Feira de Santana

Iniciativa histórica de requalificação da maior bacia hidrográfica de Feira de Santana

A iniciativa impacta diretamente 25 bairros e sub-bairros feirenses.

17/10/2022 às 11h44, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Izinaldo Barreto

Feira de Santana está recebendo o maior projeto de requalificação da Bacia do Jacuípe de toda a história. É o “Respira Jacuípe”, uma iniciativa conjunta entre vários órgãos e entidades públicas e privadas. A ação ambiental tem o objetivo de revitalizar toda a bacia hidrográfica composta por 22 riachos na sede.

A iniciativa impacta diretamente 25 bairros e sub-bairros feirenses. Três comitês de trabalho foram instituídos: Infraestrutura, Educação e Meio Ambiente, e Iniciativas Privadas.

O mapeamento realizado pelo comitê de Educação e Meio Ambiente já diagnosticou que o principal problema é a ocupação irregular das áreas de proteção permanente (APPs), nos 22 riachos, o que tem como consequência a poluição dos mananciais a partir do lançamento de esgoto in natura – sem tratamento.

A partir do diagnóstico, em agosto deste ano, houve a realização de dois Fóruns de Discussões e Encaminhamentos, quando foram realizadas discussões sobre a preservação do manancial e o seu potencial econômico, social e turístico.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, observa que a limpeza nos canais de macrodrenagem e riachos foi uma iniciativa do prefeito Colbert Martins Filho, que determinou a execução dos serviços. Ele acrescenta ainda que “será apresentado ao Chefe do Executivo Municipal um documento com o diagnóstico elaborado nos fóruns já realizados”.

AÇÕES IN LOCO

Em setembro foi realizada a primeira ação in loco do projeto Respira Jacuípe, com a limpeza do Riacho da Espuma – manancial que vai da rua Senador Quintino, passando pelo bairro Feira X até o rio Jacuípe – , do riacho do Feira X e atualmente ocorre a limpeza do riacho do bairro Rua Nova.

Já neste mês de outubro foi concluída a revitalização da Fonte do Buraco Doce, no bairro Queimadinha, que também integra a Bacia do Jacuípe juntamente com mais 14 fontes no município, sendo elas as fontes da Lili e das Pombas, ambas também na Queimadinha; Fonte da Tereza, na Rua Nova; Fonte Jacobina, no Jardim Cruzeiro, e as fontes das Flores e do Benício, no São João do Cazumbá.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, ressalta que para este ano está prevista a realização de mais um fórum e um seminário, além de ações educativas em escolas da rede municipal, como oficinas, seminários, palestras e rodas de conversas em 10 unidades situadas em bairros cortados pelos riachos que compõem a Bacia do Jacuípe.

“Outra ação prevista é a instalação de redes coletoras de resíduos nos principais riachos”, acrescenta João.

Também está previsto dentro do projeto Respira Jacuípe a requalificacão da lagoa do Prato Raso, intervenção considerada fundamental para o trabalho de infraestrutura da Bacia do Jacuípe. O orçamento para a primeira etapa já está liberado.

O projeto Respira Jacuípe tem a participação de várias entidades, como: Prefeitura de Feira de Santana através das secretarias de Meio Ambiente (SEMMAM), Educação (SEDUC), Serviços Públicos (SESP); Instituto Pensar Feira; Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana; Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL); Unifacs; UFRB; Senac; Centro das Indústrias de Feira de Santana; Polícia Militar da Bahia; Corpo de Bombeiros; e Defesa Civil.

Com informações da Secom da Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Deviam era limpas as praças da cidade toda que estão abandonadas vergonhoso parece que não tem prefeito nem vereadores que só pensão em seus bolsos

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade