Feira de Santana

Horto Florestal da Uefs enfrenta dificuldades para conseguir recursos e reforma da estrutura

O Horto Florestal da Uefs é um local de pesquisa e ensino.

04/06/2023 às 07h34, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laboratório do Horto Florestal_ Foto Ed Santos Acorda Cidade (1)
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Utilizado como Unidade Experimental há duas décadas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o Horto Florestal, situado na Avenida Presidente Dutra, tem sido alvo de diversas reclamações sobre o estado de abandono da área onde está instalado.

Horto Florestal na Uefs_ Foto Ed Santos Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Ouvintes e internautas questionam ainda quais serviços são realizados no local para a pesquisa de estudantes da instituição de ensino superior.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a professora dos cursos de Agronomia e Biologia Marilza Neves do Nascimento Ribeiro, coordenadora do Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais do Horto Florestal da Uefs e do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos e Vegetais, informou que a unidade funciona em uma área por meio de uma cessão de doação pelo estado, porém uma parte do terreno foi cedida ao Tribunal de Justiça.

Professora da Uefs Marilza Neves_ Foto Ed Santos Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Ela ressaltou que no local funcionam laboratórios dos programas de pós-graduação da Uefs, com atividades para diversos cursos e estágios.

“Essa licença, pelo que eu tenho conhecimento, foi uma cessão de doação pelo estado para a Uefs e lá começou a montagem de vários laboratórios, o programa de pós-graduação, que a maior parte dos alunos atua e iniciou em 2007, e hoje tem mestrado e doutorado. Em torno de 80% destes alunos executam atividades lá, além de alunos de Botânica e Farmácia, que executam suas atividades de suas dissertações e teses”, informou a professora.

Horto Florestal na Uefs_ Foto Ed Santos Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Ela pontuou que o Horto Florestal é um local de pesquisa e ensino, que ao longo dos últimos anos teve parte de suas atividades prejudicadas com a construção de prédio do Tribunal de Justiça.

“Hoje temos lá 14 docentes alocados dos cursos de Farmácia, Química, Biologia e principalmente de Agronomia. Até o ano de 2019, tínhamos disciplinas do curso de Agronomia no Horto. No entanto, com a perda da área, com a construção dos prédios do Tribunal de Justiça, nós não tivemos mais condições de manter essas aulas de graduação lá, e os alunos fora alocados para a Uefs. Lá nós temos vários tipos de pesquisas, cinco laboratórios, sendo um deles um laboratório multiuso, com equipamento que vale quase R$ 1 milhão, que foi instalado ano passado, então nós estamos regulamentando para ele se tornar multiusuário, que detecta substâncias de plantas com eficiência farmacológica, e qualquer outro tipo de substância, além de pesquisas com plantas medicinais, frutíferas, forrageiras, um volume muito grande.”

Horto Florestal na Uefs_ Foto Ed Santos Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Grande parte do Horto é utilizada para experimentos, e na opinião da professora, o abandono se dá em função da estrutura precária dos prédios e dos muros.

“Estamos sempre requisitando junto à reitoria a melhoria. No entanto, não temos a cessão do uso definitivo, e a Uefs tem um percalço para que consiga fazer uma reestruturação no prédio, muro e portão. Foi colocada outra placa, fizeram a reestruturação do estacionamento lá dentro, que não tínhamos, então é mais a questão burocrática, e por isso a Uefs não consegue dar o suporte e conseguir recursos para um local que não é totalmente da universidade. O acordo que tivemos é que cederíamos para o Tribunal de Justiça parte da área, e eles nos dariam a cessão definitiva para a Uefs, para que aí sim ela possa fazer todo o processo de reestruturação.”

Horto Florestal na Uefs_ Foto Ed Santos Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Ainda conforme a coordenadora do laboratório do Horto, algumas ações e projetos deverão ser implementados no local, para mostrar à comunidade as atividades que são realizadas, bem como a importância do Horto Florestal da Uefs.

Horto Florestal na Uefs_ Foto Ed Santos Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Anos atrás, sei que havia projetos de extensão que recebiam escolas e hoje pensamos na possibilidade de fazer dia de portas abertas no Horto para mostrar o que é feito. Nós aprovamos junto com a Uesc um projeto para a agricultura familiar, então estamos avançando para conseguirmos dar esse suporte aos agricultores, estamos com esta proposta para este ano. E para os próximos anos, queremos mostrar o que é feito dentro da unidade do Horto Florestal”, informou a professora.

Horto Florestal na Uefs_ Foto Ed Santos Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
Horto Florestal na Uefs_ Foto Ed Santos Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O partido há 20 anos no poder odeia a educação em todos os seus níveis, pelo que parece. A grande escola que v8ralizou em breve será somente mais uma sucata, aliás sucatearam tudo: escolas, universidades, Planserv, salários dos servidores.

  2. O motivo se chama cobiça… de outros órgãos do Estado. No fundo, no fundo, o governo quer que o Horto saia daí, mas não tem coragem de expulsar de vez, pra não ficar com imagem ruim. Aí toma uma parte, cercando o que restou, dificulta atividades e/ou sua expansão, pra ver se o pessoal desiste e pede pra sair… Ridículo isso, com tanto terreno do Estado ali do outro lado, entre a Dutra e os fundos do HGCA e do HEC, onde inclusive a Procuradoria Geral do Estado já se instalou… Se eu fosse a Reitora negociava uma saída honrosa e vantajosa, com a construção de um novo complexo, mais bem estruturado, ou no Campus, que tem muita área disponível ainda (e ainda facilitava logística e integração com atividades da graduação) ou até no Centro de Agroecologia de Rio Seco, em Amélia Rodrigues (talvez com melhor integração com as atividades do Curso de Agronomia).

  3. Engraçado, linda matéria….bem completa e interessante…percebo que o Brasil só não é melhor por culpa de nós mesmos …vocês verem que algo está se acabando e ainda assim insistir em um modelo de administração que em nada tem de humano e nem se quer se preocupa com a educação… Um laboratório como este era para termos doutores e pensadores que poderiam mudar o nosso Brasil ou revolucionar o sistema de cultivo de alimentos de muita gente humilde e sem acesso a alimentação digna … Mas ficam perdendo tempo com.doitrinas vans …espero que consigam um solução digna

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade