encantados pelo futebol. Então, nada mais justo hoje, com o encerramento de vários jogos na nossa escola, ter um campeão aqui para falar um pouco da sua vida e botar esses meninos para cima”, contou.

Referência para as novas gerações

Único jogador feirense a vencer um campeonato brasileiro pelo Bahia, nos anos de 1988 e 1989, Joselias da Conceição Pereira, ou melhor, Edinho Jacaré teve uma carreira vasta e expressiva no futebol brasileiro, onde garantiu oito títulos ao longo de nove temporadas pelo Bahia.

Exemplo para a nova geração de crianças e jovens que sonham em se tornar jogadores de futebol, ele foi convidado a palestrar no encerramento do projeto, para também incentivar as práticas esportivas. Edinho conversou com a reportagem do Acorda Cidade e contou a emoção ao receber o convite de estar presente na escola onde sua esposa estudou.

“Acredito que os alunos sairão bem educados, e espero que esses garotos que estão chegando agora tenham essa sabedoria de aproveitar o máximo, extrair o máximo da nossa diretora, dos professores, para que eles possam ser cidadãos lá na frente e bem sucedidos. Se eles perguntarem, é claro que vou contar um pouco da minha experiência, estou aqui apto a responder, mas, no fundo, a gente vai chegando ao que nós estamos querendo, que é o trabalho para educar essas crianças, que para nós é de fundamental a importância”.

Edinho Jacaré também relatou a experiência jogando pelo Tricolor de Aço em que conquistou o título brasileiro. De acordo com ele, é impossível alcançar objetivos sem o apoio de uma equipe.

“Tudo se faz em equipe. Dificilmente você conseguirá esse objetivo principal de um atleta profissional de futebol, que é o campeonato brasileiro, e depois vem a seleção brasileira. Isso aí são coisas que vão acontecendo gradativamente. Mas nós conseguimos um grupo bem harmonioso e, consequentemente, veio o principal que foi o título brasileiro, que nos deixou tão felizes até hoje. Até hoje não, até muitos e muitos anos nós vamos celebrar e celebrar muito bem. O time tinha um grande líder, o treinador Evaristo de Macedo. Nós tínhamos um líder dentro de campo e fora do campo e é tudo o que uma equipe precisa. Ter lideranças e quando se trata de lideranças, é claro que as coisas vão fluir bem e, consequentemente, nós vamos sofrer menos dentro do campo”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ótimo projeto que viabiliza os jovens a praticar o esporte e por em prática o seu sonho deste esporte que é tradição em nosso País. Abraços para Edinho jacaré , conheço desde de minha infância no bairro Jardim Cruzeiro , onde fomos vizinho, ”casa de frente ”, cara do bem , responsável e visionário. Parabenizo a todos , ao projeto que isso se perpétue mais e mais . Forte abraço a todos..

  2. Salve, salve grande Professor Edinho Jacaré👏🏼 . Tive o imenso prazer de ser aluno dele na escolinha de futebol do antigo FTC. Faço votos de paz e prosperidade 🙌🏼

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade