Bahia

Advogado especializado em Direito Digital diz que sua conta do Instagram foi invadida

O advogado relatou a experiência de invasão e medidas legais tomadas.

05/01/2024 às 11h01, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Redes Sociais | Montagem: Acorda Cidade

Na manhã desta sexta-feira (5), o advogado especializado em Direito Digital, Leonardo Britto dos Santos Cabral Cardoso, de 34 anos, informou que sua no Instagram foi invadida por hackers. Em uma série de stories explicando o que ocorreu, ele lamentou o fato de estar sendo acusado de ter criado o fato para ganhar engajamento nas redes sociais.

Leonardo atua na esfera digital há três anos, e oferece serviços de proteção, segurança digital e blindagem de imagem para influenciadores.

“Nós fazemos o que podemos, tomamos todas as providências, mas não garantimos. A gente blinda. Tanto que eu nunca tinha passado por isso, foi a primeira vez que aconteceu comigo”, afirmou o advogado.

Ele disse que por volta das 6h30 da manhã foi despertado por várias ligações em seu celular. Para sua surpresa, descobriu que sua conta no Instagram estava sob controle de hackers, que haviam anunciado falsamente sua morte. “Anunciaram lá eu me despedindo, que eu tinha morrido. Eu não entendi. Peguei o celular, atendi, era um amigo falando comigo. Depois eu recebi outra ligação da minha irmã falando que minha mãe estava passando mal”, relatou.

A invasão causou grande comoção entre seus contatos, incluindo familiares, que foram informados sobre o suposto falecimento de Leonardo.

“Divulgaram no meu insta que a informação partia de alguém da da minha assessoria, que eu tinha falecido e que dariam mais detalhes”, descreveu.

Ao Acorda Cidade, o advogado relatou que conseguiu recuperar o controle de sua conta por meio de contatos estabelecidos junto à equipe da plataforma Meta em São Paulo, reagindo prontamente à situação.

À esquerda story divulgado pelo hacker. À direita story divulgado após recuperação da conta. Foto: Montagem/Acorda Cidade

Além de acionar a equipe de suporte da plataforma, Leonardo registrou um boletim de ocorrência por crime cibernético, buscando medidas legais para identificar e responsabilizar os responsáveis pela invasão.

“Vamos solicitar quebra de sigilo telemático desde o momento dessa invasão para saber de onde foi que partiu esse login, quem foi que fez esse contato”, afirmou.

Leonardo Britto também destacou ao Acorda Cidade a importância das medidas extrajudiciais para resolver o incidente, destacando a colaboração positiva do suporte técnico da plataforma. Agora, Leonardo aguarda as informações provenientes da quebra de sigilo telemático para dar continuidade aos procedimentos jurídicos necessários.

O susto e a insegurança gerados pela invasão da conta e anúncio falso de sua morte deixaram Leonardo Brito em estado de alerta. “O fato de invadirem sua conta já assusta. E invadirem sua conta e anunciar um suposto falecimento, assusta mais ainda”, comentou o advogado, reforçando a necessidade de conscientização sobre a importância da segurança digital nos dias atuais.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade