Bahia

Inema resgata seis cachorros-do-mato em Feira de Santana

A ação foi desencadeada em resposta a uma reclamação sobre a presença persistente dos animais que estavam sendo vistos há oito meses.

22/12/2023 às 22h03, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Inema resgata seis cachorros-do-mato em Feira de Santana
Foto: Inema


Em uma operação do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio da Unidade Regional (UR) Portal do Sertão e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Cruz das Almas, seis cachorros-do-mato (Cerdocyon thous) foram resgatados após habitarem áreas residenciais no centro urbano de Feira de Santana.

A ação foi desencadeada em resposta a uma reclamação sobre a presença persistente dos animais que estavam sendo vistos há oito meses em uma área residencial isolada. Os cachorros-do-mato ficaram presos após a completa muragem do terreno pelo proprietário.

Segundo o Médico Veterinário do Cetas, Paulo Bahiano, a área oferecia condições propícias para os animais: “registramos a presença de árvores frutíferas no terreno, arbustos, grandes leiras e acúmulo de resíduo de material vegetal, que poderiam ter servido como esconderijo ou tocas para os animais”, relatou.

Após a operação, os técnicos da UR Portal do Sertão encaminharam os animais para o Cestas Estadual do Recôncavo. Lá, passaram por exames clínicos e laboratoriais em parceria com o Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Ao final do atendimento, após constatação de ausência de doenças clínicas e subclínicas, os animais foram destinados a uma Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), local previamente cadastrada pelo Inema, com características ambientais adequadas para sobrevivência dos animais reintroduzidos, assegurando que possam viver com maior segurança.

“A captura e realocação foram necessárias para garantir a segurança dos cachorros-do-mato e a coexistência harmônica com os humanos”, ressalta Bahiano.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na semana passada a noite um cachorro do mato atravessou as duas pistas da Av. Noide Cerqueira no SIM saindo do lado da Associação Asa Branca e adentrando ao lado da Brilhante em sentido a lagoa.
    Não sabia que existia essa espécie aqui em Feira de Santana.
    Estava acostumado a ver na estrada do feijão próximo a Mundo Novo.

    1. Sim a diferença é grande, mas comportalmente o cachorro de rua é um animal domesticado, habituado a presença humana e de outros animais. O cachorro do mato é um animal selvagem, não habituado a conviver com pessoas e outros animais

    2. São animais distintos, ambos pertencem a família canidae, porém espécies diferentes.
      Um foi adaptado ao convívio com o ser humano, canis familiares, o outro é essencialmente silvestre, Lycalopex gymnocercus.

  2. O ser desumano invadiu as áreas que pertence aos animais, agora fica reclamando que os animais estão invadindo a área que nada mais é que o seu hábitat natural. A raça ” humana” tem que acabar, chega!!!

      1. Onde vc reside, locais que vc frequenta e gosta, ambientes confortáveis a vc, a tecnologia que vc comodamente utiliza, ocupa lugares onde originalmente existia fauna e flora exuberante especifica e até mesmo atualmente extintas.
        Deixe de hipocrisia, precisamos desenvolver tecnologias em prol do convívio harmonico com o meio ambiente, não criticar quem assim como vc, só deseja ocupar seu lugarzinho no planeta terra.
        Vc não é melhor do que ninguém.

Mais Notícias

Pontilhão

Feira de Santana

Pontilhão que liga os conjuntos Feira IX e Feira IV será reconstruído na próxima semana

A informação é do vereador Pastor Valdemir que, em pronunciamento na Câmara, comemorou a execução dos serviços pela Prefeitura na...

23/05/2024 às 17h04

Núcleo Agenda Bahia do Trabalho Decente

Feira de Santana

Núcleo da Agenda Bahia do Trabalho Decente é implantado em Feira de Santana 

A iniciativa do Governo do Estado, visa difundir os princípios do trabalho e obter contribuições para elaboração de políticas públicas....

23/05/2024 às 17h00

‘Café com Aroma de Cidadania’

Feira de Santana

Receita Federal incentiva doações para programas sociais através da declaração do Imposto de Renda; saiba como doar

O prazo para entrega do Imposto de Renda 2024 termina no dia 31 de maio.

23/05/2024 às 16h32

Lei Paulo Gustavo

Feira de Santana

Prefeitura promove oficina de elaboração de prestação de contas da Lei Paulo Gustavo no dias 4 e 5 de junho

As aulas vão ocorrer no Teatro Margarida Ribeiro. O primeiro dia da oficina, dia 4 de junho, será das 8h...

23/05/2024 às 15h51

Presidente do Conselho Tutelar - Antônio de Jesus Correia

Maio Laranja

Conselhos Tutelares apelam à sociedade que denuncie abusos sexuais a crianças e adolescentes

O presidente do Conselho número 2, Antônio de Jesus Correia, usou a Tribuna Livre da Câmara Municipal para falar sobre...

23/05/2024 às 15h26

Taxistas

Feira de Santana

Presidente do Sincaver responde sobre queixas feitas por associação na Câmara: ‘A vistoria é a mesma de 30 anos atrás’

Conforme Liomar Ferreira, as vistorias tem o objetivo de garantir conforto e segurança ao taxista, como também ao passageiro.

23/05/2024 às 12h08

image

Rádio acorda cidade